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- Rituais verbais de indelicadeza em ambientes digitais com aplicação ao ensino e aprendizagem do Português Língua Não Materna: contributos para a análise linguístico-discursiva da gestão interacional das identidades discursivasPublication . Antão, Marta Alexandra Cação Lopes; Almeida, Carla Aurélia deAs tecnologias digitais transformaram as interações verbais. A diminuição dos equilíbrios interacionais que ocorre nas redes sociais exige a reflexão sobre a indelicadeza linguística e a sua aplicação aos contextos de ensino e aprendizagem de uma língua. A presente investigação de base teórico-prática insere-se na área da Pragmática Sociocultural, com convergência de pressupostos teóricos da Sociolinguística Interacional e da Análise do Discurso. O papel da linguagem na configuração das dinâmicas sociais está na base da presente análise que apresenta duas fases. Primeiro, estudam-se os mecanismos linguístico-discursivos da indelicadeza linguística em interações verbais em Português Europeu, realizadas no género do comentário da rede social do Facebook, analisando-se a formação das identidades discursivas e a constituição do capital social dos participantes. Em segundo lugar, estuda-se o comportamento discursivo de estudantes de Português Língua Não Materna, tendo por base as produções linguísticas realizadas nos mesmos contextos digitais observados na primeira fase do estudo e considerando outros contextos com estratégias de indelicadeza linguística. Os resultados obtidos, tanto pela análise das produções de indelicadeza linguística nas redes sociais, como pela aplicação dessa análise a grupos de estudantes de português como língua não materna, comprovam a importância de uma abordagem educacional integrada. Tal abordagem deve combinar a aquisição e o desenvolvimento de uma competência digital com a promoção de uma reflexão crítica acerca da comunicação, considerando o impacto que o discurso violento pode exercer na construção de identidades discursivas e na diminuição do capital social das pessoas.