Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia | Master's Degree in Multimedia Educational Communication - TMCEM
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Browsing Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia | Master's Degree in Multimedia Educational Communication - TMCEM by advisor "Amante, Lúcia"
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- Alunos com necessidades educativas especiais : o digital storylling como estratégia de aprendizagem da língua maternaPublication . Isidoro, Anabela Ramos; Amante, LúciaA sociedade vive atualmente um processo de mudança em que as novas tecnologias estão a tornar-se omnipresentes nas nossas vidas. O professor enquanto agente educativo deverá acompanhar essa mudança, através de novas descobertas e inovações tecnológicas enfrentando novos desafios e procurando novas soluções que potenciem o desenvolvimento da qualidade dos contextos em que atua. E é esse o nosso objetivo neste estudo de caso com alunos de necessidades educativas especiais: explorar e analisar o contributo do digital storytelling para promover o desenvolvimento da proficiência na língua materna. Designadamente no que respeita à compreensão, interação e produção oral do aluno, de acordo o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR). Queremos experienciar e averiguar de que modo esta metodologia pode ser utilizada no ensino especial, ajudando e promovendo o potencial destes alunos. Procurámos, a nível teórico aprofundar conhecimentos sobre o digital storytelling e a sua importância e o impacto da educação especial. Abordámos o ensino português no estrangeiro (EPE), uma modalidade especial de ensino, como forma de aperfeiçoar o ensino português e a difusão da cultura portuguesa junto das comunidades portuguesas. Neste contexto, tentámos demonstrar que as novas tecnologias de informação (TIC) podem constituir um instrumento poderoso para as crianças que utilizam o português como a sua língua de expressão e de afeto. A nível metodológico optámos pelo paradigma qualitativo no desenvolvimento do estudo de caso, tendo em vista analisar e refletir sobre esta experiência pedagógica. Adotou-se uma perspetiva descritiva, centrando os objetivos no entendimento da forma como os alunos interpretam e dão sentido às suas experiencias e como estas se refletem quer no processo quer nos resultados de aprendizagem. Constatámos que o DST proporcionou aos alunos a oportunidade de aprender, criar, pensar, interagir, conhecer, partilhar e realizar tarefas de uma forma estimulante e criativa, permitindo-lhes melhorar as suas competências na língua materna.
- Blog didático : integração na prática pedagógicaPublication . Zimmer, Josete Maria; Amante, LúciaA pesquisa foi realizada em uma escola municipal do estado de São Paulo, na qual esta pesquisadora atuou como Professora de Informática Educativa e, após sua saída, retornou como professora voluntária, apoiando o projeto pedagógico que está relacionado com a preservação de um fragmento da Mata Atlântica. Para fazer a integração das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) com o projeto da escola, criou-se um blog que serviu de instrumento para alunos e professores na divulgação das ações da escola em prol da preservação da mata. Além disso, pretendeu investigar o papel dos professores e dos alunos na utilização desse recurso de modo crítico e criativo. A base de apoio para essa investigação foi uma comunidade de professores do grupo Blogs Educativos, que discutem as tecnologias digitais e recursos da web 2.0 na educação. A investigação se deu por meio de questionários e entrevistas, sendo que, primeiramente, fizemos um questionário piloto que foi respondido por professores da escola em questão e alguns professores do grupo Blogs Educativos. Com base no questionário piloto, criamos um questionário definitivo, que ficou disponível para os professores que usam as TDIC e, principalmente, os blogs. Os resultados obtidos revelaram que o recurso blog, embora tenha um grande potencial educativo, é pouco usado na prática da sala de aula. Percebeu-se, também, que o recurso blog pode ser um instrumento para a prática da leitura e escrita, como também, simultaneamente, uma espécie de mural que alunos e professores podem consultar de qualquer lugar. Os resultados sinalizaram, ainda, que esse recurso pode ser um ótimo auxílio para as demais áreas de conhecimento e para o acesso aos diversos recursos digitais. Por fim, os resultados mostraram a necessidade de criação de espaços nas escolas para os professores planejarem as atividades a serem trabalhadas no blog e também para visitarem os blogs dos alunos.
