Mestrado em Gestão/MBA | Master's Degree in Management/MBA - TMG/MBA
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Browsing Mestrado em Gestão/MBA | Master's Degree in Management/MBA - TMG/MBA by advisor "Bernardo, Maria do Rosário Matos"
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- Automatização do fluxo de materiais em linha de montagem: estudo de caso da SRNHPPublication . Pinheiro, Sara; Bernardo, Maria do Rosário MatosPara o setor automóvel torna-se imperativo a prossecução da excelência para que as variegadas organizações a ele indissociadas possam permanecer competitivas e, assim, corresponderem às exigências do mercado sem descurarem as condições adversas da atual conjuntura económico-financeira. Pretende-se com o presente trabalho, no contexto da obtenção do grau académico de mestre, investigar e propor uma solução para o transporte e alimentação de linhas de montagem, com a adoção da filosofia Lean e aplicação de métodos e formas de automatização. Após proceder-se a uma revisão da literatura relacionada com os temas associados à filosofia Lean e das tecnologias disponíveis de automação em processos de manuseamento e transporte e, ainda, à descrição e análise sobre o funcionamento atual do processo que é objeto de estudo será, então, proposta uma solução de otimização e agilização do processo correspondente à atividade logística secundária da movimentação de materiais, incluindo a respetiva análise financeira do projeto, bem como a proposta de melhorias futuras.
- Diretiva Seveso: avaliação de medidas de segurança para a prevenção de acidentes gravesPublication . Martins, Rui Alberto Reis; Bernardo, Maria do Rosário Matos; Sousa, Ivo Dias deAo longo dos tempos, a industrialização tem provocado, um pouco por todo o mundo, acidentes industriais de grandes dimensões que trazem graves consequências para a saúde humana e para o meio ambiente, como os que aconteceram nos acidentes de Seveso, Bhopal, Schweizerhalle, Enschede, Toulouse e Buncefield. A causa destes acidentes está muitas vezes associada ao manuseamento e armazenamento de substâncias perigosas. Após estes acontecimentos a Comunidade Europeia, decidiu adotar uma política comum no que se refere à prevenção e controlo dos riscos de acidentes industriais graves. Assim em 1982 foi publicada a Diretiva 82/501/CEE, de 24 de junho (Seveso), que impõe aos Estados-Membros da União Europeia a identificação das zonas industriais que apresentem riscos de acidentes graves. O Governo português, como forma de transpor a Diretiva Europeia, promulgou o Decreto-Lei nº 150/2015, de 5 de agosto, no qual estabelece o regime de prevenção de acidentes graves que envolva substâncias perigosas e de limitação das suas consequências para a saúde humana e para o ambiente. No âmbito da questão de investigação “Serão os procedimentos e medidas de segurança implementados na Unidade Autónoma de Gás Natural eficazes na prevenção de acidentes graves?” procura-se ao longo do relatório, fazer um enquadramento entre a Diretiva Seveso III, o Decreto-Lei n.º 150/2015, de 5 de agosto e a sua aplicabilidade num caso prático “Unidade Autónoma de Gás Natural dos Socorridos”, por forma a aferir, se as medidas adotadas, são eficazes na prevenção de acidentes graves. Para isso foi fundamental a realização do estágio na empresa Gáslink Gás Natural, uma vez que este, contribuiu de uma forma muito significativa, para o desenvolvimento de um estudo mais aprofundado da gestão e aplicação das diretivas, normas e procedimentos de segurança a que esta Unidade esta sujeita, nomeadamente a sua aplicabilidade e eficácia na redução do risco de acidentes graves.
