Ciências da Educação | Capítulos/artigos em livros nacionais / Boock chapters/papers in national books
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Browsing Ciências da Educação | Capítulos/artigos em livros nacionais / Boock chapters/papers in national books by Author "Aires, Luísa"
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- Education, digital inclusion and sustainable online communitiesPublication . Aires, Luísa; Dias, Paulo; Azevedo, José; Rebollo, M. Ángeles; García-Perez, RafaelOver the last decade, significant contributions have been made to a better understanding of sustainability and education. However, very little has been researched on sustainable education in the digital society. In new digital environments, collaborative practices, hybrid contexts, distributed knowledge or shared responsibility give rise to new approaches to the relationship between education, participation and digital inclusion - central constructs of sustainable education. In this chapter, we propose a theoretical framework to analyze the relations between online communities, participation and digital inclusion. Sustainable education is interpreted as a shared and interactive process and is associated to community development across collaborative practices. In this framework, sustainable online communities embody the change of educational cultures. The chapter is divided into four main parts. First, it provides a theoretical analysis of a collaborative and networking culture that underlies sustainable online communities. Second, it examines digital participation and literacy with regard to access and use, and as a means of participation equity and empowerment in social and educational practices. Third, the relationship between digital inclusion and gender in social networks is explored, taking into account some results from a research project on this topic. The chapter concludes by connecting digital inclusion and empowering practices with a view to developing sustainable online education.
- eLearning no ensino superior português : perspetivas de líderes académicos e pedagógicosPublication . Dias, Paulo; Caeiro, Domingos; Aires, Luísa; Moreira, Darlinda; Goulão, Fátima; Henriques, Susana; Moreira, J. António; Nunes, Catarina S.O Capítulo 1, da autoria de Paulo Dias, Domingos Caeiro, Luísa Aires, Darlinda Moreira, Fátima Goulão, Susana Henriques, J. António Moreira e Catarina Nunes apresenta o resultado de um estudo desenvolvido no âmbito do Observatório da Qualidade para a Educação a Distância e eLearning, cujo objetivo prioritário consistiu em conhecer os significados e sentidos atribuídos ao eLearning por atores responsáveis por processos de decisão e coordenação pedagógica nas IES presenciais.
- Memórias autobiográficas de professores : as emoções como chave e interpretação da mediação pedagógicaPublication . Amorim, José Pedro; Aires, LuísaNeste capítulo, procura-se compreender e interpretar memórias autobiográficas dos professores, a propósito dos episódios mais marcantes vividos como docentes e como alunos. Para cumprir esse desiderato, as emoções emergem como chave analítica fundamental das vivências evocadas. Começa-se, por isso, por uma breve revisão teórica do tema, com particular incidência nos trabalhos de António Damásio (1994/2011, 2000, 2003, 2010) e, no campo da educação formal, nos estudos sobre a memória autobiográfica (Cala & De la Mata, 2010; Santamaria, De la Mata & Ruiz, 2012) e nas geografias emocionais dos professores (Hargreaves, 1998, 2000, 2001). Da análise de discurso realizada, resultam diferenças “marcantes” relativamente às narrativas enquanto professores e enquanto ex-alunos, nomeadamente no que tem que ver com a prevalência de emoções e sentimentos positivos ou negativos. Os implícitos, o não dito, adquirem, ainda, particular relevância no mapeamento das emoções e sentimentos positivos dos informantes enquanto docentes. Conquanto a maior preocupação epistémica deste trabalho passe por ganhar consciência das vozes dos professores, a partir do que eles realmente dizem, neste estudo, lançam-se pistas para a ação pedagógica e, designadamente, para a formação profissional dos docentes.
- Mulheres empreendedoras em contextos rurais e a aprendizagem informal nas redes sociaisPublication . Lima, Catarina; Aires, Luísa; Azevedo, José; Rebollo, M. Ángeles; García-Perez, RafaelO papel das mulheres, em Portugal, especialmente a partir de 1974, apresenta uma dimensão mais alargada e ativa no domínio laboral, resultado da emancipação feminina e do aumento das competências académicas e profissionais. O nosso estudo surge, precisamente, com o objetivo de compreender as dinâmicas que o uso das redes sociais pode exercer no âmbito do empreendedorismo feminino, em contextos rurais. Através de uma metodologia mista, procurou-se explorar as práticas da utilização das redes sociais de mulheres residentes no concelho de Ponte de Lima, distrito de Viana do Castelo. Os resultados do estudo sugerem a importância do nível de escolarização no uso das tecnologias digitais, embora a aprendizagem, a nível digital, seja adquirida em contextos informais. Evidencia-se o valor relacional das redes sociais no quotidiano deste grupo de mulheres e, ainda, a importância da aprendizagem em rede para o desenvolvimento de negócios online, criados por mulheres empreendedoras.