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- Imaginário histórico e construção identitária em Crónica de D. João I, A Abóbada e Memorial do Convento : uma perspetiva comparatistaPublication . Alegria, Isabel Maria Reis; Dias, Isabel de BarrosCom este trabalho procede-se a uma leitura comparativa de três obras literárias referenciadas no Programa de Português do ensino secundário - Crónica de D. João I de Fernão Lopes, A Abóbada de Alexandre Herculano e Memorial do Convento de José Saramago – tendo como fio condutor e tema central a ser escrutinado a construção da identidade em articulação com a construção de algumas edificações significativas. No primeiro capítulo, são apresentados alguns conceitos-chave para uma melhor clarificação do tema, tais como “nação” e “nacionalismo”, procedendo-se, posteriormente, a uma caracterização de um possível modelo ocidental de nação. Sobre este modelo, seguiu-se uma trajetória conducente a evidenciar o mito cristão como um dos vetores sobre os quais assenta a formação da civilização europeia. Por fim, procede-se à definição dos aspetos fundamentais da identidade nacional, dirigindo-se, a seguir, a nossa atenção para o caso português e para as etapas decisivas da construção da identidade nacional. Na segunda parte, avançamos para uma reflexão sobre imaginário e a sua presença no discurso histórico, onde apresentamos algumas definições sobre o conceito e abordamos alguns pressupostos sobre os limites entre literatura e discurso histórico. Foi ainda contemplado o lugar do imaginário histórico na narrativa. A terceira parte é dedicada à leitura comparativa das três obras. Deste modo, procedeu-se à identificação dos principais alicerces do comparativismo, enfatizando-se os estudos temáticos enquanto suporte teórico sobre o qual o cruzamento entre os textos foi desenvolvido. Os temas que se afiguraram prementes para esta leitura e estudo comparativos foram a construção da identidade, a alteridade: Nós/ O Outro e o mito cristão. Antes da análise dos textos, é feita uma abordagem teórica sobre os temas e as obras. A quarta e última parte do trabalho é consagrada à exposição de algumas propostas de atividades pedagógicas suscetíveis de serem aplicadas nas aulas de Português, para os três anos de escolaridade do ensino secundário, e também em articulação com a disciplina de História.
- Integração da componente não material na avaliação da sustentabilidade regional - local : o caso de Alagoas e Maceió - BrasilPublication . Viégas, Osvaldo; Caeiro, Sandra; Ramos, Tomás BarrosA inclusão da avaliação de componentes não materiais da sustentabilidade de uma determinada região é considerada, por diversos autores, uma lacuna, com a consequente necessidade de investigação. Este trabalho teve como objetivo desenvolver um sistema de avaliação da sustentabilidade incorporando componentes não materiais, através de um estudo de caso, às escalas regional - local: o estado de Alagoas e o município de Maceió – Brasil. Foi utilizada uma estratégia metodológica baseada num estudo de caso, fazendo uso de métodos mistos (qualitativo e quantitativo) e recorrendo a inquéritos por entrevistas, a atores-chave e a grupos focais, representativos de segmentos sociais. A componente não material foi conceptualmente definida como o conjunto de elementos intangíveis, que fazem parte da visão de mundo das pessoas e que deve ser avaliada através da opinião por elas expressa. Uma revisão bibliográfica sobre indicadores de sustentabilidade precede esta definição e levou a uma proposta de reconfiguração das dimensões da sustentabilidade, com o estabelecimento de duas macrodimensões: ambiental e cultural. É concebido que parte da macrodimensão ambiental (capital natural) não é apropriada pela macrodimensão cultural (capital humano, incluindo as dimensões social e económica), a qual também tem espaço próprio, exclusivo de elementos intangíveis. Ainda através da revisão, foi gerada uma lista preliminar de temas não materiais, os quais foram submetidos a atores-chave do processo de desenvolvimento em Alagoas e Maceió. Em entrevistas, os temas não materiais foram discutidos, assim como aspectos conceituais e de envolvimento com o DS. Temas e indicadores tradicionais, assim como as dimensões da sustentabilidade, também foram discutidos e, a partir da análise das contribuições, foi elaborada uma primeira proposta do sistema de avaliação, incluindo um questionário, através do qual serão avaliados conhecimentos, atitudes e opiniões sobre cada tema. Esse material foi apresentado e discutido em reuniões de grupos focais permitindo ajustar a proposta de reconfiguração das dimensões da sustentabilidade, refinar o desenho do sistema de avaliação e reestruturar o questionário à população. Indicadores tradicionais, fazendo uso de dados oficiais disponíveis, irão complementar o sistema de avaliação. O estudo apresenta, ainda, diretrizes para a aplicação do sistema, incluindo um roteiro geral, as informações e fontes dos indicadores e orientações para a comunicação e monitorização dos resultados, sugerindo a adoção de um painel de avaliação, com a supervisão de um Fórum Estadual de Desenvolvimento Sustentável. Este sistema de avaliação poderá, com adequações originadas em processo participativo específico, ser adotado em outras regiões e localidades e em organizações, como empresas e universidades. Este trabalho pretendeu contribuir para a melhoria dos sistemas de avaliação da sustentabilidade de uma dada região onde a componente não material e seus elementos intangíveis poderão ter um importante papel, disponibilizando informações sobre o envolvimento e a mobilização das pessoas.