- Empreendedorismo social: estudo de casos múltiplos no Barlavento Algarvio - PortugalPublication . Pereira, Isabel Maria Moita; Carvalho, Luísa; Bernardo, Maria do Rosário MatosOs elevados índices de desemprego são um grave problema no contexto social e económico do Barlavento Algarvio. Neste âmbito, o empreendedorismo, em especial a criação do próprio emprego, ganha maior relevo, assumindo-se como solução privilegiada. Para facilitar este processo torna-se evidente a necessidade de se criar equipamentos de apoio a empreendedores que pretendam criar emprego, auxiliando na fase mais problemática dos primeiros anos de vida da empresa. As incubadoras sociais visam apoiar a criação de emprego disponibilizando um portefólio de serviços adaptado às necessidades dos empreendedores e ao desenvolvimento sustentável dos projetos. Este estudo centra-se em duas destas estruturas sociais de apoio ao empreendedorismo e à criação do próprio emprego que, apesar de terem motivação e objetivos comuns, apresentam diferentes formas de atuação e gestão: A Startup Portimão e o Cowork Lagos, ambas situadas no Barlavento Algarvio. Através deste estudo pretende-se identificar as semelhanças e as diferenças entre as duas incubadoras sociais e perceber o seu papel no aumento da sobrevivência das empresas incubadas.
- Estágio na Central Térmica da Vitória, EEM : empresa de eletricidade da MadeiraPublication . Correia, Rui Valdemiro Alves; Sousa, Ivo Dias de; Bernardo, Maria do Rosário MatosO presente relatório tem como objetivo principal apresentar uma descrição e uma análise reflexiva sobre o estágio realizado na Empresa de Eletricidade da Madeira – SA. A elaboração deste trabalho final enquadra-se no âmbito do Mestrado em Gestão/MBA, nos termos do regulamento do ciclo de estudos conducente à obtenção do grau de mestre em gestão pela Universidade Aberta. Este documento apresenta, sob a forma de relatório os temas desenvolvidos e aprofundados ao longo deste estágio para melhor cumprir os objetivos propostos pela direção do departamento e central. É o caso da análise da operação da central e duas propostas de projeto para otimização da operação e ampliação da central no futuro. No núcleo do documento é apresentada e caracterizada a unidade de acolhimento, são descritas as atividades executadas, os principais estudos desenvolvidos e ainda feita uma análise sucinta ao desenvolvimento da central. O relatório termina com as considerações finais relativas ao sumário, as limitações do estágio bem como as conclusões e influência para o futuro profissional
- Estratégia empresarial para o novo paradigma da rede elétrica: estágio na Empresa de Electricidade da MadeiraPublication . Coelho, João Caires; Bernardo, Maria do Rosário MatosAs utilities de energia elétrica deparam-se atualmente com um novo paradigma impulsionado pelo aumento de prosumers (consumidores-produtores) (Mouat, 2016). A única certeza é a constante mudança e as utilities devêm preparar-se para o que o futuro possa reservar (Sonita, 2014). O caminho está a ser percorrido e a indústria está ainda muito longe da visão totalmente integrada da rede (Covino, Sotkiewicz & Levitt, 2016). Em função das especificidades de regulação em cada região, da legislação, ou das necessidades de cada mercado, múltiplos modelos de negócio terão de ser criados ou adaptados (Nillesen & Pollitt, 2016). O presente relatório de estágio tem como principal objetivo apresentar a estratégia empresarial a adotar pela Empresa de Electricidade da Madeira (EEM), para fazer face ao novo paradigma das redes de energia elétrica na Região Autónoma da Madeira. Com base nas estratégias, ações e medidas desenvolvias em congéneres nacionais e internacionais, nas recomendações para a adaptação das utilities ao novo paradigma, no contexto em que a EEM se insere e nos dados recolhidos, é avaliada a estratégia atual da EEM e são apresentadas ações e medidas que podem ser implementadas com vista a uma melhor adaptação da empresa ao novo paradigma da rede elétrica.
