Mestrado em Gestão/MBA | Master's Degree in Management/MBA - TMG/MBA
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Browsing Mestrado em Gestão/MBA | Master's Degree in Management/MBA - TMG/MBA by advisor "Isaías, Pedro"
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- A adoção do negócio eletrónico por instituições culturais sem fins lucrativos e o seu impactoPublication . Antão, Gabriel; Isaías, PedroAs instituições culturais sem fins lucrativos são normalmente dissociadas da tecnologia, especialmente pela aparente pouca relação das artes performativas com as ferramentas digitais. Igualmente, estas instituições sofrem do fenómeno cost-disease, pois as eficiências geradas pela adoção tecnológica não são tão significativas no sector cultural como em áreas comerciais ou industriais, originando um acréscimo dos custos ao longo do tempo. Apesar de não serem organizações que visem o lucro, as instituições culturais são forçadas a agir como tal, por forma a combater as ineficiências e conseguir maior produtividade e retornos financeiros, bem como chegar a uma maior audiência com um programa de qualidade, justificando assim os subsídios públicos que lhes são atribuídos. Com o desenvolvimento do negócio eletrónico, muitas empresas procuraram soluções neste âmbito que lhes permitissem obter não só vantagens estratégicas e financeiras mas também conseguir maiores eficiências na produção, comunicação e distribuição de produtos/serviços. Porém, a implementação de um modelo de negócio eletrónico pressupõe investimentos elevados e recursos abundantes, o que em instituições culturais sem fins lucrativos pode tornar a sua implementação limitada. Nesta investigação pretendemos averiguar o grau de adoção e o impacto do negócio eletrónico entre as instituições culturais sem fins lucrativos, assim como perceber que benefícios poderá trazer tal investimento. Com recurso ao estudo de casos múltiplos pretendemos analisar os dados recolhidos de diversas instituições através de entrevistas abertas e questionários, para perceber os benefícios e dificuldades inerentes ao negócio eletrónico na área cultural, bem como as estratégias e razões existentes para a implementação de tal modelo.
- O endomarketing e o clima organizacional : um estudo descritivo no Instituto Superior Politécnico Gregório Semedo no Município do Lubango - AngolaPublication . Pimentel, Inês de Carvalho; Isaías, Pedro; Martins, António Eduardo Pais Falcão BarbosaO presente trabalho de investigação tem como pano de fundo, propor um plano de ação de Endomarketing para melhoria do Clima Organizacional no Instituto Superior Politécnico Gregório Semedo (IGS), no Lubango. Para a concretização deste trabalho utilizou-se uma pesquisa do tipo descritivo e exploratório com cunho qualitativo e quantitativo. Para a realização deste trabalho de investigação, começou-se com uma revisão da literatura relacionada com o tema em estudo e foram recolhidos alguns documentos que deram sustentabilidade à pesquisa. Antes da recolha dos dados foi realizado um pré-teste do inquérito para verificar se o mesmo estava em condições de ser aplicado. Para a presente pesquisa foram utilizadas duas amostras compostas por 27 docentes e 22 funcionários de outras áreas do IGS. Os dados recolhidos foram apresentados em forma de quadros e gráficos utilizado o Software Excel, demonstrando as respostas do nível de satisfação em relação ao Endomarketing, Comunicação Interna e Clima Organizacional. Foram analisados e discutidos os resultados, sendo que, por fim, foi elaborada a conclusão com sugestões e uma proposta de plano de ação para o IGS.
- A framework to achieve mobile business successPublication . Amoroso, Ana Archer; Isaías, PedroNum contexto de sociedade que continua a evoluir cada vez mais rápido, é apenas natural que o comércio acompanhe. Note-se a evolução etimológica que acompanha a palavra inglesa para negócio: business; e-business, m-business. A Internet trouxe um grande leque de possibilidades de sucesso para as organizações, empreendedores, equipas de gestão e consumidores. Em paralelo com a facilidade de acesso que esta nova cultura trouxe, nasce também uma nova personalidade associada aos consumidores, uma personalidade mais exigente. As possibilidades infinitas da Internet faz com que, para empreendedores e equipas de gestão, o estudo de mercado tenha de ser constante. Por isso mesmo, hoje, quais são os fatores chave de sucesso para o m-business? Quais são os fatores mais importantes na mente da amostra considerada neste estudo da comunidade online? Será que esses fatores estão correlacionados? E como? Quais são os fatores a que se deve prestar atenção? Os resultados mostram que há um conjunto de funcionalidades que se agrupam em três fatores principais: “confiança no negócio em si”; serviço ao cliente”; “trabalho de desenvolvimento web”. São ainda apresentadas diferentes correlações entre as variáveis, a ter em conta aquando da entrada no m-business.
