Informática e Sistemas de Informação | Capítulos/artigos em livros nacionais / Book chapters/papers in national books
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Browsing Informática e Sistemas de Informação | Capítulos/artigos em livros nacionais / Book chapters/papers in national books by Author "Morgado, Leonel"
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- Avaliação com videojogos para interpretar conhecimento no contexto de vivências e decisõesPublication . Morgado, LeonelApesar do valor em si que um aluno pode vivenciar com algo dinâmico e interativo como um videojogo, esta aplicação é um desaproveitamento das potencialidades do meio. De facto, numa visita de estudo não é possível parar o tempo ou congelar o espaço, pela necessidade de desfrutar da experiência ao vivo, enquanto ela está a decorrer; mas um videojogo pode ser repetido, pode ser registado na sua plenitude, pode ser planeado como experiência social, grupal ou individual. Neste texto reflete-se sobre este potencial e como a sua concretização pode permitir maior disseminação do próprio uso educativo dos videojogos e de novas formas de avaliação das aprendizagens por recurso a eles.
- ChatGPT e outras inteligências artificiais no Ensino SuperiorPublication . Morgado, Leonel; Marques, Carla; Gonçalves, Matilde; Jorge, Noémia
- Ingress : potencialidades pedagógicas de um jogo georreferenciado de realidade alternativa em redePublication . Morgado, LeonelEste capítulo proporciona uma narrativa e reflexão sobre as dinâmicas de aprendizagem e contacto com o espaço físico no âmbito de um ano de participação do autor no jogo Ingress, da Google. Como jogo georreferenciado de realidade alternativa, recorre ao espaço físico que nos rodeia, mas reinterpretado com camadas de informação digital. Como jogo mundial de milhares de utilizadores simultâneos, reunidos em apenas duas equipas mundiais, requer coordenação de esforços, estratégias e colaboração. Como jogo que combina ficção científica com mistério, baseado numa narrativa incompleta que vai sendo revelada, combina dados implícitos, explícitos e ocultos, requerendo cruzamento de informações e perspetivas entre jogadores. Como jogo que é desenvolvido tecnicamente ao longo deste período, com alterações constantes de regras e funcionalidades, requer adaptação rápida às consequências e dinâmicas sociais. Pretende-se com esta narrativa e reflexão descortinar o potencial deste tipo de jogos para dinâmicas e atividades de aprendizagem formal ou informal.
- PrefácioPublication . Morgado, LeonelUm livro em português para apoiar quem quer aprender a desenvolver aplicações Web avançadas era premente. O vulcão da capa é reflexo da natureza telúrica da experiência de quem se inicia nesta área e se sente, após uma introdução, sobre solo frágil, quente, instável. De facto, o programador que se inicia no desenvolvimento Web, após dominar a programação convencional, tem de abraçar todo um conjunto de conceitos adicionais: código dividido entre a máquina do utilizador (onde é executado o navegador) e a máquina servidora; linguagens e tecnologias diferentes num caso e noutro; controlo técnico de uma (o servidor) mas não da outra (o computador, telemóvel ou outro dispositivo onde é executado o navegador); meio comunicacional instável e vulnerável entre estas duas partes da aplicação… …tantos pormenores, tantas transformações do terreno – por isso telúricas – face à programação clássica, face ao foco clássico das ciências da computação e da algoritmia, tão confortável nos seus contextos habitualmente bem delimitados e controlados, que no fim de qualquer livro de iniciação fica um vazio, uma frustração: o domínio das transformações não permite encarar o produto final com o orgulho de ser parecido aos sítios Web modernos, às aplicações Web que utilizadores e programadores se habituaram a esperar e ambicionar. Este livro dedicado ao desenvolvimento avançado para a Web vem dar robustez e meios a quem se lança por este ambiente vulcânico ativo. Vem combater esse vazio e essa frustração. Parte do contexto atual de desenvolvimento Web apoiado em ferramentas diversas, como frameworks, gestores de pacotes, automatizadores de tarefa e outras. A partir desse contexto prossegue pelos territórios diferenciados do front-end e do back-end, mas esse trajeto é feito com todo o equipamento moderno: as ferramentas diversificadas, as práticas de desenvolvimento e testes, mas também a noção das necessidades balístico-explosivas, das técnicas preventivas e de pancrácio digital tão necessárias ao faroeste da Web atual. A metodologias pedagógica é talvez o instrumento mais relevante nesse trajeto. Mais do que expor e exemplificar as técnicas e conceitos, os autores conduzem-nos pela implementação de um projeto, que traz o elusivo e abstrato mundo das ideias para o palpável e concreto resultado que os leitores certamente ambicionam ter nas suas mãos e delas outros originar futuramente. Serão certamente essas futuras produções, originadas pelas mãos de todos quantos aprendam com este livro, o seu mais eloquente testemunho.