Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa - Investigação e Ensino | Master's Degree in Studies on Portuguese Language - TMELP
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa - Investigação e Ensino | Master's Degree in Studies on Portuguese Language - TMELP by advisor "Dias, Isabel de Barros"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Contos e lendas tradicionais ovimbundu em português : um contributo didáctico para a melhor compreensão da literatura pelos alunos da 10ª classe do Instituto Médio Politécnico da Humpata-Província da Huila, em AngolaPublication . Piriquito, Lázaro Sapalo; Dias, Isabel de BarrosO nosso trabalho intitula-se ″Contos e lendas tradicionais Ovimbundo em português: um contributo didáctico para a melhor compreensão da literatura, pelos alunos da 10ª classe do Instituto Médio Politécnico da Humpata, Província da Huila, em Angola″, tema que norteou a nossa investigação. Após apresentação de alguns aspectos introdutórios, abordamos a fundamentação teórica e a contextualização dos contos. Pelo que, no segundo capítulo, estudamos os conceitos básicos do tema, a importância dos contos e lendas tradicionais, os tipos de contos e lendas tradicionais, a origem histórica dos Ovimbundu, a cultura do povo Ovimbundu, a localização geográfica do Município da Humpata, a caracterização dos contos e lendas tradicionais Ovimbundu e a comparação entre os objectivos dos contos de autor e os contos tradicionais. Em relação ao terceiro capítulo, analisamos os dados de um inquérito aplicado duas vezes, em momentos diferentes do processo de ensino-aprendizagem. No quarto capítulo, apresentamos as conclusões e recomendações. Nestes termos, concluímos que os contos e lendas tradicionais são de extrema importância, pelo facto de os mesmos ajudarem grandemente os alunos, no âmbito da melhor compreensão da literatura, pelos alunos da 10ª classe, do Instituto Médio Politécnico da Humpata. Quanto às recomendações, as que mais se destacaram traduzem-se na necessidade de introduzir inovações, enquanto docentes, no sentido de aprender e partilhar questões culturais e literárias, à medida que vamos progredindo na academia. A Dissertação inclui ainda alguns anexos relacionados com o trabalho de pesquisa realizado.
- Imaginário histórico e construção identitária em Crónica de D. João I, A Abóbada e Memorial do Convento : uma perspetiva comparatistaPublication . Alegria, Isabel Maria Reis; Dias, Isabel de BarrosCom este trabalho procede-se a uma leitura comparativa de três obras literárias referenciadas no Programa de Português do ensino secundário - Crónica de D. João I de Fernão Lopes, A Abóbada de Alexandre Herculano e Memorial do Convento de José Saramago – tendo como fio condutor e tema central a ser escrutinado a construção da identidade em articulação com a construção de algumas edificações significativas. No primeiro capítulo, são apresentados alguns conceitos-chave para uma melhor clarificação do tema, tais como “nação” e “nacionalismo”, procedendo-se, posteriormente, a uma caracterização de um possível modelo ocidental de nação. Sobre este modelo, seguiu-se uma trajetória conducente a evidenciar o mito cristão como um dos vetores sobre os quais assenta a formação da civilização europeia. Por fim, procede-se à definição dos aspetos fundamentais da identidade nacional, dirigindo-se, a seguir, a nossa atenção para o caso português e para as etapas decisivas da construção da identidade nacional. Na segunda parte, avançamos para uma reflexão sobre imaginário e a sua presença no discurso histórico, onde apresentamos algumas definições sobre o conceito e abordamos alguns pressupostos sobre os limites entre literatura e discurso histórico. Foi ainda contemplado o lugar do imaginário histórico na narrativa. A terceira parte é dedicada à leitura comparativa das três obras. Deste modo, procedeu-se à identificação dos principais alicerces do comparativismo, enfatizando-se os estudos temáticos enquanto suporte teórico sobre o qual o cruzamento entre os textos foi desenvolvido. Os temas que se afiguraram prementes para esta leitura e estudo comparativos foram a construção da identidade, a alteridade: Nós/ O Outro e o mito cristão. Antes da análise dos textos, é feita uma abordagem teórica sobre os temas e as obras. A quarta e última parte do trabalho é consagrada à exposição de algumas propostas de atividades pedagógicas suscetíveis de serem aplicadas nas aulas de Português, para os três anos de escolaridade do ensino secundário, e também em articulação com a disciplina de História.
- A literatura oral tradicional no Concelho de Melgaço: uma riqueza do património cultural e linguísticoPublication . Ramos, Ana Maria Esteves da Rocha; Dias, Isabel de BarrosO objetivo deste trabalho de investigação foi o de conseguir recuperar alguns exemplos da literatura oral tradicional no concelho de Melgaço e mostrar como a sua preservação é muito importante e urgente. Embora feita por homens e mulheres sem instrução, está impregnada de conotações, de sentidos figurados, de intenções e moralidades que foram sendo transmitidos de geração em geração e que, apesar da grande proximidade com a fronteira galega, mantiveram a sua identidade e contribuíram para a formação cultural de um povo. A primeira fase do trabalho foi a recolha no terreno feita em várias etapas e contou com a ajuda de alguns populares locais e entidades públicas que se disponibilizaram para colaborar. Depois, dirigi a atenção para a bibliografia sobre o tema e para alguns textos mais antigos e outros mais recentes recolhidos por investigadores ou simplesmente amantes do tema, de modo a conseguir um termo comparativo que, sem dúvida, enriqueceria a pesquisa e ajudaria a comprovar que género de textos ainda se mantém e quais são os que tendem a desaparecer mais rapidamente e por que motivo. Este estudo permitiu-me aprofundar conhecimentos sobre o património oral, conhecer os diferentes temas que dominavam as composições orais e confirmar que o objetivo primário da literatura oral era a transmissão do saber e dos valores aos mais novos. Por fim, com o propósito de melhor retirar a mensagem do conteúdo de cada texto, procedi a uma divisão dos mesmos em três áreas temáticas nas quais tentei inseri-los: composições lúdicas, medicinais e religiosas / moralistas. Sempre que possível, fiz uma análise comparativa entre os exemplos que recolhi no terreno e os que recolhi da bibliografia consultada, inserindo cada um no contexto correspondente.