- Marketing digital : relação entre as ações utilizadas pelo Real Madrid para a divulgação da marca e fidelização dos consumidoresPublication . Mota, César Silvério Pereira da; Isaías, PedroO futebol, desporto mais adorado mundialmente, encontra-se em fase de nova gestão, a utilizar-se da era digital para abranger e satisfazer consumidores e fãs. O Real Madrid Club de Fútbol é um modelo que se destaca por sua estratégia empresarial, que o transformou em uma moderna organização desportiva-mediática, a despertar interesse por outras equipas e outros setores da economia. Possui mais de 100 anos de história, e já foi considerado pela FIFA como “o melhor clube do século XX”. Esse estudo de investigação buscou observar a relação entre as estratégias de marketing digital adotadas pelo Real Madrid para a divulgação da sua marca e satisfação de seus consumidores em diferentes países. Buscou-se identificar o impacto na divulgação de patrocinadores e conhecer o perfil do adepto através de canais sociais para demonstrar a importância do marketing digital na atualidade. A pesquisa foi de caráter descritivo-exploratório, com revisão de literatura e aplicação de questionário disponibilizado de forma online, com posterior análise de dados através do sistema SPSS e STATA, com testes de frequência e Qui-Quadrado de Pearson. Pode-se constatar estratégias de marketing em website e redes sociais, com destaque para o Facebook - rede mais utilizada. Evidenciou-se superficialidade na fidelização dos consumidores pois apesar de muitas pessoas serem simpatizantes da equipa (61,4% dos respondentes), 63,4% não buscam informações sobre a equipa, não acedem ao website oficial e não possuem produtos oficiais (76,4%). O website oficial do Real Madrid também não é o local principal para compras (28,6%). O que se destaca é um grande número de pessoas (77,6%), mesmo aquelas não simpatizantes da equipa, possuir conhecimento a respeito dos patrocinadores da equipa. A maioria dos adeptos são pessoas jovens, do sexo masculino e de diversos países. Esses jovens, por estarem inseridos no mundo virtual, são os principais utilizadores dos canais e redes sociais da equipa. Conhecem seus jogadores e seus patrocinadores, pesquisam informações e são utilizadores do website da equipa. Em vista disso, a equipa do Real Madrid deve atentar-se a esse perfil de adepto, pois serão e continuarão a ser seus principais fãs, quer seja do futebol como desporto e arte, quer seja dessa grandiosa nação dos adeptos do Real Madrid Club de Fútbol.
- Plano de Negócios Alcácer inBox : o cabaz de produtos endógenos, doçaria e artesanato do concelho de Alcácer do SalPublication . Freitas, Ana Catarina Eustáquio da Costa; Isaías, PedroAlcácer do Sal é um concelho de grandes de potencialidades ao nível da sua localização estratégica, da variedade dos seus recursos naturais, da riqueza do seu património histórico e do valor das suas raízes culturais. Os produtos endógenos de excelência, a gastronomia e doçaria típicas e as lides artesanais centenárias fazem do concelho de Alcácer do Sal um território reconhecido nacional e internacionalmente, que tem crescido significativamente ao nível do Turismo nos últimos anos. Com o objetivo de aproveitar todas estas vantagens estratégicas surgiu a ideia de captar os valores mais tradicionais do território, integrá-los num único artigo e levá-los aos turistas, nacionais e estrangeiros, de uma forma moderna e cuidada. Criou-se assim o cabaz de produtos endógenos, doçaria e artesanato do concelho de Alcácer do Sal, com o nome Alcácer inBox. O slogan, 5 Sentidos de Tradição, de Alcácer para o Mundo, remete para a experiência sensorial completa, através de um design apelativo, de produtos de qualidade e da interatividade com dispositivos móveis, que a Box tem para oferecer a quem visita o concelho. Para além de ser um projeto empreendedor baseado numa ideia de negócio inovadora, Alcácer inBox é um veículo de riqueza cultural que pretende contribuir para a valorização do território de Alcácer do Sal. Através do reconhecimento e promoção dos produtos endógenos e da doçaria e artesanato típicos do concelho, o negócio pretende contribuir para a melhoria da oferta turística, impulsionar o comércio local e exportar tradições através da criação de relações de proximidade entre o território e o exterior. Toda a revisão de literatura e investigação de campo incluídos no presente trabalho serviram à criação do plano de negócios a que se refere este projeto final de mestrado, e que revelou que a ideia de negócio Alcácer inBox apresenta viabilidade profissional, comercial, técnica, legal e económica na sua realização.
