Mestrado em Comunicação Educacional e Média Digitais | Master in Digital Media Education and Media - TMCEMD
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Comunicação Educacional e Média Digitais | Master in Digital Media Education and Media - TMCEMD by advisor "Barros, Daniela Melaré Vieira"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Desafios para o sucesso na comunicação educacional mediada: estudo das perceções dos estudantes de e-learningPublication . Silva, Sónia Maria Teixeira da; Barros, Daniela Melaré VieiraOs desenvolvimentos tecnológicos das últimas décadas foram céleres e tiveram impacto global, estando os media digitais presentes em todas as facetas da nossa vida e apresentando-se como uma oportunidade para promover oportunidades de aprendizagem. O e-learning assume as ferramentas digitais para transformar o ensino a distância. A comunicação educacional é facilitada e a possibilidade de frequentar um curso de forma assíncrona vai permitir o acesso a estudantes que não têm condições de acesso a regime presencial. Considerando importante aprofundar a investigação sobre o e-learning e contribuir para o sucesso dos estudantes, procurámos, com a presente investigação, identificar as motivações para a escolha de um curso em e-learning e as perceções dos estudantes sobre vantagens e dificuldades do ensino superior em regime a distância nesta modalidade. A investigação foi realizada com estudantes de ensino superior a frequentar curso conferente de grau académico de mestre em regime a distância e na modalidade de e-learning, ministrados por instituições públicas. Foi solicitada aos estudantes resposta a inquérito por questionário disponibilizado em formulário acedido por via eletrónica. Da análise dos dados recolhidos concluímos existirem bons graus de satisfação relativamente ao e-learning, considerando os inquiridos o e-learning adequado às suas caraterísticas pessoais e gostando da metodologia e plataformas de estudo. Apontam como fator motivacional para a frequência de um curso nesta modalidade de ensino a distância a possibilidade de melhor gestão do tempo e confirmam essa expectativa, considerando, já enquanto estudantes, conseguir gerir o tempo pessoal de forma satisfatória e boa adaptação ao regime. Concluímos, ainda, que os estudantes que escolheram esta modalidade para prosseguir os estudos têm já experiência prévia com a utilização de tecnologias.
- Redes sociais e idosos : um estudo de caso em SilvesPublication . Gonçalves, Fernanda Maria Ramos; Barros, Daniela Melaré VieiraAtualmente vive-se numa era digital, onde as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) tomaram o seu lugar na sociedade irreversivelmente, difundindo a informação e o conhecimento. Em Silves à semelhança do que se passa no resto de Portugal e da Europa, o desenvolvimento da medicina e o melhoramento das condições de vida, tem vindo a proporcionar à população um aumento da esperança média de vida que, em conjunto com o declínio da natalidade tem-nos levado a assistir a um abrupto envelhecimento demográfico. Concomitantemente assiste-se também à rápida e constante evolução das tecnologias que têm vindo proporcionar à população novas formas de comunicação e socialização. Numa sociedade em que a maioria dos cidadãos são idosos e o desenvolvimento das tecnologias e o seu uso apresenta níveis tão elevados, despertou-nos o interesse desenvolver um estudo que nos permitisse analisar a perceção que os idosos de Silves têm sobre a influência que as redes sociais podem ter no seu bem-estar. A investigação foi de caráter exploratório, desenvolvida através de um estudo de caso com o propósito de compreender a perceção que os idosos participantes têm sobre as redes sociais digitais. Para isso fez-se um estudo no concelho de Silves que contou com a participação de 70 idosos. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, no qual foram utilizados questionários com perguntas abertas e fechadas, entrevistas semiestruturadas, observação direta e análise documental com o objetivo de reunir um extenso conjunto de informações. O tratamento de dados foi efetuado no software Maxqda, uma vez que este nos permite trabalhar dados de natureza quantitativa e qualitativa. Das conclusões do presente estudo, salienta-se como principal barreira, a falta de conhecimentos de como lidar com o “mundo” virtual, fator que priva os idosos de usufruir da vasta gama dos benefícios que as redes sociais apresentam para o combate à solidão e isolamento, assim como para a promoção do seu envelhecimento ativo.
- Utilização das TIC no contexto das universidades senioresPublication . Macedo, Carla; Barros, Daniela Melaré VieiraA utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) por parte dos seniores tem vindo a verificar-se, sendo as universidades seniores um meio através do qual esta população pode iniciar a utilização das mesmas, adquirindo competências tecnológicas, ou colmatar necessidades relacionadas com a sua utilização. No presente trabalho pretende-se analisar o uso das TIC por parte de pessoas idosas que frequentam duas Universidades Seniores no concelho de Almada durante o ano letivo de 2017/2018. Pretende-se ainda investigar quais as aplicações e equipamentos tecnológicos mais utilizadas, quais as suas dificuldades e receios na utilização das TIC e de que forma estas contribuíram para a melhoria do bem-estar diário do sénior. Trata-se de um Estudo de Caso de caráter exploratório e descritivo, através de um estudo de levantamento de natureza qualitativa. Os métodos de recolha de dados foram a aplicação de um inquérito aos sessenta e sete discentes frequentadores da disciplina de Informática e entrevistas aos diretores das UTI em estudo e ao docente da disciplina. Os dados obtidos foram analisados qualitativamente. Este estudo serviu para perceber quais as opiniões, motivações e dificuldades dos seniores na utilização das TIC e consequentemente de que forma conseguem colmatar essas dificuldades. Esta investigação permitiu apurar que os seniores procuram obter maior conhecimento ao nível das tecnologias, desta forma sentem-se mais autónomos e confiantes na utilização da internet, aplicação que mais utilizam pela vasta informação que dispõe, aprenderam outras formas de comunicação entre os familiares e amigos através do email e das redes sociais, consequentemente a diminuição da solidão, o aumento da autoestima, e, cumulativamente, aumenta a qualidade de vida dos seniores.