MESTRADO | MSc DISSERTATIONS
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Browsing MESTRADO | MSc DISSERTATIONS by advisor "Aires, Luísa"
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- Atitudes e perceções dos adolescentes face à alimentação : estudo exploratório nos agrupamentos de escolas do município de EstarrejaPublication . Pinto, Cristina Maria Tavares Martins Quesado; Moura, Ana Pinto de; Aires, LuísaTendo em conta a estreita relação entre alimentação e saúde e o facto de crianças e jovens apresentarem uma maior probabilidade de praticarem uma alimentação saudável, ao longo das suas vidas, caso a mesma se inicie precocemente, torna-se pertinente compreender as suas atitudes e perceções enquanto consumidores, procurando-se, desta feita, contribuir para uma maior eficácia das intervenções desenvolvidas ao nível da educação alimentar para esta faixa etária. Desenvolveu-se um estudo exploratório nos agrupamentos de escolas do município de Estarreja, recorrendo-se à metodologia qualitativa, em particular a grupos de discussão, complementada pelo uso de registos do tipo “3-day food record”. Os grupos de discussão desenvolvidos reuniram a participação de 55 adolescentes que frequentavam o 8º ano de escolaridade. Não obstante, os adolescentes evidenciarem uma perceção adequada sobre o conceito de uma alimentação saudável, reconhecendo diversos benefícios associados a esta prática, revelaram que as características sensoriais dos alimentos são o principal determinante do seu consumo alimentar, não manifestando preocupação com a prática de uma alimentação saudável, no seu dia-a-dia. No contexto escolar, os adolescentes consideraram o buffet como uma alternativa à cantina escolar, uma vez que aquele espaço permite um maior acesso a alimentos favoritos e palatáveis. No âmbito familiar, os adolescentes revelaram que pais e cuidadores são assertivos na prática de uma alimentação que consideram adequada e saudável, através da monitorização do consumo alimentar e disponibilização e/ou restrição de alimentos aos seus filhos. Os adolescentes revelaram ainda que participam em atividades quotidianas em torno dos alimentos, como as compras de bens alimentares e a preparação de refeições familiares simples e do seu agrado (sobremesas).
- B-Learning : o Ensino Secundário Recorrente entre dois modelos : um estudo com estudantes do curso multimédia de uma escola de LisboaPublication . Elias, Berta Deolinda Ribeiro Ferreira; Aires, LuísaAs mudanças que ocorreram no mundo e na sociedade, nos últimos anos, assim como a integração das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em todos os aspectos da vida actual têm implicações ao nível do ensino e da actuação de todos os intervenientes no processo ensino aprendizagem. O estudo B-Learning: o Ensino Secundário Recorrente Entre Dois Modelos, analisa o modelo de ensino/aprendizagem semi-presencial e misto, estudando o modo como são utilizadas plataformas de aprendizagem Learning Managing System (LMS) por estudantes adultos do ensino secundário recorrente com o intuito de compreender como é perspectivado por estes intervenientes o modelo de ensino/aprendizagem semi-presencial e misto - b-learning (blended learning). A investigação foi realizada junto de uma comunidade educativa do ensino secundário recorrente que frequentou no ano lectivo 2006/2007, numa escola da zona oriental de Lisboa, os décimo, décimo primeiro e décimo segundo anos do Curso de Multimédia no modelo de ensino presencial, com a possibilidade de utilizar uma plataforma de aprendizagem – Dokeos e/ou Moodle – no âmbito dos trabalhos de algumas disciplinas, o que possibilitou realizar algumas actividades didácticas a distância na modalidade b-learning, implicando por parte dos professores intervenientes uma mudança na sua forma de actuação, mais como um supervisor promotor de diferentes estratégias de aprendizagem junto desta comunidade, permitindo deste modo o acompanhamento das actividades por parte dos estudantes com problemas de assiduidade e contribuindo para o seu sucesso educativo. A revisão da literatura permitiu verificar que já foram realizadas algumas actividades neste âmbito, a nível nacional, assim como possibilitou realizar uma reflexão sobre a utilização das plataformas de ensino aprendizagem junto de alunos do ensino secundário recorrente. Para o efeito, recorreu-se a instrumentos de natureza quantitativa – questionário – e de natureza qualitativa – entrevista. Os resultados revelaram a importância destes recursos informáticos para a motivação e sucesso escolar dos estudantes adultos e, principalmente, como factor determinante para não abandonarem os estudos.
