Mestrado em Estudos Portugueses e Interdisciplinares | Master's Degree in Multidisciplinary Portuguese Studies - TMEPI
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Browsing Mestrado em Estudos Portugueses e Interdisciplinares | Master's Degree in Multidisciplinary Portuguese Studies - TMEPI by advisor "Dias, Isabel de Barros"
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- D. João I : um retrato épico : o mito do rei (re)fundador na epopeia setecentista Joanneida ou a liberdade de Portugal defendida pelo Senhor Rey D. João IPublication . Ventura, Luís Miguel Martins; Dias, Isabel de Barros
- Machim, um herói fundador : algumas notas sobre o tratamento da lenda de Machim ao longo dos temposPublication . Livramento, Marco Nuno de Sousa; Dias, Isabel de BarrosA viagem de Machim e o consequente descobrimento da Madeira é um episódio que não pode ser excluído da história desta Ilha, nem da história dos Descobrimentos Portugueses. À parte de tudo aquilo que se tem escrito sobre este jovem inglês e a sua amada, Ana de Arfet, cada vez que nos debruçamos sobre este assunto apercebemo-nos de que muito ainda pode ser feito e muito ainda nos esconde a obscuridade dos documentos que desconhecemos. Chamando até nós os textos que veiculam a lenda de Machim, mostrando as particularidades de cada um, esclarecemos algumas questões relacionadas com este assunto, nomeadamente as diferentes abordagens que desta lenda têm sido feitas, donde resultam diferentes versões. Em cada um dos escritos encontramos elementos, aqui interpretados como topoi literários, que são apresentados quase sempre pela mesma ordem e que conferem uma consistência suficiente para podermos dizer que a lenda de Machim se baseia num episódio com conteúdo e com expressão independentes. De entre eles temos, por exemplo, a fuga de barco, a navegação à deriva, a tempestade, a beleza natural da Ilha da Madeira, a morte de Ana de Arfet e de Machim, entre outros. Reportando os géneros distintos, as diferentes versões, regra geral, tendem a dar um maior relevo à situação de desterro do jovem casal na Ilha da Madeira, e consequente morte por amor, do que propriamente ao elemento descoberta, com a posse da terra a ser legada para segundo plano. Ainda assim, é indiscutível a ligação desta lenda à formação da identidade insular madeirense, com o consequente enriquecimento do seu imaginário, ganhando Machim traços de um herói fundador e o seu episódio os contornos de uma narrativa fundacional.
- O segredo: em torno do segredo: uma "viagem" dos contos de expressão e transmissão oral aos contos de Miguel TorgaPublication . Fonseca, Dulce Maria Paulino da; Dias, Isabel de BarrosO presente estudo pretendeu conhecer o modo como o conceito de segredo é abordado em diferentes textos da literatura portuguesa. O corpus do trabalho é constituído por contos de expressão e transmissão oral e contos de um autor do século XX, Miguel Torga. Após reflectirmos sobre o conceito de segredo e apontarmos os aspectos relevantes da sua esfera semântica, investigámos a forma como o mesmo é tratado nos dois tipos de narrativas. Pudemos verificar que nos contos de expressão e transmissão oral, concretamente nos contos maravilhosos, o segredo está predominantemente associado ao interdito e à transgressão, elementos essenciais à estruturação destas narrativas e conducentes à aprendizagem e maturação do(s) herói(s). Já nos contos de Torga a sua abordagem está ligada ao drama existencial do ser humano e, nesse sentido, radica-se no indivíduo e nas questões relacionais com que este se depara, tanto na esfera pessoal como interpessoal. Após este trabalho preliminar, procedemos a uma análise comparativa global entre os dois tipos de narrativas em estudo, com vista a identificar ecos e ressonâncias , ou a reconhecer dissemelhanças, estabelecendo pontes e/ ou confrontos. O objectivo desta parte à qual chamámos síntese contrastiva foi, portanto, extrair ilações que nos permitissem concluir sobre fenómenos de identidade e/ ou variação temática do segredo entre os dois tipos de textos narrativos; uns enraízados na oralidade, produto de um fenómeno colectivo e intertextual, os outros resultantes de um trabalho individual consagrado e perfeitamente delimitado no tempo e no espaço. Verificámos que, apesar das diferenças incontestáveis, também podemos encontrar semelhanças, pois as narrativas de Torga conseguem actualizar noções e valores presentes nos contos de expressão e transmissão oral.