- Pós-venda e CRM : a importância para o cliente como estratégia de diferenciaçãoPublication . Santos, Carlos Alberto da Costa; Isaías, PedroA longevidade na relação com os clientes, assume cada vez mais uma maior importância na sustentabilidade das empresas, a sua continuidade no mercado depende destes, desta forma a aposta estratégica em fatores de diferenciação na conquista de vantagem competitiva são cada vez mais comuns, todos os pormenores assumem relevante importância, no entanto alguns têm sido menos explorados, como o serviço pós-venda e o CRM, que deveriam ser a base estratégica de diferenciação no acompanhamento e fidelização dos clientes. Estes serviços não existem em todas as empresas, e nas que existem, gerem questões relacionadas com reclamações e sugestões de melhoria de qualidade do serviço. Este trabalho pretende demonstrar, que o serviço pós-venda e o acompanhamento CRM, deveria ser usado pelas empresas como um meio para medir a satisfação dos seus clientes, recolher opiniões, partilhar experiências, fidelizar e atrair novos clientes. Na revisão de literatura, foram descritas e abordadas as teorias e os conceitos que melhor se aplicavam ao contexto da investigação em estudo. Da amostra fazem parte 269 inquiridos, de ambos os sexos com idades compreendidas entre os 20 e os 69 anos. Utilizou-se o método da análise fatorial em componentes principais com rotação varimax, e assumiu-se com base na análise do valor do teste de Keiser-Meyer-Olkin (KMO=0,902), que a dimensão da amostra éra adequada para a realização da análise fatorial exploratória. Os resultados obtidos, demonstram que os oito primeiros fatores explicam cerca de 62,05% da variância, em que a variância total explicada do primeiro fator, designado por “Satisfação do Cliente” foi de 23,50%. Devemos ter principalmente em conta que 40,1% dos inquiridos referiu que gostava de ser sempre contactado a questionar sobre a qualidade e o profissionalismo do serviço prestado após efetuar uma reparação (apenas 13% referiu nunca gostava de ser contactado), no entanto, concluímos que apenas 16% dos inquiridos que responderam que gostavam de ser sempre contactados o são.
- Será PageRank um algoritmo fidedigno para avaliar a credibilidade de um Website?Publication . Carreira, Rui Neves; Isaías, PedroO PageRank é um algoritmo criado pelo Google para hierarquizar os websites em termos de credibilidade, ordenando-os assim por ordem do mais credível ao menos credível na sua base de dados e motor de busca da marca. O objectivo da presente investigação foi apurar, através de uma pesquisa profunda, se o PageRank é de facto um algoritmo fidedigno para hierarquizar os sítios web em termos de credibilidade e se, otimizando para este algoritmo, os técnicos e profissionais de SEO estão de facto a melhorar a sua posição no motor de busca do Google. Procurou-se saber também se o PageRank é um algoritmo que ainda tem algum peso ou se está atualmente obsoleto e / ou ultrapassado. A investigação foi levada a cabo por meio de um questionário a vinte e cinco experts de SEO, e os dados recolhidos permitiram que se tirassem algumas conclusões, como o facto de se declarar o PageRank fidedigno, com algumas limitações no que toca a sites novos ou com conteúdo sensível à passagem do tempo, pelo que investigação adicional seria necessária. Continuou assim o estudo por meio de uma entrevista semi-estruturada a três especialistas da área do Marketing Digital, sendo que os dados vieram confirmar que o PageRank é de facto fidedigno para avaliar a credibilidade de um website, com uma pequena limitação, limitação esta a que se suspeitava aquando da análise dos dados do inquérito. Os especialistas confirmaram a posição do algoritmo da MOZ como uma alternativa bastante credível, mas este acaba por ser um segundo lugar honroso pois também tem falhas e, como é aberto ao público, está mais propenso a ser adulterado.