- Comunicação e gestão da informação em contexto escolar : o uso da Plataforma Moodle e da página web num agrupamento de escolas do concelho de Castelo BrancoPublication . Barata, Alzira da Cruz; Aires, LuísaNo mundo em que vivemos, em permanente mutação, a utilização das novas tecnologias funciona como um motor gerador da mudança. Inevitavelmente, também no sector da Educação, já se faz sentir o seu impacto, seja através de uma nova forma de ensinar e aprender, seja através de uma nova forma de estar ligado em rede para comunicar e gerir toda a informação que nos é disponibilizada constantemente. Ciente dos desafios que a sociedade em rede lança aos Professores e Gestores Escolares, propusemo-nos realizar este trabalho tendo em consideração esta nova realidade em que nos encontramos inseridos. A investigação que apresentamos tem como objectivo principal conhecer as opiniões dos docentes e gestores de um Agrupamento de Escolas, no concelho de Castelo Branco, sobre a comunicação e a gestão da informação, através do uso da plataforma Moodle e da página Web. A metodologia utilizada foi a de um estudo de caso, tendo-se recorrido, para o efeito, à aplicação de um questionário aos docentes e gestores deste Agrupamento e, ainda, à análise dos registos de utilização por parte dos docentes, quer da plataforma Moodle, quer da página Web do Agrupamento de Escolas. A partir da análise e interpretação dos dados podemos observar que os docentes e gestores deste Agrupamento consideram muito importante a dinamização da comunicação e gestão da informação, através da plataforma Moodle e da página Web. The world is permanently changing and the use of new technologies gives also birth to changes. In Education, we can observe its impact through a new form of teaching and learning or even through a new form of being linked to communication and production of the whole information that is constantly provided. In this work we tried to contemplate this new communicating reality we live in. The research presented has developed a study based on comprehensive school´s teachers and board of directors from a school in Castelo Branco, Portugal, and on their knowledge about communication and information management through the use of school´s «Moodle» and website. The methodology used was a case study and the gathering of data was fulfilled through the application of a list of questions to both the teachers and board of directors´ use of the school ´s «Moodle» and website. From the analysis and interpretation of the data, our study shows that those teachers and board of directors consider that the communication and information management through the school´s «Moodle» and the website are very important.
- Da supervisão à colaboração: uma comunidade de prática virtualPublication . Serrano, Sílvia; Aires, LuísaUma das grandes características do nosso século assenta na tecnologia digital, pelo que não podemos alicerçar o grande pilar da sociedade que é a educação num sistema que a ela se alheie. Dizia Camões, mudam-se os tempos, mudam-se as vontades e, acrescentamos, as necessidades, pelo que o caminho terá de passar por uma simbiose significativa, eficaz e eficiente, entre o passado e o presente, o tradicional e o digital. As tecnologias digitais devem, pois, ser encaradas não apenas como meros instrumentos, mas enquanto potenciadoras da criação de um ambiente vivo num ecossistema educacional plural e diversificado. Esta conceção ganhou ainda mais sentido no momento em que decorreu este estudo, marcado pela pandemia da COVID-19, que obrigou toda a comunidade educativa a (re)inventar-se, no sentido de encontrar respostas de processos a distância para uma situação inevitável. É neste enquadramento que perspetivámos a elaboração de um estudo assente na dinamização, pela investigadora, de uma comunidade de prática virtual (CoPV), num agrupamento de escolas (AE), na plataforma MS Teams, como contexto associado a um processo de supervisão pedagógica com vista à promoção do trabalho colaborativo. A referida CoPV surge na sequência da oficina de formação MAIA (Projeto de Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica), frequentada pela investigadora no ano letivo 2019/2020, e cujo produto final foi um projeto de intervenção no âmbito de práticas de avaliação a ser implementado no agrupamento de escolas onde a investigação ocorreu. Assim, temos como locus da nossa investigação um agrupamento de