Browsing by Issue Date, starting with "2019-03-19"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- How can data moning support the decision-making process in the beverage industryPublication . Fernandes, Tania Regina; Bernardo, Maria do Rosário MatosOs dados têm vindo a tornar-se essenciais em todos os aspetos da nossa vida e vieram alterar a forma como vivenciamos as pessoas, os negócios e o ambiente que nos rodeia. Atualmente, os dados são usados para: desenvolver carros autónomos, construir cidades inteligentes, desenvolver aplicações móveis entre outros, melhorando as nossas interações do dia-a-dia. O IDC (2017) estima que até 2025 os dados no mundo irão crescer para 163 zeta bytes, representando dez vezes mais os 16.1 ZB de dados criados em 2016 (Reinsel, Gantz, & Rydning, 2017). Contudo, o universo digital, isto é, a soma de todos os dados criados, colecionados ou replicados, tem crescido exponencialmente, resultando num aumento de complexidade no que toca ao processamento, armazenamento, gestão e segurança dos dados e da informação. O desafio para os gestores de negócios está em focar-se nos dados mais importantes e úteis através da identificação de subconjuntos de dados únicos que os possam apoiar a criar impato na experiência do consumidores e ajudar a resolver problemas complexos. A presente investigação é um caso de estudo onde o objetivo é perceber como o uso da prospeção de dados (Data Mining) pode ser usado no setor das bebidas para gerar novos insights e apoiar o processo de tomada de decisão. A metodologia usada no projeto é uma investigação exploratória que recorre a métodos mistos para obter uma visão holística do problema. O estudo consiste num questionário realizado numa empresa internacional no setor das bebidas, acompanhado por uma revisão bibliográfica sobre o tema bem como dados de relatórios específicos do setor. Os resultados não podem ser representativos da empresa e da indústria devido à baixa percentagem de respostas, mas sugerem que o setor lida com enormes volumes de dados e está a construir capacidades a nível de Big Data. Também se demonstrou que algumas empresas enfrentam dificuldades na implementação do conhecimento adquirido dentro do processo de decisão indicando necessidade de futura investigação nesta área. Este estudo sugere que através do uso de Data Mining e Big Data as empresas podem compreender melhor o ambiente que as rodeia, aumentar a velocidade de decisão e melhorar as decisões táticas e estratégicas. Para tal, as empresas devem combinar recursos humanos, técnicas analíticas, cultura organizacional e liderança para extrair conhecimento útil dos dados e melhor avaliar oportunidades, o que poderia resultar em vantagem competitiva.