Mestrado em Cidadania Ambiental e Participação | Master's Degree in Environmental Citizenship and Participation - TMCAP
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Browsing Mestrado em Cidadania Ambiental e Participação | Master's Degree in Environmental Citizenship and Participation - TMCAP by advisor "Azeiteiro, Ulisses"
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- Caracterização de biótopos do intertidal rochoso e a sua aplicabilidade pedagógicaPublication . Tavares, Joana Pombo S.; Azeiteiro, Ulisses; Neto, Ana Isabel de Melo AzevedoA relação com o mar e com os ecossistemas marinhos é algo intrínseco a qualquer açoriano, e que advém desde cedo, pelo constante contacto com o oceano e a sua biodiversidade marinha, tornado assim as ilhas num laboratório vivo pronto a ser descoberto e estudado. Os estudos, porém recentes da zonação do intertidal, nomeadamente dos seus biótopos no arquipélago dos Açores, realçam a distância biológica destas ilhas e dos seus habitats em relação ao continente português. No entanto, esta especificidade biológica não é destacada no ensino básico, verificando-se assim a lacuna de associação do Currículo Regional do Ensino básico com os seus pilares – Açorianidade e Insularidade. A educação ambiental assume um papel principal na formação dos estudantes não só na conversação do ambiente, mas consciencializando-os para os impactes da ação antropogénica nos ecossistemas costeiros. Pela aplicabilidade do caderno de campo, desenvolvido tendo em conta os conteúdos pedagógicos do 8º ano do 3º ciclo do ensino básico e realidade da fauna /flora marinha e da riqueza geológica e paleontológica, verificou-se um aumento, em 95 %, na aquisição de conhecimentos por parte dos alunos que realizaram a saída de campo. Conclui-se assim que, recursos pedagógicos com especificidade local, associado a saída de campo da disciplina de Ciências Naturais são uma vantagem para o ensino e para o interesse dos alunos deste nível de escolaridade, no arquipélago dos Açores.
- Desenvolvimento comunitário e gestão ambiental : o caso das associações de produtores apoiadas pela Associação Mozal para o Desenvolvimento da Comunidade (AMDC)Publication . Jossefa, Manuel; Nicolau, Paula Bacelar; Azeiteiro, UlissesOs processos de desenvolvimento foram sempre encarados pelo homem como meio de alcançar o bem-estar quer seja material ou imaterial. Se por um lado esses processos dependem dos variados recursos da natureza, por outro lado esta dependência foi de dominação e delapidação chegando-se ao extremo de pôr em causa a própria existência e perpetuação da humanidade. Para inverter o modus vivendi e o modus operandi a que o homem se embalara por séculos, actualmente procura-se agir com menos agressão e com mais consciência das limitações que o desenvolvimento deve encerrar. A agricultura é parte dos processos de desenvolvimento e dela dependem milhões de milhares de pessoas em todo o mundo. Em Moçambique, mais de 70% da população vive desta actividade mas os seus efeitos sobre o ambiente, se conhecidos são pouco acautelados. Essa situação tem despertado vários interesses e o presente trabalho, faz parte disso. A realização deste trabalho de dissertação, teve por objectivo compreender em que medida as associações agrícolas apoiadas pela Associação Mozal para o Desenvolvimento da Comunidade, integram preocupações ambientais nas suas actividades bem como nos seus objectivos, procurando averiguar se as estratégias utilizadas para promover o desenvolvimento económico e social comunitário são compatíveis com as preocupações ambientais. Foi utilizada uma metodologia mista com recurso a informação quantitativa e qualitativa. As entrevistas, a busca documental e a aplicação de inquérito por questionário junto aos produtores membros da Associação Bematchome, foram o suporte significativo do trabalho. Os resultados obtidos apontam para maiores desafios a ser realizados pelos produtores para conseguirem atingir seus objectivos de desenvolvimento social, económico e ambiental de forma sustentável. Ultrapassar as fragilidades que os associados registam, também pode implicar mudanças na forma como os vários apoios da AMDC, do governo e de outras entidades são feitos não só para melhorar a produção agrícola, mas também nos campos da educação, saúde, assistência técnica, organização das colectividades comunitárias e outras formas, tendo em vista a promoção do desenvolvimento integrado sustentável.