pequena dimensão, situado em meio rural, e como participantes no estudo todo o corpo docente desse mesmo agrupamento, constituído por 45 professores (excluída a investigadora), desde a educação pré-escolar (EPE) ao ensino secundário profissional (ESP). Assim, no estudo realizado, pretendeu-se compreender de que forma a participação na referida CoPV contribuiu, na perspetiva dos participantes, para o seu desenvolvimento profissional, enquanto contexto de interação e colaboração integrado num processo de supervisão horizontal, entre pares, concretamente no que diz respeito a práticas de avaliação. Pretendeu-se ainda averiguar a relevância do papel da investigadora, enquanto moderadora da CoPV, também na perspetiva dos participantes. A revisão bibliográfica foi, assim, orientada para as duas dimensões do estudo: por um lado, a supervisão horizontal, colaborativa, entre pares, assente em relações dialógicas e de partilha com vista ao desenvolvimento profissional docente (DPD); e, por outro lado, a forma como ela pode ser sustentada por uma CoPV, a qual se afasta dos contextos tradicionais em que decorre o processo supervisivo nas escolas. Tratou-se de um estudo de caso, enquadrado no paradigma interpretativo, pois teve como objetivo a compreensão de um fenómeno de acordo com a perspetiva e interpretação dos sujeitos participantes. Para o efeito, utilizaram-se diversas técnicas e instrumentos de recolha de dados: questionários, entrevistas semiestruturadas, diário de bordo e a própria CoPV. Tendo em conta que esta é uma área recente, pouco explorada/investigada, existindo um número limitado de estudos acerca da temática, esperamos que os resultados desta investigação possam vir a contribuir para uma maior compreensão do fenómeno em causa e servir de fonte, e também de inspiração, para futuros estudos e eventuais modelos de supervisão a implementar no agrupamento em causa ou noutros.
- Desafios interculturais e práticas docentes em contextos lusófonos : o caso de colégios privados em AngolaPublication . Araújo, Ada de Jesus Faria; Aires, LuísaA emigração de professores portugueses para Angola, para o exercício da atividade docente, convocou-nos para uma reflexão sobre os desafios interculturais que estes profissionais encontram na sua atividade letiva. No presente estudo, dá-se a conhecer a perspetiva de professores, com formação para a docência no 1.º Ciclo do Ensino Básico em Portugal, que lecionam no Ensino Primário, em colégios privados de Luanda, integrados no sistema escolar de Angola. Os objetivos do estudo consistem em identificar, sob o ponto de vista do professor expatriado, as diferenças culturais que interferem na ação educativa; as dificuldades sentidas ao lecionar num sistema cujo contexto sociocultural é distinto do português; o valor da diversidade cultural na relação entre professor e aluno; a existência de diálogo intercultural entre professores portugueses e comunidade educativa; os benefícios profissionais das experiências de lecionação noutro sistema de ensino. Ao analisar a profissão docente, compreende-se a influência que o contexto e a sociedade exercem no ato educativo. Se a educação é um meio de difusão de cultura, a cultura tem implicações na educação. Com a globalização e a migração, desenvolvem-se sociedades multiculturais, que reforçam a necessidade de reflexão sobre a pertinência de diálogo intercultural e da educação intercultural. Estas sociedades heterogéneas refletem-se em escolas com as mesmas características, surgindo professores expatriados com culturas distintas dos seus alunos e da sociedade onde exercem funções. Assim, neste estudo, questiona-se: Quais os principais desafios interculturais que estes professores encontram num sistema de ensino diferente daquele onde e para o qual foram formados, em particular o caso de docentes portugueses no sistema de ensino particular angolano? Para responder a esta questão, entrevistaram-se 10 professores portugueses que se encontravam a lecionar no Ensino Primário em colégios de Luanda. A análise de conteúdo destas entrevistas permite-nos perceber que são diversas as formas de interpretar as experiências de se ser professor português em Angola. Concluindo-se, de uma forma geral, que os desafios destes professores relacionam-se com as atitudes, valores dos diversos intervenientes do processo educativo, bem como com questões relacionadas com a expressão e compreensão da Língua Portuguesa.
