Mestrado em Arte e Educação | Master's Degree in Art and Education - TMAE
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Browsing Mestrado em Arte e Educação | Master's Degree in Art and Education - TMAE by advisor "Bastos, Glória"
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- Coexistência de línguas maternas e língua segunda no sistema santomense : o papel da educação artísticaPublication . Trindade, Anastácia Afonso dos Ramos; Bastos, GlóriaEsta dissertação tem por propósito examinar a confluência das línguas maternas faladas em S. Tomé e Príncipe e refletir sobre a coexistência destas Línguas e a Língua segunda no sistema educativo santomense e o papel da leitura e da educação artística nesse contexto. Parte-se assim de uma descrição da situação linguística do país, estabelecendo-se os seus principais contornos em termos das línguas faladas e da língua de escolarização, neste caso, o português europeu. Aborda-se em seguida o papel da educação artística no contexto da promoção da língua materna e da sua relação com a língua de escolarização, no sentido de potenciar o sucesso educativo das crianças, ao favorecer a construção da identidade santomense e ao aumentar a auto-estima dos alunos. A segunda parte deste trabalho incide sobre um estudo empírico, cruzando elementos variados, no sentido de identificar a posição dos professores de S. Tomé e Príncipe em relação ao papel e lugar das línguas maternas no seu contexto educativo e aos contributos da educação artística para a promoção dessas línguas.
- Literatura para crianças: panorâmica atual na Região Autónoma dos AçoresPublication . Medeiros, Flávia; Bastos, GlóriaA existência de uma Literatura Açoriana, com características e traços próprios, é tema de debate desde a primeira menção do termo em 1852. No entanto, nos vários séculos em que esta discussão já se prolonga, ainda não houve tentativa de explorar a Literatura Açoriana destinada ao público infantil. Esta dissertação parte, assim, do propósito de tentar averiguar a existência de uma Literatura Açoriana para Crianças, bem como a sua panorâmica atual na região. Os objetivos que nortearam este trabalho foram a análise do panorama atual da Literatura Açoriana para Crianças, para além da identificação do contributo das bibliotecas públicas e escolares para a promoção dessas obras. Para alcançar estes objetivos recorreu-se a uma abordagem mista (qualitativa e quantitativa), através da aplicação do método de levantamento, para obtenção de uma listagem das obras de Literatura Açoriana para Crianças publicadas entre os anos de 2000 e 2017, e sua posterior análise, e um método de recolha de dados por inquérito para uma análise do contributo das bibliotecas da região para a promoção da Literatura Açoriana para Crianças. A partir da análise dos resultados obtidos, é possível concluir que, neste momento, dado o ainda reduzido número de obras publicadas, será difícil considerar que existe uma Literatura Açoriana para Crianças, mas que a longo prazo esta poderá vir a estabelecer o seu lugar na Literatura Açoriana. O papel das bibliotecas neste panorama e o seu contributo para esta Literatura carece de uma consciencialização da importância destas obras e, consequentemente, de uma promoção eficaz das mesmas junto do público infantil.
- A poesia no Prol : um projeto de literacia emergente em jardim-de-infânciaPublication . Gonçalves, Ana Isabel; Bastos, GlóriaO presente trabalho compreende as áreas da educação, da literatura e das artes e integra um conjunto de atividades desenvolvidas no âmbito de um programa de desenvolvimento da literacia emergente, o PROL. Trata-se de um programa que decorre em contexto de Jardim-de-Infância, dirigido a crianças entre os três e os cinco anos e dinamizado por um mediador. Com uma periodicidade semanal e a duração aproximada de 45 minutos, através da literatura e de outras expressões artísticas procura-se diversificar e ampliar a linguagem da criança. Pretende-se com esta investigação estudar o contributo do texto poético na promoção da literacia emergente partindo da descrição e análise de um conjunto de atividades realizadas no âmbito do referido programa. De cariz descritivo e interpretativo, o projeto de investigação-ação foi realizado segundo uma metodologia qualitativa. Para a análise, recolheram-se elementos do diário pessoal do mediador e dos inquéritos por entrevista às educadoras de infância que acompanharam o projeto. Os resultados evidenciam os benefícios da utilização do texto poético na promoção da linguagem e da comunicação da criança. A diversidade do repertório literário e a intervenção do mediador, com uma forte componente criativa e artística, contribuem para os bons resultados obtidos em poucos meses.