Mestrado em Estudos do Património | Master's Degree in Heritage Studies - TMEP
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Browsing Mestrado em Estudos do Património | Master's Degree in Heritage Studies - TMEP by advisor "Gonçalves, Carla Alexandra"
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- As cozinhas na Inglaterra dos séculos XV e XVI: recheios, práticas e receitasPublication . Duarte, Catarina de Almeida Pereira; Gonçalves, Carla Alexandra“Uma imagem vale mais do que mil palavras”, afirma o popular ditado português e não poderíamos estar mais de acordo. Esta dissertação pretende criar uma passagem visual, através da arte, para o quotidiano daqueles que viveram na Inglaterra dos séculos XV e XVI, focando-se especificamente nos espaços que, as diferentes classes sociais utilizavam para processar, cozinhar e consumir alimentos, incluindo peças de mobiliário, utensílios e demais acessórios. A alimentação, receitas e restantes práticas culinárias não podiam, naturalmente, ser deixadas de fora deste trabalho, não só pela sua ligação primordial com as cozinhas, mas também pela sua suprema importância como património imaterial. As fontes iconográficas, assim como os espaços e objetos, medievais e modernos, referidos nesta dissertação fazem parte do património material europeu, o nosso trabalho constituirá então, não apenas um estudo teórico, mas também uma pequena coleção de imagens históricas relacionadas com a alimentação e as cozinhas, que poderá também vir a ser útil para futuros estudos relacionados com o assunto em epigrafe.
- Do manicómio para o museu: arte bruta em PortugalPublication . Silva, José António Ribeiro da; Gonçalves, Carla AlexandraEsta dissertação pretende contribuir para o levantamento e avaliação da produção, difusão e perceção pública da Arte Bruta. Utilizando como campo de pesquisa a realidade portuguesa, pretendeu-se cruzar as práticas de diversas instituições comprometidas com a Arte Bruta com os fundamentos teóricos que estão na origem do conceito. O entusiasmo gerado pela descoberta das primeiras manifestações de Arte Bruta portuguesa, em meados dos anos 1970, parece ter sido retomado no século XXI, através da criação de um importante núcleo museológico consagrado à Arte Bruta e Arte Singular — a Coleção Treger Saint Silvestre, sediada em São João da Madeira, desde 2014 — mas, também, de projetos que aproximam a Arte Bruta à sociedade, com relevância para o projeto Manicómio, definido pelos seus mentores como o primeiro espaço de criação e inovação de Arte Bruta em Portugal. Através das evidências empíricas, encontradas e analisadas no discurso e nas práticas de artistas, mediadores, colecionadores e divulgadores, esta investigação visa contribuir para a massa crítica conducente à perceção da dinâmica e impacto sociocultural da Arte Bruta em Portugal.
- As obras da DGEMN no Mosteiro de Alcobaça : 1929-1960Publication . Prata, Jorge Manuel de Matos Pina Martins; Gonçalves, Carla Alexandra
- A vida e a obra do historiador Flávio Gonçalves (1929-1987) : estudos brevesPublication . Lourenço, Maria Natália Vilarinho Rocha; Gonçalves, Carla AlexandraFlávio Gonçalves (1929-1987) é uma personalidade multidisciplinar. Historiador da Arte, iconógrafo, iconólogo, investigador, professor, conferencista, constitui-se como objeto de estudo proposto para a dissertação final do mestrado em Estudos do Património. Homem de ciência, Flávio Gonçalves é apesar de tudo um autor pouco conhecido. Ainda assim, os seus estudos constituem uma referência no processo da leitura e de interpretação dos documentos figurativos, fundamentalmente a arte religiosa. Utilizou o método iconográfico, observando atentamente e descrevendo os elementos visuais bem como o método iconológico, para explicar o significado profundo da obra de arte. O objetivo deste trabalho intenta responder à pergunta o que nos revelam os estudos de Flávio Gonçalves sobre a arte religiosa em Portugal dos séculos XVI e XVII. A obra de Flávio Gonçalves é extensa, motivo por que circunscrevemos o conhecimento dos seus estudos às investigações iconográficas efetuadas na arte religiosa que revelaram influências e ruturas na historiografia nacional. Confrontamos com o que os historiadores da arte nos primeiros anos do século XX nos deixaram para nos situarmos nos processos historiográficos desse tempo e conhecer o que então se escreveu sobre a História da Arte. Flávio Gonçalves, não se limitou a ser um historiador centrado na inventariação exaustiva e cronológica das obras de arte e das épocas a que se reportam. Os seus estudos tanto se centraram nas obras de arte reconhecidas, como nos objetos plásticos de menor valor artístico. Fez-nos perceber que a obra de arte, sendo uma expressão cultural, oferece à nossa crítica mais do que nos revelam as suas cores e as suas formas.