- Diferentes abordagens às componentes ético-moral e sociopolítica da cidadania influenciam (ou não) a apropriação do conceito de cidadania ambiental por parte dos alunos de 1ºCEBPublication . Pereira, Inês de Aragão Pacheco Morais Magro da Costa; Martinho, Ana Paula; Azeiteiro, UlissesA formação dos cidadãos do futuro deve ser prioritária, assim como a consciência da importância do papel das escolas na formação de um efetivo exercício da cidadania. Contudo, a abordagem da cidadania nas escolas caracteriza-se pela diversidade das propostas educativas e pela latitude dos conceitos utilizados. Sem uma estratégia comum, cada escola é autónoma na forma como trabalha a cidadania. Com este estudo investigou-se a forma como quatro escolas de 1º CEB, com modelos pedagógicos distintos trabalham a cidadania, analisando a abordagem de cada escola, sobre a componente sociopolítica, ético moral e a cidadania ambiental, com o objetivo final de contribuir para uma abordagem integral do exercício da cidadania – conscientes do papel decisivo que os alunos terão na construção de um desenvolvimento sustentável. Para tal realizaram-se inquéritos por questionário aos alunos de 3º e 4º anos de escolaridade, construídos com base nas entrevistas realizadas ao corpo docente (coordenadores pedagógicos de 1º CEB e professores titulares) das quatro escolas em estudo. Os resultados deste estudo demonstraram que nas escolas com modelos pedagógicos mais participativos, a componente socio política da cidadania apresentou valores mais elevados. Os valores mais elevados na componente ético moral distribuíram-se por três das quatro escolas analisadas, revelando o papel determinante dos adultos de referência. Na cidadania ambiental também três das quatro escolas apresentaram os valores mais elevados, revelando a importância da predisposição dos alunos para a temática ambiental. Concluímos que para um exercício efetivo da cidadania as três componentes estudadas (ético moral, sociopolítica e cidadania ambiental) têm que ser articuladas e trabalhadas como um todo. Porque a componente ético moral da cidadania fornece as bases (os princípios) essenciais para a formação integral dos cidadãos, a componente sociopolítica fornece as ferramentas (a capacidade de dialogar/negociar com os outros membros da comunidade local/educativa) e a cidadania ambiental representa o meio privilegiado de integração das crianças (dos alunos) no exercício efetivo da cidadania – assumindo-se como stakeholders ambientais. Concluímos ainda que os adultos de referência (no caso os pais e os professores) têm um papel fulcral na forma como os alunos exercem a cidadania – pelas suas atitudes e pela forma como reagem à participação dos mais novos (trabalhando com eles e não por eles) e que a cidadania deve ser trabalhada de forma continuada (recorrente) ao longo do ano.
- Estudo das perceções da Comunidade da Palmeira (Ilha do Sal, Cabo Verde) sobre a sustentabilidade das pescasPublication . Fidalga, Alécia Brígida de Jesus Pires; Azeiteiro, Ulisses; Seixas, SóniaA pesca teve sempre grande importância socioeconómica para as comunidades costeiras de Cabo Verde, oferecendo meios de subsistência e, devido à vocação marítima do povo Cabo-verdiano, possibilidades de emprego. O peixe aparece como componente importante na alimentação da população, tendo papel decisivo na questão da segurança alimentar e, por ser fonte de proteína animal de baixo custo para a população, requer que a sua exploração seja feita em moldes sustentáveis, perpetuando no tempo a disponibilidade desse recurso para toda a sociedade. A pesca é uma das principais atividades económicas da zona costeira da Ilha do Sal, além de ser uma importante atividade de subsistência para as três comunidades pesqueiras da ilha. Com o objetivo de discutir caminhos sustentáveis para a atividade, iremos refletir sobre a sustentabilidade da pesca artesanal na comunidade da Palmeira, Ilha do Sal, Cabo Verde. Numa comunidade como Palmeira, onde a pesca é tipicamente artesanal, encontramos diversos elementos que garantem a sustentabilidade da atividade, tais como o uso predominante dos recursos naturais renováveis e a diversidade de espécies capturadas. Conhecer e desenvolver novos mecanismos que visam educar, criar políticas sustentáveis para a atividade e gestão dos recursos, é importante para a nova conjuntura em que se vive. A educação e a organização dos pescadores, bem como a descentralização e a gestão participativa dos recursos pesqueiros, são condições fundamentais para a sustentabilidade da pesca.
