Mestrado em Supervisão Pedagógica | Master's Degree in Pedagogical Supervision - TMSP
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Supervisão Pedagógica | Master's Degree in Pedagogical Supervision - TMSP by advisor "Cardoso, Teresa Margarida Loureiro"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Competências comunicativas de alunos do Ensino Básico Português em inglês língua estrangeira : o projeto eTwinning "Intercultural Mosaic"Publication . Alves, Carla Alexandra; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroNuma sociedade exposta aos enormes desafios da mobilidade internacional, o fomento de uma cultura de paz, tolerância, intercompreensão e cooperação entre os povos é, inequivocamente, o caminho a traçar no seio das comunidades educativas. Urge, assim, a necessidade imperiosa de facultarmos aos nossos alunos meios e ferramentas necessários para a aquisição das competências basilares à sensibilização e tomada de uma consciência intercultural, proporcionando-lhes ambientes de aprendizagem naturais, fruto de encontros culturais diversificados, por forma à efetiva comunicação em línguas estrangeiras. O eTwinning surge, neste contexto, como um forte potenciador/catalisador de aprendizagens culturalmente significativas, redirecionando o papel do aluno e do professor para a (co)aprendizagem, abrindo portas à adoção de práticas pedagógicas inovadoras, estimulantes, reflexivas, indo ao encontro de modelos construtivistas e sócioconstrutivistas de ensino-aprendizagem e, nomeadamente, com o recurso ao uso das tecnologias digitais. O presente projeto incidiu sobre o trabalho desenvolvido por uma equipa de professores no âmbito desta comunidade de escolas europeias e, em concreto, na relevância deste a nível do aprofundamento das competências comunicativas em Inglês enquanto Língua Estrangeira, junto da equipa portuguesa, a qual foi constituída por um grupo alargado de alunos do oitavo ano de escolaridade duma escola básica integrada do distrito de Braga (Barcelos), tendo-se recorrido à metodologia de projeto como suporte-base à dinamização do mesmo. Os resultados alcançados foram francamente positivos, considerando-se que o projeto contribuíu, de forma inquestionável, para o enriquecimento cultural de todos os intervenientes, tendo-se conseguido, com enorme êxito, a sensibilização para a descoberta de outras culturas/ línguas estrangeiras. Espera-se, assim, que este se apresente como uma ponte para futuras investigações, atendendo à vastíssima riqueza humana e educativa que nele encerra.
- Competências comunicativas em inglês língua estrangeira : fatores de sucesso : conceções de alunos e professores do ensino secundárioPublication . Belém, Maria Manuela de Sousa Correia; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroA aprendizagem do Inglês Língua Estrangeira (ILE) adquire hoje em dia um papel de relevo na vida de qualquer cidadão face à necessidade sentida em utilizar esta língua para comunicar, para conquistar o mercado de trabalho ou somente para ter acesso a conteúdos e conhecimentos que estão disponíveis numa rede global onde o inglês é o código linguístico de eleição. Foi motivada por esta realidade e reconhecendo as dificuldades geralmente manifestadas pelos alunos na construção do conhecimento nesta língua estrangeira que definimos como tema do nosso estudo: Competências Comunicativas em ILE: Fatores de Sucesso – Conceções de Alunos e Professores do Ensino Secundário. Neste sentido, procurámos respostas para as seguintes questões: (i) qual a perceção dos alunos relativamente ao seu nível de competências comunicativas em ILE?; (ii) a perceção que os alunos têm do seu nível de competências comunicativas está de acordo com a avaliação atribuída pelo professor?; (iii) qual o grau de motivação dos alunos para o desenvolvimento das competências comunicativas em ILE e quais as razões que lhes estão subjacentes?; (iv) que fatores condicionam ou promovem o sucesso na aprendizagem do ILE?; (v) quais as estratégias de aprendizagem que melhor contribuem para o desenvolvimento das competências comunicativas em ILE?; (vi) como tornar o ensino do ILE mais interessante e relevante para os alunos? Para este estudo de caso realizado na Escola Secundária de Arouca durante o ano letivo de 2011/2012, recorremos à aplicação de questionários e à realização de entrevistas para recolher elementos que nos permitiram tirar ilações sobre as conceções de alunos e professores relativamente às questões supracitadas. Os resultados deste estudo dão conta das perspetivas partilhadas pelos dois grupos de inquiridos assim como das divergências encontradas. As conclusões a que chegámos poderão dar um forte contributo para futura reflexão sobre as práticas pedagógicas dos docentes e dar sugestões para estudos futuros.
