Mestrado em Estudos Portugueses Multidisciplinares | Master's Degree in Multidisciplinary Portuguese Studies - TMEPM
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Estudos Portugueses Multidisciplinares | Master's Degree in Multidisciplinary Portuguese Studies - TMEPM by advisor "Almeida, Carla Aurélia de"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Aspectos da linguística do discurso na análise de páginas do facebook: memes, posts e reportagens relacionados às eleições presidenciais no Brasil em 2018Publication . Oliveira, Joaquina Cristina Nascimento de; Almeida, Carla Aurélia deO presente projeto de investigação é realizado no âmbito do Mestrado em Estudos Portugueses Multidisciplinares da Universidade Aberta de Portugal, com a apresentação de uma análise das linhas teóricas crítico-discursivas, pragmáticas, cognitivas e semióticas de alguns posts das seguintes páginas do Facebook em contexto de pré e pós eleições no Brasil 2018/2019: Leonardo Sakamoto, BBC News, DW Brasil, Meu Professor de História, Conversa Afiada e El País Brasil. O objetivo é identificar, analisar e descrever as estratégias discursivas complexas do uso da linguagem e como os indivíduos constroem as suas narrativas no universo em que estão inseridos. Nesse caso, há alguns pressupostos: os interlocutores possuem um pré-conceito sobre determinados assuntos e, muitas vezes, usam argumentos sem sentido para impor suas “certezas”, causando atos de fala ameaçadores da face; alguns discursos têm por objetivo perpetuar o poder e o controle sobre determinadas classes sociais menos favorecidas, fomentando preconceitos, racismo, violência e incentivando perdas de direitos sociais. A investigação pretende mostrar de que modo as metáforas conceptuais e a análise polissêmica de itens lexicais têm efeitos argumentativos específicos causando discussões com clivagens bem delimitadas e expressas nas páginas acima elencadas em época de eleições presidenciais como, por exemplo: esquerda e direita; nazismo e comunismo. Por último, a análise pragmático-semiótica possibilita o estudo linguístico da comunicação multimodal presente nos memes e nas imagens, verificando-se que estas formas de expressão multimodal podem constituir também instrumentos poderosos de manipulação política. As abordagens, aqui escolhidas, tornam visíveis algumas práticas linguísticas de consolidação de poder, controle e o modo como as ideologias são veiculadas estrategicamente como discursos que legitimam injustiças sociais, tanto das organizações e do Estado, quanto de interlocutores particulares que participam nos fóruns da rede social Facebook.
- "Comunidades de práticas" nas redes sociais : atos de discurso em interação e estratégias discursivas principaisPublication . Silva, Violante Rosa Teles Crespo Franco da; Almeida, Carla Aurélia deSendo os atos de discurso um fenómeno linguístico revestido de múltiplas facetas, pois tanto permitem a interação verbal e sua manutenção como a impossibilidade comunicacional, tornam-se um interessante tema de estudo. Estudar os atos de discurso implica abranger contextos diversificados. As redes sociais, tais como o Facebook, apresentam-se como mais uma forma de comunicação globalizada cujas especificidades importa identificar, explorar e analisar. Esta análise fundamentada numa metodologia eclética que abrange os estudiosos dos atos de fala, da cortesia linguística e da comunicação eletrónica pretende melhorar o conhecimento sobre estas práticas discursivas. A idiossincrasia da comunicação pelo Facebook faz-nos considerar que os obstáculos na interação verbal não são facilmente ultrapassáveis. Contudo, os locutores recorrem a regras de cortesia positiva/negativa como estratégia de equilíbrio interacional, assim como a instrumentos criativos que incluem linguagem não verbal e paraverbal procurando aproximar-se da comunicação oral. Terminamos o trabalho com a conclusão de que, apesar de nesta rede social a interação verbal apresentar determinadas especificidades, as dificuldades comunicacionais detetadas não divergem das que podem surgir presencialmente/oralmente.