- As dinâmicas para a promoção da saúde numa escola do ensino básico do Porto: um estudo de casoPublication . Mandim, José Fernando Oliveira; Aires, Luísa; Grave-Resendes, LídiaDa Antiguidade ao século XIX, superada a concepção sobrenatural de saúde e enfermidade, concebia-se saúde como a ausência de enfermidade (doença, deficiência, invalidez), estado que se revelava no equilíbrio do organismo, com referência aos seus meios interno e externo. Gozar de saúde significava não padecer de enfermidade, estar em harmonia consigo mesmo e com o meio. Já ia avançado o século XX quando, em 1947, a Organização Mundial de Saúde (OMS) introduziu uma dimensão mais positiva de saúde na sua definição: saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente a ausência de doença ou enfermidade É inegável que tal mudança constituiu um avanço. No plano formal, porque é uma proposição positiva; no plano essencial, porque superou a dicotomia entre saúde e enfermidade, mas também porque possibilitou a emergência de políticas sanitárias mais úteis e eficazes, além de situar a saúde como um estado positivo que podia ser promovido, procurado, cultivado e aperfeiçoado. Nos últimos anos, tem crescido o interesse na manutenção e na melhoria do estado de saúde através de práticas saudáveis, aumentando com isso a popularidade da promoção do bem-estar, da qualidade de vida e do estilo de vida saudável, despertando, assim, o interesse de diferentes instituições em diferentes áreas. Enquanto que a promoção da saúde emerge como um campo respeitado nas políticas e filosofias governamentais, inúmeros desafios se apresentam para a escola, como local privilegiado de partilha e transmissão de saberes, e todos os profissionais da área da educação devem estar preparados para superá-los. Em resultado da globalização política e social, a Escola Portuguesa tem-se tornado cada vez mais multicultural, integrando alunos em situação de contexto migratório, o que representa mais um desafio. Assim, a escola é chamada a ter um papel activo para a inclusão destes alunos na comunidade, fornecendo a educação nas suas diferentes vertentes, inclusive na área da saúde, uma vez que esta é um bem essencial para o bem-estar geral do indivíduo. Este estudo tem por finalidades investigar as dinâmicas de promoção da saúde levadas a cabo pelo Gabinete de Apoio ao Jovem (GAJ) numa escola pública do Porto, de acordo com as directrizes e orientações do Projecto Educativo. A metodologia adoptada incidiu num estudo de caso, portanto de cariz qualitativo, descritivo e naturalista, recorrendo-se à análise de conteúdo para tratamento de dados obtidos por entrevista e por grupo de discussão, a partir da qual foram definidas categorias conceptuais de resposta, e à análise estatística dos resultados colectados pela técnica do questionário. Concluiu-se que o GAJ é o principal dinamizador das dinâmicas de promoção da saúde, nesta escola, sendo reconhecido, quer por alunos e professoras ligadas ao projecto, quer pelos órgãos de gestão o seu importante papel na formação e desenvolvimento pessoal dos jovens. No entanto, existem aspectos que podem ser melhorados, nomeadamente a ligação com as famílias e Associação de Pais
- A educação a distância no ensino secundário e as tecnologias : estudo de caso de duas escolas secundárias da Província de SofalaPublication . Joaquim, Domingos Neto João; Aires, LuísaO estudo que ora se apresenta, tem como tema “A Educação a Distância no Ensino Secundário e as Tecnologias: Estudo de caso de duas Escolas da Província de Sofala”. Sabe-se que algumas Escolas Secundárias do País – Moçambique - introduziram a Educação a Distância para dar resposta aos alunos que não conseguiram vagas para o ensino presencial e, no âmbito da educação inclusiva ou educação básica para todos, iniciou-se a educação a distância, em algumas escolas piloto. Nesta investigação, pretende-se: a) Avaliar como estão a ser usadas as tecnologias na implementação da Educação a Distância no Ensino