Mestrado em Estudos Comparados - Lit. e Outras Artes | Master's Degree in Comparative Studies - Lit. and Other Arts - TMECLOA
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Estudos Comparados - Lit. e Outras Artes | Master's Degree in Comparative Studies - Lit. and Other Arts - TMECLOA by advisor "Childs, Jeffrey Scott"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- "Imitado do inglês"? : a transtextualidade e o romantismo : noivados e (des)amores do sepulcroPublication . Moreira, Inês Querido; Childs, Jeffrey ScottA popularidade da chamada temática sepulcral reflecte-se no número de variações com que foi tratada ao longo de Setecentos e de Oitocentos – a que correspondem de um modo geral o Pré-Romantismo e o Romantismo, respectivamente. O motivo recorrente do morto que regressa do além-túmulo por causa da pessoa amada em vida é retomado em diferentes variações, e são as relações de aproximação e de afastamento entre algumas delas que aqui exploramos. Este estudo compara as baladas portuguesas “A Noiva do Sepulcro” de Alexandre Herculano, e “O Noivado do Sepulcro” de Soares de Passos, publicadas durante o século XIX, com baladas inglesas e escocesas de origem maioritariamente incerta: “William and Margaret”, “Margaret’s Ghost”, “Fair Margaret and Sweet William”, “William’s Ghost” e “The Suffolk Miracle”. Estas foram recolhidas e publicadas ao longo do século XVIII em colectâneas que visavam a recuperação da tradição lírica popular dos povos das Ilhas Britânicas. A popularidade deste tipo de obra contribuiu para a sensibilização dos românticos relativamente à exaltação das tradições, da língua e da cultura em torno do conceito que começava a emergir: o de nação. Em Portugal vários autores dedicariam parte da sua obra ao culto do passado nacional, entre eles Herculano e Soares de Passos. Apesar do surgimento da ideia de literaturas nacionais, encontramos na poesia sepulcral de diferentes países elementos de transtextualidade não apenas em termos técnico-compositivos como em termos culturais, sobretudo em relação ao revivalismo do passado – habitualmente medieval. A popularidade da forma da balada popular e o seu revivalismo são sintomáticos desta nova sensibilidade, e é precisamente nesta forma mista – que combina o lírico com o narrativo e o dramático – que este corpus textual é escrito, razão pela qual a sua análise literária abrange desde a prosódia às personagens, passando pela dramatização do discurso em diálogo e pelo imaginário.
- Metanarratividade e metacinema no filme Birdman ou (a inesperada virtude da ignorância) (2014), de Alejandro González IñárrituPublication . Vieira, Maria Guilhermina Simões; Childs, Jeffrey ScottNo presente trabalho pretende-se realizar um estudo do texto fílmico Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) (2014) de Alejandro González Iñárritu, evidenciando o discurso metanarrativo, autorreflexivo e metacrítico do autor como ensaio estético. A autorreflexividade aponta de forma ostensiva para os seus mecanismos de criação de arte e serve-se deles para evidenciar uma ideia, uma reflexão, uma crítica. Esta forma artística cuja expressão é ao mesmo tempo arte e ensaio é um reflexo da contemporaneidade, em que o indivíduo é mais consciente de si próprio e do que o rodeia, ao mesmo tempo que é dotado de um espírito autocrítico. Esta maneira de fazer arte pressupõe um leitor ou espectador conhecedor capaz de descodificar as ideias e os discurso contidos nos artifícios utilizados. Esta expressão artística que invoca múltiplos e diversos ângulos de olhar e pensar a arte evidencia os mecanismos do movimento estético intitulado neobarroco. O estudo do conto de Raymond Carver, “What We Talk About When We Talk About Love” (1981) publicado em 1981 numa coletânea com o mesmo nome, revela as afinidades com a obra fílmica, a atualização do tema e dos motivos. O contraste do discurso estético gera um diálogo entre os textos fílmico e literário.
- Van Gogh em movimento: Loving Vincent, de Dorota Kobiela e Hugh WelchmanPublication . Gonçalves, Karina; Childs, Jeffrey ScottEsta dissertação de Mestrado é fruto de um trabalho de pesquisas dentro do campo dos Estudos Comparados Interartes e Intermédia. Investiga as relações entre literatura e outras artes na sociedade moderna e contemporânea. Tem como objetos de estudos as produções autorais do artista e escritor Vincent Van Gogh (1853-1890) e o filme Loving Vincent, de Kobiela e Welchman (2017), este, o primeiro longa-metragem da história que foi inteiramente pintado à mão. O trabalho retoma a história da representação do movimento nas artes visuais e localiza nas pinturas de Van Gogh a proposta vanguardista que viria a transformá-lo em um dos artistas mais presentes em obras de arte multimédia no século XXI. Do mesmo modo, expõe como um longa-metragem baseado em fatos reais apresenta, com plasticidade poética, sua vasta produção literária epistolar, de pinturas e desenhos reconhecidos no mundo todo. Nesse ínterim, discute as relações entre narratividade, representação, descrição e retórica presentes na écfrase cinematográfica. Mais ainda, abrese à discussão sobre as conexões entre e tempo e espaço em um aparato multimédia representativo da evolução da história da arte e do imaginário na sociedade contemporânea.