Estudos Portugueses | Portuguese Studies
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Browsing Estudos Portugueses | Portuguese Studies by advisor "Almeida, Carla Aurélia de"
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- Contributos da sociolinguística interacional para a análise de narrativas interativas realizadas em cartas no contexto pós-colonial (1974-1980)Publication . Santos, Maria Sofia Dias Ferreira Godinho Silva; Almeida, Carla Aurélia deO presente trabalho de investigação é realizado no âmbito do Doutoramento em Estudos Portugueses, da Universidade Aberta, e desenvolve uma ação de pesquisa centrada nos contributos da Sociolinguística Interacional para a análise de narrativas interativas, realizadas em contexto pós-colonial (1974-1980). Tem por base a constituição, delimitação e análise de um corpus de 786 cartas, de caráter pessoal, escritas entre setembro de 1974 e setembro de 1980, na sequência da separação imposta entre marido e mulher por força do contexto da descolonização. A investigação incide na análise de narrativas de experiências de vida que configuram relatos de vivências individuais moldadas pelos contextos específicos em que se inscrevem. Observa-se, em particular, os processos de construção de sentido num movimento de influência recíproca entre as narrativas conversacionais quotidianas e os contextos interacionais em que estão incorporadas. Considerando a emoção no âmbito do trabalho interacional (Almeida, 2022b: 255), observam-se as estratégias discursivas que contribuem para a construção de um discurso emotivo, nomeadamente os rituais verbais realizados através da alternância e encaixe de sequências de atos de discurso de ameaça, de agradecimento, de crítica e de reparação. Num estudo que se pretende confluente entre teoria analítica e análise empírica (Almeida, 2011: 36), observa-se que a noção de “envolvimento conversacional”, na linha de Gumperz (1982: 2-3) e Tannen (1989), está na base da interação social, como Goffman (1981) assinala. Com efeito, a presente perspetiva considera que a interpretação do sentido resulta da construção conjunta da interação (Almeida, 2012d: 109; 180; 213), introduzindo ainda o conceito de “comunhão fática” como um tipo de discurso em que os laços de união se reforçam ou desatam por ação de “uma simples troca de palavras” (Malinowski, 2018).
- As práticas discursivas nas interações verbais em contexto pedagógico : contributos da sociolinguística interacional para o estudo do discurso na aula de portuguêsPublication . Barbeiro, Célia Lavado Mendes Jorge Pereira; Almeida, Carla Aurélia deO presente estudo pretende contribuir para o conhecimento das práticas discursivas, da organização estrutural da interação conversacional e dos processos interpretativos dos participantes, em situação de ensino e aprendizagem do Português, em duas turmas do 5.º ano de escolaridade, na perspetiva do modelo da Sociolinguística Interacional. A análise do discurso pedagógico realizada tem como objetivo a tomada de consciência, pelos professores, do funcionamento dos discursos no contexto institucional escolar e da importância da interação verbal para se alcançarem objetivos de aprendizagem da leitura e escrita e consequente desenvolvimento da literacia. O estudo inclui ainda como objeto de análise específico as estratégias discursivas e os dispositivos conversacionais na interação verbal, no âmbito do programa pedagógico Ler para Aprender (“Reading to Learn”) e as potencialidades da pedagogia genológica para a aprendizagem da língua portuguesa. Para a realização do estudo, registou-se a interação oral ocorrida durante um conjunto de aulas de Português, que incluiu um subconjunto de aulas nas quais se adotaram as propostas da pedagogia genológica (segundo o programa Ler para Aprender,) e procedeu-se à sua transcrição para a constituição do corpus. A análise tomou como eixos as estratégias discursivas, a ritualização das práticas interlocutivas e interacionais e os processos de figuração nas interações verbais na coconstrução da aprendizagem, no contexto específico da aula de Português, sob a perspetiva da Sociolinguística Interacional. Os resultados da análise deste corpus de transcrição do discurso oral, no contexto pedagógico das aulas de Português das duas turmas, à luz do modelo da Sociolinguística Interacional colocam em evidência que, nas interações verbais, professores e alunos desempenham os seus papéis discursivos no cumprimento de “rotinas verbais”, nas respetivas funções de ensinar e aprender, tendo em atenção as pistas de contextualização. As estratégias conversacionais na coconstrução das aprendizagens e na partilha de sentidos dos textos orais e/ou escritos são múltiplas e diversificadas, tendo por base a estrutura triádica constituída pelas perguntas do professor, as respostas dos alunos e o feedback avaliativo que constituem regularidades discursivas próprias da aula. O programa Ler para Aprender consubstancia-se num conjunto de atividades pedagógicas específicas que ampliam e densificam essa estrutura triádica, por meio da integração de dispositivos conversacionais específicos, baseados no apoio em interação por parte do professor. Esses dispositivos revelam as suas potencialidades para o desenvolvimento de processos inferenciais e interpretativos, na leitura, e para mobilizar os recursos linguísticos e discursivos, desvendados por meio da leitura, para o desenvolvimento da capacidade de escrita dos próprios alunos.