Secundário nas duas Escolas da província de Sofala” e, mais especificamente, b) Verificar as ferramentas tecnológicas usadas na Educação a Distância do Ensino Secundário; c) Verificar o impacto da Educação a Distância e das Tecnologias em uso nas duas Escolas Secundárias da Província; d) Propôr o uso de uma Plataforma de ensino para a Educação à Distância do Ensino Secundário. Brito (2010) afirma, que são muitos os desafios que o país tem diante da implementação desta modalidade de ensino e cita – os na seguinte ordem: 1) o reduzido número de profissionais e técnicos com competências específicas em EaD de que o país dispõe; 2) a credibilidade da EaD, pelo facto de ainda estarem muito presentes os valores culturais do modelo tradicional presencial, em grande parte das instituições provedoras, particularmente de Ensino Superior; 3) o forte investimento financeiro inicial que exige a implementação de sistemas de EaD; 4) as fracas competências de “auto - estudo”, autonomia e leitura e extrema dependência do professor que caracteriza a maioria dos estudantes no país; 5) o acesso extremamente limitado às Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), os seus elevados custos, as fracas competências no seu uso e até a inexistência de uma “cultura de tecnologias”, na grande maioria da população (Brito, 2010, p. 38). Para alcançar os objetivos referidos, foi usada uma metodologia mista que consistiu na aplicação de uma Entrevista de natureza qualitativa e dois Questionários (de tipo quantitativo). Também foi feita uma análise documental para aferir alguns aspetos ligados à legislação e ao processo organizacional da Educação à Distância no País. A investigação trouxe - nos resultados que mostram que na Província existem escolas onde está a decorrer a Educação a Distância. As nossas escolas não têm meios de Tecnologias de Informação e Comunicação, para praticarem o ensino e aprendizagem. O ensino a Distância está totalmente centrado no material impresso e sessões tutoriais ministradas de forma ainda tradicional de aulas presenciais. Em relação a formação dos professores e alunos em relação a TIC, estes o tem através das suas próprias formações ao longo do tempo estudantil. Não existe também uma atitude positiva em relação a uso das TIC no âmbito pedagógico.
- A educação global e o diálogo intercultural em contexto de aprendizagem online : os cursos de educação globalPublication . Magalhães, Margarida; Aires, LuísaA enorme interdependência entre os povos, que caracteriza o mundo contemporâneo, justifica a importância crucial da aquisição de competências de comunicação intercultural, uma vez que poderão ter um efeito catalisador na resolução de grandes questões globais. O desafio que é colocado à Educação, para colaborar na aquisição de tais competências, é de adaptação aos novos meios de comunicação globais e de reinvenção de novas metodologias e abordagens. Destacam-se neste campo a Educação Global, como um campo interdisciplinar que se concretiza num processo de aprendizagem transformativa, focando-se nas questões e desafios globais, e o Ensino Online, possuidor da capacidade de quebrar barreiras físicas e temporais e juntar num mesmo “espaço” pessoas dos mais variados pontos do planeta. Com o objetivo geral de analisar a importância dos contextos de formação online no desenvolvimento de competências interculturais, esta investigação propõe-se mostrar de que forma cursos online, oferecidos em contexto multicultural, na área de Educação Global, promovem o desenvolvimento de competências de comunicação intercultural. De entre os resultados da investigação destaca-se a aquisição moderada de uma maior consciência intercultural e de aptidões de comunicação intercultural, considerando-se como elementos fundamentais para a promoção de diálogos interculturais ao longo do curso o facto de a turma ser multicultural, a colaboração entre pares e algumas das ferramentas de comunicação existentes na plataforma onde decorreu a formação.
