ÁREAS CIENTÍFICAS / SCIENTIFIC AREAS
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Browsing ÁREAS CIENTÍFICAS / SCIENTIFIC AREAS by advisor "Abelha, Marta"
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- Articulação vertical entre o 1º e 2º ciclos do ensino básico, na disciplina de matemática: modelos de supervisão percecionadosPublication . Ramalho, Rute Isabel dos Santos Cardoso; Abelha, MartaA presente dissertação procura desenvolver uma análise sobre os principais benefícios e desafios da articulação vertical, entre o 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico (CEB), na disciplina de Matemática. A questão de investigação que norteia este estudo é: “De que forma(s) se estabelece(m) a articulação vertical entre o 1º e o 2º CEB na disciplina de Matemática, num agrupamento de escolas e que modelos de supervisão pedagógica se identificam nesse processo?”. Consideramos que os supervisores devem estar atentos à problemática que se apresenta nesta dissertação, de forma a conhecer a realidade dos alunos e das suas famílias, no sentido de conseguir auxiliar no processo de transição, identificando e respondendo de forma atempada e eficaz, evidenciando uma postura de investigação-ação. Devem também cooperar e apoiar os professores, objetivando uma melhoria do ensino, que se refletirá no envolvimento dos agentes educativos e no comprometimento com a melhoria das aprendizagens. O estudo de natureza qualitativa, enquadra-se nos critérios de Estudo de Caso, adotou um caráter exploratório, com particularidades interpretativas. Foi desenvolvido com recurso aos seguintes instrumentos de recolha de dados: inquérito por questionário; entrevista semiestruturada e análise documental. Como técnicas de análise de dados foram adotadas as seguintes: análise estatística para os dados quantitativos e análise de conteúdo para os dados qualitativos. Principais resultados do estudo apontam para uma consciencialização sobre a importância dos processos de articulação vertical, no Agrupamento de Escolas X. Contudo, os documentos orientadores registam muitas atividades de articulação entre o ensino Préescolar e o 1º CEB, em detrimento de atividades em articulação vertical entre os 1º e 2º CEB. Os resultados retratam ainda, a relevância percecionada sobre a função do supervisor pedagógico, sendo apresentadas diversas funções, sem nunca mencionar uma relação direta com os processos de articulação vertical. Conclui-se ser benéfico a constituição de uma equipa, bem como a elaboração de um projeto orientado para os processos de articulação vertical.
- Os efeitos do programa “SABER MAIS” na formação de professores de química na província de Benguela-AngolaPublication . Neves, Luís; Mouraz, Ana; Abelha, MartaO enfoque deste estudo é perceber as mudanças das práticas pedagógicas, de professores de Química na Província de Benguela, Angola a partir das perceções dos formandos que participaram nas formações contínuas, promovidas pela Cooperação Portuguesa através do Programa “SABER MAIS”, programa que tem como objetivo reforçar a formação de professores de Química angolanos. Apesar da especificidade para o exercício da profissão e ensino da Química é o Ensino Médio de Formação de Professores, que a maioria dos docentes angolanos tem como como formação máxima na área da Química (com base nos dados apenas 17,73%1) têm Licenciatura ou Mestrado em áreas da Química, havendo professores que têm outras habilitações como Licenciaturas, Mestrados e Doutoramentos, mas que não estão relacionados com a respetiva área a disciplinar (56,03%)1. Assim, a realização de formações contínuas, com recurso a Professores Portugueses profissionalizados e com experiência é uma forma de: i) colmatar as lacunas ii) melhorar as competências dos docentes angolanos para o ensino da Química e iii) simultaneamente criar sinergias entre professores de ambos os países (Portugal e Angola) numa perspetiva de partilha de conhecimentos e práticas no âmbito do ensino da Química. O presente trabalho pretende, entre outros, através da aplicação de um questionário e entrevista, averiguar as principais mudanças na prática pedagógica dos professores da província de Benguela na área de Química, após a implementação do Programa “Saber Mais”, nomeadamente, no que respeita à implementação do ensino laboratorial e assim perceber os efeitos do programa no ensino da Química na Província de Benguela. Após a análise dos dados obtidos podemos inferir que os efeitos são claramente positivos e vão muito além da melhoria quer a nível científico, pedagógico e profissional dos professores formados e futuros professores.