- Estratégias competitivas nos sítios electrónicos das farmácias de oficina com dispensa ao domicílioPublication . Santos, Ana Cristina Filipe; Bernardo, Maria do Rosário MatosA entrega de medicamentos e de produtos de saúde e bem-estar, através de pedidos realizados no sítio electrónico das farmácias de oficina (legalmente criado) passou a ser possível desde 2007. A farmácia para transformar uma conectividade na Internet em vantagem competitiva, precisa de mais do que um sítio electrónico. Necessita de uma estratégia de criação de valor que não seja implementada simultaneamente por outra empresa concorrente, actual ou potencial, permitindo à farmácia transformar o recurso tecnológico em vantagem competitiva. Essa vantagem pode mesmo tornar-se sustentada se as empresas concorrentes não conseguirem duplicar os benefícios dessa estratégia. Explorar esta nova tecnologia com vantagens competitivas, implica, ainda, ter uma estratégia de negócio que inclua as oportunidades estratégicas proporcionadas pela Internet entre as quais se destacam as operações, o marketing, a liderança em serviços e a coopetição. Este estudo tem como objectivo compreender, analisar e identificar a criação de vantagens competitivas ao nível destas quatro oportunidades estratégicas nos sítios electrónicos das farmácias de oficina com dispensa ao domicílio, através de um estudo exploratório transversal. Os dados, recolhidos através de um questionário electrónico enviado a todas as farmácias com sítio electrónico com dispensa ao domicílio, foram submetidos a uma análise quantitativa e qualitativa. Pela análise dos dados recolhidos das 26 farmácias que participaram no estudo, concluiu-se que os sítios electrónicos não obtêm vantagens competitivas pelas operações, marketing, liderança em serviços e coopetição. As farmácias competem na Internet tanto pela liderança em custos como pela diferenciação (estratégias híbridas) e algumas não têm mesmo uma opinião formada sobre estratégias competitivas genéricas para os seus sítios electrónicos. Assim é possível, que a formulação estratégica não seja uma prática na gestão dos sítios electrónicos das farmácias.
- How can data moning support the decision-making process in the beverage industryPublication . Fernandes, Tania Regina; Bernardo, Maria do Rosário MatosOs dados têm vindo a tornar-se essenciais em todos os aspetos da nossa vida e vieram alterar a forma como vivenciamos as pessoas, os negócios e o ambiente que nos rodeia. Atualmente, os dados são usados para: desenvolver carros autónomos, construir cidades inteligentes, desenvolver aplicações móveis entre outros, melhorando as nossas interações do dia-a-dia. O IDC (2017) estima que até 2025 os dados no mundo irão crescer para 163 zeta bytes, representando dez vezes mais os 16.1 ZB de dados criados em 2016 (Reinsel, Gantz, & Rydning, 2017). Contudo, o universo digital, isto é, a soma de todos os dados criados, colecionados ou replicados, tem crescido exponencialmente, resultando num aumento de complexidade no que toca ao processamento, armazenamento, gestão e segurança dos dados e da informação. O desafio para os gestores de negócios está em focar-se nos dados mais importantes e úteis através da identificação de subconjuntos de dados únicos que os possam apoiar a criar impato na experiência do consumidores e ajudar a resolver problemas complexos. A presente investigação é um caso de estudo onde o objetivo é perceber como o uso da prospeção de dados (Data Mining) pode ser usado no setor das bebidas para gerar novos insights e apoiar o processo de tomada de decisão. A metodologia usada no projeto é uma investigação exploratória que recorre a métodos mistos para obter uma visão holística do problema. O estudo consiste num questionário realizado numa empresa internacional no setor das bebidas, acompanhado por uma revisão bibliográfica sobre o tema bem como dados de relatórios específicos do setor. Os resultados não podem ser representativos da empresa e da indústria devido à baixa percentagem de respostas, mas sugerem que o setor lida com enormes volumes de dados e está a construir capacidades a nível de Big Data. Também se demonstrou que algumas empresas enfrentam dificuldades na implementação do conhecimento adquirido dentro do processo de decisão indicando necessidade de futura investigação nesta área. Este estudo sugere que através do uso de Data Mining e Big Data as empresas podem compreender melhor o ambiente que as rodeia, aumentar a velocidade de decisão e melhorar as decisões táticas e estratégicas. Para tal, as empresas devem combinar recursos humanos, técnicas analíticas, cultura organizacional e liderança para extrair conhecimento útil dos dados e melhor avaliar oportunidades, o que poderia resultar em vantagem competitiva.