- Formação de supervisores pedagógicos em contexto online: perspectivas de estudantes do MSVP, em AngolaPublication . Chipato, Sérgio Kalembe Benedita; Aires, LuísaNeste estudo que realizámos abordamos o perfil dos supervisores pedagógicos no ensino a distância online e, por se tratar de um assunto que despoleta inquietações e algum cepticismo, porquanto nos remete para uma abordagem, cujo modelo pedagógico é predominante virtual e por não ter sido muito divulgado ou pouco conhecido, despertou-nos um interesse singular. A investigação desenvolvida aproxima-se a um estudo de caso. Escolhemos um grupo de estudantes, em Angola, que frequentou o Mestrado em Supervisão Pedagógica. A problemática estudada incidiu sobre a seguinte questão: Quais são as perspectivas dos estudantes que frequentaram o mestrado online em supervisão pedagógica, sobre as competências que desenvolveram no âmbito específico do mestrado? Com base na análise documental, na entrevista semiestruturada e no inquérito por questionário, aplicados a estudantes da Universidade Aberta localizados em distintas partes de Angola e que frequentaram o curso de Mestrado em Supervisão Pedagógica, procurámos encontrar respostas à pergunta de investigação formulada. Estas técnicas foram importantes, pois permitiram inferir as competências desenvolvidas pelos supervisores pedagógicos e esboçar o perfil exigível aos formandos. A identificação deste perfil afigura-se como relevante para nossa investigação, uma vez que pretendemos mitigar não só a estigmatização em torno do ensino a distância, como também encontrar respostas para os variadíssimos questionamentos de âmbito jurídico-pedagógico, ainda predominantes nalguns países que estão longe de reconhecer as virtualidades científicas e pedagógicas da educação online, particularmente no âmbito das ciências da educação, e continuam a colocar barreiras de aceitação e reconhecimento.
- Formação online de professores e utilização das tic na escolaPublication . Montez, Risoleta; Aires, LuísaO forte investimento registado na disseminação de tecnologias digitais, bem como as facilidades crescentes de acesso à Internet, não se têm feito acompanhar do desenvolvimento de competências para o seu uso em contextos educativos. Esta realidade impõe o desenvolvimento de novas dinâmicas nas escolas, esperando-se dos professores competências sociais e pedagógicas que facilitem a criação de zonas de desenvolvimento próximo orientadas para a sociedade digital. Investigações anteriores, desenvolvidas no âmbito da Rede de Observatórios Municipais para a Literacia e a Inclusão Digital, revelam que, apesar de os professores do 1º ciclo reconhecerem importância às tecnologias digitais e à Internet, não usam com frequência estas tecnologias, justificando o seu reduzido uso na ausência de competências pedagógicas (Aires & Melro, 2011). Por outro lado, as lógicas de monodocência no 1º ciclo do ensino básico desenvolveram culturas de isolamento profissional que não beneficiam as dinâmicas de trabalho em rede, dimensões fundamentais para a promoção da literacia digital. Com base na realidade exposta, no presente estudo de caso pretende-se conhecer em que medida a formação contínua online, centrada em lógicas colaborativas, contribui para a aquisição de competências no uso de tecnologias digitais e da Internet em contexto de sala de aula. De um modo particular, pretende-se saber em que medida as práticas colaborativas online entre pares, geradas em torno da criação e do uso do blogue com finalidades educativas, contribuem para a aquisição de competências pedagógicas para uso de tecnologias digitais e da Internet. Da análise e discussão dos dados obtidos na sequência desta investigação, conclui-se que a formação contínua de professores no âmbito das TIC feita através da plataforma Moodle é mobilizadora de dinâmicas colaborativas entre os formandos, o que favorece, além do desenvolvimento das competências instrumentais dos professores, a alteração das suas conceções sobre a utilização do computador em contexto de sala de aula. Assim, com as conclusões deste estudo abrem-se pistas para a reconfiguração dos processos de formação contínua de professores, em regime de e-learning, favoráveis à inclusão digital nas escolas do 1º ciclo.
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