- O papel da supervisão pedagógica no desenvolvimento profissional docente: estudo de caso na Escola Secundária Eugénio Tavares da ilha Brava - Cabo VerdePublication . Cabral, Sónia Patrícia Silva; Mouraz, Ana; Abelha, MartaEm tempos atuais, fala-se muito sobre a supervisão dos processos da prática pedagógica, com o objetivo de melhorar a qualidade de ensino com impacto na aprendizagem dos alunos. Pois, ela possui um importante papel nas mudanças das práticas pedagógicas dos professores, promovendo o seu desenvolvimento profissional, e o desenvolvimento qualitativo da escola e de todo o processo de ensino e aprendizagem. Diante disso, e percebendo a relevância dos professores entenderem esse importante papel da supervisão pedagógica, desenvolvemos este estudo, no qual o seu enfoque centra-se em conhecer as perspetivas dos professores e da Direção da Escola Secundária Eugénio Tavares, Brava, Cabo Verde, sobre o papel da supervisão pedagógica no desenvolvimento profissional docente. Optando por uma metodologia de natureza qualitativa, recorremos à conjugação de diferentes técnicas de recolha de dados: i) entrevista ao Diretor, ao subdiretor pedagógico e aos coordenadores de todos os núcleos de coordenação pedagógica e gestão curricular; ii) inquérito por questionário aplicado a 28 professores do ensino secundário da escola em estudo; iii) e análise dos documentos oficiais e internos. E como técnicas de tratamento de dados foram privilegiadas a análise de conteúdo e a análise estatística descritiva, a fim de organizar e descrever os dados de forma clara. Os resultados, deste estudo permitiram identificar os eixos estratégicos de um modelo de supervisão pedagógica que seja o mais adequado à realidade da escola em estudo, traçando caminhos para mudanças/melhorias das práticas supervisoras que, espera-se, possa ter impacto nas práticas pedagógicas dos docentes, no seu desenvolvimento profissional e consequentemente na melhoria do processo de ensino e da aprendizagem.
- Perceções sobre o impacto da avaliação externa de escolas na melhoria do processo de autoavaliação (estudo de caso)Publication . Costa, Luís Filipe Rodrigues da; Henriques, Susana; Abelha, MartaA necessidade e pertinência da avaliação das escolas é hoje um tema unânime entre os investigadores da Educação e assume uma importância central no sistema educativo. Assim, a avaliação de escolas surge como uma necessidade e, por isso mesmo, uma realidade omnipresente no dia a dia das organizações escolares, que deverá ser percecionada como uma atividade simultaneamente política, educativa e pedagógica. Apesar de se reconhecer útil e necessária, a autoavaliação de escola não está ainda suficientemente desenvolvida e enraizada no conjunto das práticas regulares das escolas. Consideramos que a avaliação externa das escolas (AEE), pela IGEC, poderá constituir-se como um parceiro importante para a promoção da qualidade da educação. Também esta entidade tem diversificado e adaptado o seu campo de ação e instrumentos de trabalho no sentido de dar respostas consentâneas com os desafios e alterações que têm emergido no campo educacional. Hoje é percecionada como um parceiro externo pertinente, válido e legitimado por todos os atores educativos. O terceiro ciclo de avaliação externa de escolas espelha essa necessidade de articulação entre a avaliação externa e os processos de autoavaliação de escolas (AAE), uma vez que valorizou a AAE como o primeiro domínio do quadro de referência da AEE. Este trabalho de investigação pretendeu verificar se a atividade de AEE teve impacto no processo de AAE e se promoveu melhorias organizacionais e educativas no agrupamento de escolas (AE) em estudo. Como instrumentos de recolha de dados utilizámos, numa primeira fase, a análise documental de documentos internos do AE (atas do Conselho Geral, Conselho Pedagógico, Departamento Curricular, entre 2016-2022), seguindo-se a aplicação de um inquérito por questionário a uma amostra de 108 professores da educação pré-escolar ao ensino secundário e, por último, uma entrevista semiestruturada (aplicada ao Diretor, coordenador da equipa de autoavaliação e a um painel de lideranças intermédias). Os resultados obtidos permitem concluir que a AEE promoveu o desenvolvimento e a consolidação do processo de autoavaliação, assim como a melhoria organizacional e educativa do agrupamento de escolas do estudo de caso.