Browsing by Issue Date, starting with "2017-02-23"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Competências comunicativas de alunos do Ensino Básico Português em inglês língua estrangeira : o projeto eTwinning "Intercultural Mosaic"Publication . Alves, Carla Alexandra; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroNuma sociedade exposta aos enormes desafios da mobilidade internacional, o fomento de uma cultura de paz, tolerância, intercompreensão e cooperação entre os povos é, inequivocamente, o caminho a traçar no seio das comunidades educativas. Urge, assim, a necessidade imperiosa de facultarmos aos nossos alunos meios e ferramentas necessários para a aquisição das competências basilares à sensibilização e tomada de uma consciência intercultural, proporcionando-lhes ambientes de aprendizagem naturais, fruto de encontros culturais diversificados, por forma à efetiva comunicação em línguas estrangeiras. O eTwinning surge, neste contexto, como um forte potenciador/catalisador de aprendizagens culturalmente significativas, redirecionando o papel do aluno e do professor para a (co)aprendizagem, abrindo portas à adoção de práticas pedagógicas inovadoras, estimulantes, reflexivas, indo ao encontro de modelos construtivistas e sócioconstrutivistas de ensino-aprendizagem e, nomeadamente, com o recurso ao uso das tecnologias digitais. O presente projeto incidiu sobre o trabalho desenvolvido por uma equipa de professores no âmbito desta comunidade de escolas europeias e, em concreto, na relevância deste a nível do aprofundamento das competências comunicativas em Inglês enquanto Língua Estrangeira, junto da equipa portuguesa, a qual foi constituída por um grupo alargado de alunos do oitavo ano de escolaridade duma escola básica integrada do distrito de Braga (Barcelos), tendo-se recorrido à metodologia de projeto como suporte-base à dinamização do mesmo. Os resultados alcançados foram francamente positivos, considerando-se que o projeto contribuíu, de forma inquestionável, para o enriquecimento cultural de todos os intervenientes, tendo-se conseguido, com enorme êxito, a sensibilização para a descoberta de outras culturas/ línguas estrangeiras. Espera-se, assim, que este se apresente como uma ponte para futuras investigações, atendendo à vastíssima riqueza humana e educativa que nele encerra.