- A influência da liderança transformacional no desempenho individualPublication . Antunes, Maria Augusta Ramos; Bernardo, Maria do Rosário MatosLiderança e desempenho são temas importantes para a mudança da Administração Pública, exigida e motivada pelo governo electrónico, cujo estudo deve ser aprofundado, num contexto da sociedade da informação e do conhecimento. Neste trabalho foi investigada a influência da liderança transformacional no desempenho individual e a influência do governo electrónico e dos sistemas de informação que o suportam no desenvolvimento deste perfil de liderança, assim como na criação e na gestão do conhecimento. Para isso, foram investigados dois Institutos Públicos, num contexto organizacional com grande implantação do governo electrónico. Foi usada uma amostra por julgamento, sendo o espaço amostral constituído por um grupo de 5 líderes e 73 liderados, totalizando 78 questionários. Os dados foram, na sua maioria recolhidos através de um questionário, da autoria de Bass e Avolio, disponibilizado, por e-mail, aos respondentes, pela empresa Norte Americana Mind Garden, que também fez o tratamento dos dados. O principal contributo deste trabalho foi o de analisar o posicionamento dos colaboradores sobre como a liderança transformacional se relaciona com o desempenho individual num contexto organizacional de governo electrónico e caracterizar teórica e empiricamente a importância da liderança nas organizações, na Sociedade da Informação/Conhecimento. A investigação evidenciou que existe uma relação positiva entre a liderança transformacional e o desempenho individual e organizacional e que o governo electrónico e os sistemas de informação que o suportam influenciam, positivamente, o desenvolvimento daquele estilo de liderança, bem como a criação e a gestão do conhecimento.
- Sistemas e tecnologias de informação no turismo em espaço rural : estudo da região AlgarvePublication . Pego, Ana; Bernardo, Maria do Rosário MatosO uso dos sistemas e tecnologias de informação é considerado por muitos autores como um dos vetores de crescimento das organizações rurais, e a sua utilização constitui um dos fatores de competitividade face a organizações onde a sua utilização ainda é pouco frequente ou inexistente. Desta forma, é importante identificar quais os sistemas e tecnologias de informação que o turismo em espaço rural utiliza, e o seu impacto nas organizações. Este estudo foi direcionado às organizações de turismo rural na região Algarve, e pretende identificar o impacto da utilização dos sistemas e tecnologias de informação na tomada de decisão, satisfação quanto ao seu uso, qualidade no sistema de reservas e aumento dos resultados financeiros. O estudo foi direcionado a proprietários e gestores de 51 unidades de Turismo em Espaço Rural (TER), que utilizam página de internet e correio eletrónico. A recolha de dados foi feita através de um questionário eletrónico, e submetido a uma análise quantitativa. Pelos dados recebidos de 25 unidades TER, conclui-se que a utilização dos sistemas e tecnologias de informação permitem que as decisões nas organizações sejam feitas com base na identificação do problema organizacional e minimização do tempo de resposta. Por outro lado, os respondentes consideram que os sistemas de informação são fiáveis e fáceis de utilizar, constituindo uma importante ferramenta de gestão de reservas de quartos, pela facilidade de reserva por parte dos clientes. Por fim, reconhece-se que a utilização da tecnologia de informação permite um aumento dos resultados financeiros na organização, através da inovação tecnológica e do sistema em rede utilizado. Assim, este estudo permitiu concluir que é possível que a utilização dos sistemas e tecnologias de informação tenham um impacto positivo nas organizações TER da região do Algarve, contudo existe ainda necessidade de continuar a investigação neste tema.