- Estudo exploratório sobre as atitudes e os comportamentos de alunos e professores do ensino secundárioPublication . Neves, Olinda Alves; Moura, Ana Pinto de; Azeiteiro, UlissesA exploração exacerbada dos recursos naturais para a satisfação das necessidades humanas e para a manutenção de certos padrões de consumo e estilos de vida provocou a exaustão dos recursos da natureza, a degradação sócio ambiental e a perda de valores na relação homem natureza. O problema não é o consumo porque somos consumidores. O presente estudo teve como objetivo principal aferir e compreender o nível de conhecimento, os comportamentos pró e pós-consumo, a natureza e a extensão das oportunidades e ameaças, bem como pontos fortes e fracos que os alunos e professores da escola secundária selecionada apresentam em relação ao consumo e sustentabilidade e a promoção de ações conducentes à sustentabilidade ambiental. Para a sua realização utilizou-se um guião de entrevistas elaborado para servir de instrumento de gestão da entrevista semi estruturada dirigida a uma amostra de 18 participantes. Os resultados indicam que a maioria dos participantes apresenta um nível de conhecimento satisfatório sobre o consumo e a sustentabilidade, embora se tenha verificado algumas discrepâncias entre os discursos ambientalmente sustentáveis e as práticas de consumo diário. As dificuldades financeiras, os preços elevados e a iliteracia ambiental são as justificativas apresentadas. Constatou-se no grupo uma consciência e sensibilidade para a proteção ambiental, aliadas a uma forte recetividade às informações veiculadas ao longo do estudo, valores que devem ser valorizados e estimulados pela educação ambiental, que deve ser transversal a toda a sociedade, pois para a sustentabilidade do planeta é necessário que todos passem por uma alfabetização ecológica.
- Eventos externos e saberes plurais : perceções e racionalidades sobre as alterações climáticas, entre pescadores da pesca artesanal local e costeira de PenichePublication . Müller, Vanda Alexandra Pereira Viegas; Alves, Fátima; Azeiteiro, UlissesAs Alterações Climáticas são um fenómeno complexo que tem vindo a ser reconhecido como uma das maiores ameaças ao planeta, que se nos impõe e com o qual temos de lidar. São cada vez mais recorrentes nos media as notícias de eventos climatéricos com resultados catastróficos, sobretudo nas zonas social e ambientalmente mais vulneráveis, estando as zonas costeiras particularmente expostas quer em termos de biodiversidade, quer das populações, quer da economia e indústria locais. Tendo presente a complexidade e a interinfluência dos sistemas climático, ambiental e sociocultural, na presente dissertação, focamos a nossa análise na perceção leiga das alterações climáticas, a partir da observação de um pequeno grupo de Pescadores dos Covos, Anzol e Redes, da Cooperativa de Armadores da Pesca Artesanal, de Peniche. As racionalidades leigas tomam as alterações climáticas como fenómenos totais integrando uma pluralidade de tipos e fontes de saberes, num processo inclusivo, produtor de sentidos holísticos e de respostas orientadas, que desafia o paradigma científico. É neste campo que entroncam o nosso objeto de estudo e os nossos objetivos. Este estudo exploratório de cariz qualitativo fez relevar: i) a ineficácia dos impulsos políticos que, submetidos à hegemonia neoliberal, às lutas e/ou a interesses pessoais, se tornam incapazes de, na prática, instituir na sociedade, a inclusão, ou a prossecução de resoluções ecologizadas sustentáveis e, ii) alicerçadas nas estruturas e na atomização social, a banalidade das más práticas sócioambientais entre as pessoas comuns.