- Elementos para uma análise linguística do discurso realizado em situação de entrevista : contributos para o seu estudo semântico-pragmáticoPublication . Mauai, Ângelo Américo; Almeida, Carla Aurélia deCom este trabalho, procuraremos, na generalidade, analisar o comportamento linguístico subjacente ao processo de interação no género discursivo entrevista de seleção. Especificamente, procuraremos descrever os fenómenos discursivos que permitem a preservação da ordem interacional nas trocas conversacionais entre interlocutores com “papéis interacionais” (Kerbrat- Orecchioni, 2004:16) distintos na entrevista de seleção e demonstrar o poder da linguagem com base nas estratégias discursivas de que os interlocutores se socorrem na produção enunciativa. O ensejo de observar os fenómenos discursivos usados por interlocutores que ocupam uma função posicional na comunicação diferente permitirá perceber como os entrevistados constroem seus discursos para manter a sua imagem ou criar uma boa impressão de modo a alcançar os seus objetivos, preservando a sua face no ato interacional, convocando, para tal, estratégias discursivas dirigidas a amenizar ou evitar as tensões na interação social; observaremos como se processa a cortesia linguística, um princípio regulador da conduta subscrito entre a distância social e a intenção do locutor, possibilitando a manutenção do equilíbrio interlocutivo e social entre os participantes, com o recurso, por vezes, à polifonia enunciativa na progressão discursiva.
- Eventos terapêuticos em Dias do Avesso : uma análise semântica e pragmática do discurso numa emissão a duas vozesPublication . Fabião, Joana de Oliveira; Almeida, Carla Aurélia deEste trabalho tem como objectivo analisar o modo como se procedem as relações interactivas e a construção do sentido, bem como as estratégias discursivas actualizadas pelos interlocutores, num discurso dialógico, procurando demonstrar a importância que a linguagem e o seu uso apresentam nas relações interpessoais em geral e, em particular, em contexto radiofónico, na medida em que as sequências de actos de discurso são formas de acção, falar é agir sobre o outro e de o influenciar, sendo a influência o fim constante da comunicação. Quando inicia uma interacção, o locutor impõe ao alocutário um determinado quadro de atitudes e comportamentos para o desenvolvimento que deverá ser respeitado pelo alocutário, que tem o direito de problematizar, inferir, ou apenas pedir esclarecimentos. Os interactantes possuem direitos e deveres constantemente negociados durante a interacção. As interacções verbais desenrolam-se segundo regras que permitem gerir a alternância de tomada de vez. Considerámos assim a) o quadro comunicativo, segundo o modelo de Catherine Kerbrat-Orecchioni; b) as sequências iniciativas e de fecho da interacção; b) o desenvolvimento conversacional, em particular a introdução do tópico conversacional, as pré-sequências discursivas de preparação da análise do tema, e a progressão discursiva. Por fim, analisámos o acto directivo de conselho, segundo a taxonomia dos actos ilocutórios de Searle. A nossa escolha recaiu sobre as estratégias discursivas dialógicas, uma vez que o diálogo é forma primária de co-construção de significados da palavra e do mundo, a que o carácter terapêutico do discurso dá voz. O corpus, por nós considerado, é constituído por 80 transmissões (cerca de 7 horas de gravação) do programa Dias do Avesso, transmitido pela Antena 1 da Rádio Difusão Portuguesa, de 19 de Agosto a 31 de Dezembro de 2009 (salvo algumas excepções por motivos técnicos). A análise ao longo de perto de cinco meses, permitiu construir a história conversacional e interaccional dos interactantes, o jogo de papéis que colocaram em acto, numa representação de contornos psicodramáticos, que conferem um tom coloquial à conversação e viram do avesso o contexto institucional radiofónico.
- Ondas lusas : contributos para a análise linguística do processo de mediação na rádio pública portuguesa : abordagem pragmático-textualPublication . Jordão, Lucette Marques; Almeida, Carla Aurélia deA presente dissertação tem como objeto de análise as produções discursivas realizadas em dezasseis emissões do programa Em Nome do Ouvinte, emitido semanalmente na rádio pública portuguesa. As emissões escolhidas debatem o contributo da rádio pública na divulgação da língua e da cultura portuguesas. A investigação incide sobre o processo linguístico de mediação, motivado pelas mensagens dos ouvintes, os modos de receção dialógica e as estratégias de delicadeza presentes no discurso, no qual, de entre várias sequências textuais e marcadores pragmáticos, se destacam as sequências de justificação.