Mestrado em Estudos Comparados - Lit. e Outras Artes | Master's Degree in Comparative Studies - Lit. and Other Arts - TMECLOA
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Estudos Comparados - Lit. e Outras Artes | Master's Degree in Comparative Studies - Lit. and Other Arts - TMECLOA by advisor "Coelho, Paula Mendes"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A canção como arma: José Afonso, Sérgio Godinho e José Mário Branco, entre Cantigas do Maio (1971) e FMI (1981)Publication . Anacleto, Joaquim de Sousa Rodrigues; Bello, Maria do Rosário Lupi; Coelho, Paula MendesEsta dissertação tem como propósito estabelecer plataformas, comparatistas e outras que surjam como identicamente legítimas, entre as obras lírico-musicais de José Afonso, José Mário Branco e Sérgio Godinho, no âmbito da sua intenção interventiva, nas áreas política e social, e tendo como objecto-base essas suas produções artísticas entre dois momentos que se consideraram charneira, no âmbito e pressuposições deste estudo: a gravação do disco Cantigas do Maio, de José Afonso, em 1971 (com edição nesse mesmo ano) e da canção FMI (escrita em 1979, gravada em 1981, ao vivo, e editada em 1982). O cerne da investigação, após uma prévia incidência sobre os conceitos fundamentais da canção enquanto opus político, procurará entender de que forma, a par de outros papéis (sociais, estéticos, funcionais) inerentes à forma “canção”, esta alcança envolver-se directamente nos processos que espelha, isto é, que analisa e crítica, descortinar os mecanismos que potenciam o nexo causal entre a intencionalidade da canção e a sua recepção, mormente ao nível da eficácia da transmissão da mensagem acima do ruído metafórico e das assimetrias culturais, ou outras, verificadas entre a criação e a fruição. Buscar-se-á, pois, responder tão só a uma pergunta basilar: até onde alcança a canção política, no movimento (mental, físico, pessoal, social) que se desenha entre o que sonha e o que faz?
- Murmúrios em montemínimo, sussurros de conquistador : vozes dialogantes nas obras de Almeida Faria e Mário BotasPublication . Esteves, Rui Manuel dos Santos; Coelho, Paula MendesEsta dissertação visa estabelecer um estudo comparado entre um conjunto de obras literárias de Almeida Faria e as pinturas que Mário Botas criou especificamente para ilustrar os livros do escritor. Para fundamentar a nossa análise teórica optámos por recorrer a textos críticos, bem como a considerações estéticas de autores conceituados, nacionais e estrangeiros. A estrutura do trabalho compreende um breve capítulo dedicado à primeira obra de Almeida Faria, Rumor Branco; um outro sobre a Tetralogia Lusitana; e, um terceiro, onde se pretende relacionar a imagética do Surrealismo e do grotesco nas derradeiras obras em que Almeida Faria e Mário Botas colaboraram.
- Nos lugares da infância, o sonho e a liberdade : estudo comparatista sobre livros para a infância e juventude de Agustina Bessa-Luís e Luísa DacostaPublication . Ramalhete, Ana Maria Godinho de Lacerda; Coelho, Paula MendesAgustina Bessa-Luís e Luísa Dacosta são duas escritoras portuguesas, da mesma geração com vários livros publicados na área da literatura para a infância e juventude. Neste estudo, procurámos analisar, através de uma perspectiva comparatista, o modo como cada autora representa a infância e como aborda o sonho e a liberdade, temas fundamentais que perpassam as suas obras. As obras estudadas revelam um carácter eminentemente autobiográfico e a sua escrita pressupôs uma viagem à infância das autoras, às vivências e aos ambientes onde viveram; às pessoas que as habitaram e às histórias de fadas e contos tradicionais que acompanharam o seu crescimento.