- A integração das TIC no ensino secundário em Cabo Verde : um estudo de casoPublication . Silva, José da Cruz Andrade e; Amante, LúciaActualmente, um desafio permanente se coloca ao sistema educativo em todo o mundo devido aos impulsos decorrentes das incomensuráveis possibilidades que as TIC oferecem ao processo de ensino e aprendizagem e na mudança que elas acarretam nas atitudes dos agentes educativos e na própria estrutura escolar. Em Cabo Verde as TIC têm despertado interesse dos responsáveis da educação no concernente ao seu uso em contexto pedagógico e a existência de projectos voltados para sua utilização no ensino secundário é uma realidade. Com efeito, iniciou-se no ano lectivo 2009/2010 a experiência de integração das TIC em duas escolas secundárias do país. Porém, volvidos cinco anos, importa saber como estão sendo vivenciadas estas experiências, particularmente no que diz respeito à disponibilidade e acessibilidade das TIC por parte dos principais agentes educativos, a forma como se organiza a escola para colocá-las à disposição destes, o grau de satisfação dos professores com relação à sua formação em TIC, as atitudes dos professores e alunos face as TIC e o nível de sua utilização em contexto de sala de aula. De modo que, o problema em estudo centra-se em saber como está a decorrer o processo de integração das TIC no ensino secundário, no âmbito das atuais políticas de incentivo ao uso das tecnologias na educação. Do ponto de vista metodológico optamos por um estudo de caso de natureza exploratória (Yin, 1993; Gil, 1994; Morgado, 2012) e para recolher os dados aplicamos dois inquéritos por questionário, em formato papel, um dirigido a alunos, (uma turma por ano) e outro a todos os professores da escola em estudo. Foram também realizadas duas entrevistas a dois dirigentes da escola. A escolha de fontes quantitativas (inquéritos) e qualitativas (entrevistas) tem base de sustentação nos argumentos apresentados por Yin (1994) e Coutinho (2005). As conclusões do estudo apontam para o reconhecimento de que há ainda muito por fazer no tocante à integração pedagógica das TIC, principalmente no que tange à disponibilidade das TIC (a maioria dos alunos não tem acesso aos computadores e não existem softwares), na organização da escola (falta de técnicos qualificados, e inexistência de projecto pedagógico para uso das TIC), na formação dos professores (necessidade de formação continua) e na ausência das TIC nas práticas pedagógicas, conforme nos ensina a literatura especializada sobre a integração das TIC (Pelgrum, 2001; Paiva, 2002; Silva & Miranda, 2005; Amante, 2007; OIE, 2008, Sunkel, 2009; Barbosa & Loureiro, 2011).
- Utilização da internet pelos jovens em contexto pessoal e escolar : um estudo de casoPublication . Bento, Maria Augusta; Amante, LúciaEsta investigação decorreu numa Escola Secundária com 3º ciclo de Lisboa. Os sujeitos foram 132 alunos de seis turmas, três turmas do nono ano e três do décimo segundo ano de escolaridade e tem como objectivos: verificar o tipo de utilização que é dado ao computador e à Internet pelos alunos; analisar como os jovens avaliam as formas comunicacionais proporcionadas pela Internet, analisar o tipo de utilização que é dado ao Mensageiro Instantâneo pelos alunos; compreender se o Mensageiro Instantâneo tem uma função socializadora; conhecer a opinião dos jovens quanto ao tipo de linguagem que é usado no Mensageiro Instantâneo; perceber o que torna o Mensageiro Instantâneo atractivo para os jovens e verificar em que contexto os alunos utilizam as Mensagens Instantâneas. Este trabalho foi desenvolvido tendo por base um questionário construído por nós. Os resultados obtidos apontam para uma apropriação inegável do computador e da Internet pelos jovens; para a utilização do Mensageiro Instantâneo essencialmente para comunicar por escrito com jovens normalmente da mesma faixa etária, nomeadamente, amigos, colegas de turma e outros colegas de escola; para um carácter socializador do Messenger, na medida em que ele vem satisfazer duas grandes necessidades sentidas pelos adolescentes, a necessidade de criar e manter os amigos e a necessidade de pertença a um grupo; para a utilização pelos alunos de um código próprio nas comunicações através do Messenger, código esse que não ameaça a Língua Portuguesa, a linguagem abreviada usada no Messenger constitui somente mais uma forma de utilização da língua; para o Messenger ser uma modalidade de comunicação atractiva por preencher a necessidade de socialização sentida pelos jovens destas faixas etárias; para o facto de os alunos reconhecerem as potencialidades do Messenger em contexto educativo e para uma utilização deste nesse contexto, embora a sua utilização seja mais em contexto social. São indicadas linhas para futuras investigações.