- Impacto do ensino precoce do inglês : estudo de caso nas escolas básicas do 2º ciclo do concelho de BarcelosPublication . Silva, Ana Paula Ferreira da; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroEste estudo insere-se na problemática geral do ensino de língua estrangeiras ao nível do 1º ciclo e visa compreender, globalmente, qual é o impacto que a introdução do ensino da língua inglesa tem ao nível do conhecimento e sucesso dos alunos no 2º ciclo do Ensino Básico. Esta investigação pretende analisar o impacto da introdução do ensino da língua inglesa no 1º ciclo, referindo-se, numa primeira fase, a estudos que defendem a introdução de línguas estrangeiras em fases precoces da vida das crianças, como formas de promover o multiculturalismo, o plurilinguismo e a tolerância entre povos que vivem num mundo global e numa Europa que se quer cada vez mais unida, analisando também documentos oficiais, tais como o Livro Branco sobre Educação e Formação e o Quadro Europeu de Referência para as Línguas e estudos realizados por diversos autores portugueses e estrangeiros. Questionam-se aspetos da organização de conteúdos e metodologias/estratégias de ensino, quer ao nível das perspetivas dos alunos, quer dos professores envolvidos, e pretende-se verificar o nível de motivação e satisfação dos alunos relativamente à aprendizagem da LE e as opiniões dos professores de inglês do 2º ciclo, face aos pré-requisitos dos alunos na língua estrangeira e sua adequação às necessidades e constrangimentos do programa curricular da disciplina ao nível do 2º ciclo. Através de um estudo de caso, focaliza-se a atenção no concelho de Barcelos, onde existem 9 Agrupamentos de Escolas, procurando-se compreender qual o impacto, ao nível do 2º ciclo, da introdução do ensino do inglês no 1º ciclo. Utiliza-se uma metodologia mista com a aplicação de inquéritos por questionário a alunos e de inquéritos por entrevista dirigidos a dois professores de inglês do 2º ciclo de cada um dos nove agrupamentos de escolas existentes no concelho de Barcelos. Conclui-se que o município funciona como entidade promotora do Programa de Generalização do Ensino de Inglês, decorrendo daqui recomendações gerais que visam uma uniformidade de critérios e metodologias que vão ao encontro das recomendações emanadas pelas Orientações Programáticas, promovendo um programa ao qual acedem praticamente todos os alunos que frequentam as escolas do 1º ciclo do concelho.
- A Wikipédia como recurso educacional aberto : práticas formativas e pedagógicas no ensino básico portuguêsPublication . Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroA Internet veio permitir o acesso aos outros, à informação de forma diversa e rápida. A educação está também inserida neste processo de globalização no qual as TIC assumem um papel de destaque e se apresentam como uma forma mais atrativa para a promoção e o desenvolvimento das aprendizagens. Assim, assume-se que o professor deverá considerar a premência da inserção do aluno na sociedade tecnológica, cada vez mais presente e exigente. Neste âmbito, destaca-se um fenómeno sem precedentes, a Wikipédia, que é um Recurso Educacional Aberto utilizado em grande escala, nomeadamente no campo educativo e académico, embora ainda necessite de ser integrada nas atividades letivas. Importa, pois, apostar na formação de professores e com eles explorar as potencialidades deste projeto global, o que foi desenvolvido com o projeto local apresentado neste documento. Este projeto, que se integra num quadro de Supervisão Pedagógica, mais especificamente no âmbito da Formação de Professores, decorreu numa escola do 2.º e 3.º Ciclos do distrito de Lisboa e envolveu duas professoras e duas turmas, uma do 6.º e outra do 8.º ano. A formação de professores desenvolvida foi ministrada em modalidade de blended-learning tendo atingido os objetivos a que se propôs. Adotámos a metodologia de projeto com base em autores de referência nesta área. Como tal, organizámos o nosso trabalho em torno de quatro fases principais, a saber: Diagnóstico; Planificação; Aplicação/execução; Avaliação. Relativamente ao tratamento dos dados recorreu-se à estatística descritiva para os dados quantitativos e à análise de conteúdo para os dados qualitativos. Dos resultados obtidos salienta-se quer o reconhecimento por parte dos professores da pertinência da formação e a satisfação final, quer a qualidade do trabalho que desenvolveram nas atividades propostas e consequente trabalho realizado com as respetivas turmas. Constatámos, portanto, que as práticas formativas e pedagógicas tiveram impacte real no trabalho em sala de aula. Assim, desejamos que possam ser mantidas e alargadas a outros professores e alunos do ensino básico.