- O exercício do direito de petição em matéria de ambiente : petições apresentadas à Assembleia da República da I à XII legislaturaPublication . Apolónia, Heloísa; Azeiteiro, Ulisses; Rodrigues, António FilipeA defesa do ambiente e da sustentabilidade do desenvolvimento requer formas inovadoras de participação dos cidadãos, mas também o uso dos mecanismos convencionais de comunicação com os poderes públicos. O direito de petição constitui um instrumento de garantia de outros direitos e de participação política - com raízes seculares, tem sido alvo de formas de adaptação a uma participação mais exigente dos cidadãos. O presente estudo relaciona o exercício do direito de petição com os temas ambientais, dedicando-se à análise das petições que incidem sobre matérias de ambiente (e respetiva tramitação), enviadas à Assembleia da República entre 1976 e 2015 (da I à XII legislatura). Dá-se a conhecer as características destas petições, analisando aspetos como a sua quantidade, os seus conteúdos e os seus subscritores, e também se explora a reação do Parlamento, quer no âmbito dos modos, quer dos tempos de resposta, que são os fatores recorrentemente apontados como desincentivadores do ato de peticionar. Verifica-se que a realidade das primeiras legislaturas apresenta diferenças em relação às últimas, com o inegável contributo da regulamentação do exercício do direito de petição e do ajustamento de práticas parlamentares, mas também num quadro em que a consciência ambiental ganhou outra expressão.
- FAZENDinho : um suplemento de açorianidade e sustentabilidade nas escolas do Ensino Básico da Região Autónoma dos AçoresPublication . Mendes, Rita Susana Diogo Rosa; Azeiteiro, Ulisses; Nicolau, Paula BacelarO “FAZENDinho – o Fazendo dos pequeninos”, publicado desde dezembro de 2014, é o suplemento para crianças da publicação mensal “Fazendo – o boletim do que por cá se faz”, que sai às ruas dos Açores desde 2008. Ambos são gratuitos, comunitários, não lucrativos e politicamente independentes. A missão do FAZENDinho é proporcionar momentos de diversão, sensibilização, cultura e aprendizagem lúdica e criativa, na exploração de temáticas, maioritariamente, relacionadas o património natural e cultural dos Açores, sob uma lente de Sustentabilidade. Em agosto de 2011, a Secretaria e a Direção Regional de Educação e Formação dos Açores publica o Referencial Curricular para a Educação Básica na Região Autónoma dos Açores, cujos temas transversais são o Desenvolvimento Sustentável e a Açorianidade, porque o conhecimento é fator indispensável à preservação do Património. Porém, se por um lado, no papel estão definidas intenções, por outro e muitas vezes, estas são atropeladas pela força da exigência dos conteúdos programáticos, que não deixa aos professores disponibilidade para preparar materiais não obrigatórios com conteúdos não avaliados. Com este estudo, pretendeu-‐se melhorar a produção do FAZENDinho e, ainda, perceber se fará sentido este material, de comunicação e educação não formal, ser adotado como ferramenta na educação formal e que resultados poderão ser esperados. Para esse efeito, foi aplicada uma metodologia mista quantitativa e qualitativa (questionários e entrevistas). Após a exploração orientada deste suplemento, na disciplina de Desenvolvimento Pessoal e Social em turmas do segundo ciclo, foram aplicados questionários aos alunos e entrevistas aos professores envolvidos. Com a análise dos resultados aspira-‐se a inovação em termos de conteúdos e respetivas formas de exploração do FAZENDinho, bem como a partilha de saberes e materiais entre a educação formal e não formal, com vista a um melhor desenvolvimento da Educação para o Desenvolvimento Sustentável dos jovens açorianos.
