Mestrado em Tecnologias e Sistemas Informáticos Web | Master’s Degree in Web Technologies and Systems - TMTSIW
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Browsing Mestrado em Tecnologias e Sistemas Informáticos Web | Master’s Degree in Web Technologies and Systems - TMTSIW by advisor "Coelho, José"
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- Gestão de projetos com métodos ágeis de larga escala: fatores de sucessoPublication . Pimentel, Thiago Antônio Ferreira Dieb; Coelho, JoséCom a evolução das empresas e necessidade de constantes mudanças no âmbito dos projetos, as metodologias ágeis assim como conhecidas, são uma opção para adequação das empresas as necessidades do mercado. De certo modo tal adoção tem funcionado bem em ambientes menores com problemas reduzidos. Em contextos maiores, ou seja, em grandes projetos com o envolvimento de muitos profissionais, as organizações estão enfrentando diversos desafios. De qualquer forma as metodologias ágeis também foram adaptadas para este cenário e estão evoluindo para conseguir atender as situações de aplicação em larga escala. Entretanto as transformações ágeis no uso dos métodos ágeis de larga escala nas instituições não acontecem da mesma forma e nem sempre são bemsucedidas. A metodologia do trabalho consiste na aplicação de inquérito com propósito de identificar os fatores de sucesso por meio da probabilidade condicional. O objetivo é analisar e comparar a implementação dos métodos ágeis de larga escala pelas organizações portuguesas em perspetiva dos profissionais atuantes nas mesmas. O resultado da coleta de dados é parametrizado com os critérios a seguir: critérios de seleção; dificuldades encontradas durante e após o processo de implementação; e a perceção da evolução dos projetos.
- My home : computação ubíqua em residências recorrendo a soluções de baixo custoPublication . Campos, Lara Cristina Cerqueira Mendes; Coelho, José
- O problema do mercador viajantePublication . Marques, João Carlos Rodrigues; Coelho, JoséO propósito deste trabalho é de dar a conhecer o Problema do Mercador Viajante (Travelling Purchaser Problem – TPP), apresentado-o e resolvendo-o. O TPP tem uma lista de mercados e uma lista de produtos. As distâncias entre mercados são dadas, assim como os preços de cada produto em cada mercado. Pretende-se encontrar um trajeto onde seja possível adquirir todos os produtos, sendo esse trajeto um conjunto ordenado de mercados. O objetivo é encontrar o trajeto mais curto e ao mesmo tempo mais barato, por outras palavras, onde os produtos se adquirem aos seus menores preços. Existem duas grandes dificuldades. A primeira é o facto de o TPP se tratar de um problema pertencente a NP-Hard. A segunda dificuldade reside no facto de se pretender minimizar dois objetivos: a distância e o preço. Esses objetivos entram em conflito um com o outro. Em vez de se procurar uma solução ótima, deve procurar-se uma fronteira de eficiência ótima. Esse tipo de problemas é designado por bi-objetivo, pois ao melhorar-se um objetivo, quase sempre se piora o outro. Sendo assim, mantémse um conjunto de soluções ótimas, onde existem algumas com boas distâncias e outras com bons preços, e apresenta-se esse conjunto como uma fronteira não dominada de soluções. É usado um algoritmo branch and bound para encontrar as fronteiras de soluções ótimas. Aplicam-se alguns cortes básicos no espaço de resultados durante a execução do algoritmo exato para evitar percorrer soluções desnecessárias. É ainda criada uma base de dados de soluções obtidas a partir do algoritmo exato truncado e de um algoritmo de escalada do monte.
- Revisão sistemática da investigação em ensino da programação em contexto de ensino superior não presencialPublication . Quintela, Marcos Arias; Morgado, Leonel; Coelho, JoséOs trabalhos de investigação, através de seus métodos científicos, proporcionam valiosos contributos para o avanço do conhecimento. Nesse contexto, a revisão sistemática da literatura ocupa um lugar de capítal importância no processo científico identificando, avaliando e recompilando dados. O propósito da presente investigação é mostrar até que ponto o estado actual do conhecimento sobre o ensino e a aprendizagem da programação abrange o âmbito do ensino superior não presencial. Para tal, realizou-se uma revisão sistemática da produção científica, caracterizando e sintetizando o state-of-the-art do conhecimento, abordando as duas grandes modalidades de educação: presencial e não presencial e analisando o corpus de literatura existente actualmente, dando prioridade à mais recente.