- Felicidade, bem-estar e sustentabilidade : representações e racionalidades numa comunidade no Nordeste TransmontanoPublication . Mendonça, Ana Maria Bijóias; Alves, Fátima; Azeiteiro, UlissesA constatação que vivemos realidade(s) dinâmica(s), fruto de um mundo cada vez mais cambiante e exigente, conduz-nos ao questionamento da(s) identidade(s) individuais e coletivas, num contexto de globalização, de massificação e de mestiçagem. Os modelos políticos, económicos, tecnológicos e epistemológicos ocidentais, norteadores dos padrões de desenvolvimento das sociedades industrializadas, assentam em formas de racionalidade hegemónicas e intransigentes. Todavia, vão-se progressivamente assumindo outras configurações de práticas, racionalidades e saberes mais inclusivos, matizados e comunicantes. Em decorrência, as representações sociais e as racionalidades leigas funcionam como veículos para a compreensão de que os indivíduos e os grupos se movem em contextos vivenciais complexos, sendo ainda, causa e consequência de modos de pensar, de estar e de atuar muito próprios. Neste estudo exploratório de carácter qualitativo, os aspetos em questão foram analisados à luz de três eixos temáticos centrais e interconectados, tendo por base o projeto Tomelo Ecodesenvolvimento Lda., situado no Nordeste Transmontano. Consequentemente, procurámos compreender de que modo a felicidade, o bem-estar e a sustentabilidade são percecionados, vividos e representados, e se a Tomelo, através dos princípios que defende e das ações que empreende, consegue extravasar a mera vertente empresarial e constituir-se como exemplo para um desenvolvimento local consistente e equilibrado. Apurámos que é reconhecido o esforço da Tomelo para compatibilizar a vertente empresarial com as preocupações éticas, a preservação das espécies autóctones e da identidade coletiva, em suma, de todo o património material e imaterial da região, permitindo a sua dinamização, impulsionando a sua divulgação e possibilitando a criação de emprego.
- Gestão dos ecossistemas marinhos e costeiros : conhecimentos e percepções das populações locais : estudo de caso da população da NazaréPublication . Mafra, Vanessa Margarida da Silva; Alves, Fátima; Azeiteiro, UlissesA pressão exercida sobre as zonas costeiras constitui um elemento de reflexão incontornável para que a sua gestão integrada possa traduzir verdadeiramente os princípios do desenvolvimento sustentável. Neste contexto, os conhecimentos e percepções das populações locais sobre a gestão dos ecossistemas marinhos e costeiros constitui parte integrante da solução, assumindo-se este estudo sobre a população da Nazaré como um ponto de partida para aprofundar o conhecimento das percepções desta população, nomeadamente no que diz respeito à comunidade piscatória. Para isso foram realizadas entrevistas a uma amostra da comunidade local de pescadores, versando temas como a vida dos pescadores, a gestão dos recursos marinhos e costeiros e as alterações climáticas. Os resultados revelam situações que merecem atenção especial para estudos mais aprofundados, nomeadamente a nível da sustentabilidade da pesca local. Concluiu-se ainda que o projecto dos recifes artificiais não está a ter grande receptividade por parte dos pescadores, os quais consideram, na generalidade, este projecto como uma despesa completamente desnecessária. Noutro âmbito do tema da biodiversidade, surgiu ainda a descrição de capturas de espécimes que os próprios pescadores nunca tinham visto na área marinha local, o que constitui motivo de especial interesse para aprofundar o conhecimento da dinâmica da biodiversidade marinha ali existente. Os resultados mostram também que o sector do turismo ligado à biodiversidade marinha é considerado uma maisvalia para a economia local, não considerando os pescadores que estas actividades interfiram com a pesca.