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- Diferentes abordagens às componentes ético-moral e sociopolítica da cidadania influenciam (ou não) a apropriação do conceito de cidadania ambiental por parte dos alunos de 1ºCEBPublication . Pereira, Inês de Aragão Pacheco Morais Magro da Costa; Martinho, Ana Paula; Azeiteiro, UlissesA formação dos cidadãos do futuro deve ser prioritária, assim como a consciência da importância do papel das escolas na formação de um efetivo exercício da cidadania. Contudo, a abordagem da cidadania nas escolas caracteriza-se pela diversidade das propostas educativas e pela latitude dos conceitos utilizados. Sem uma estratégia comum, cada escola é autónoma na forma como trabalha a cidadania. Com este estudo investigou-se a forma como quatro escolas de 1º CEB, com modelos pedagógicos distintos trabalham a cidadania, analisando a abordagem de cada escola, sobre a componente sociopolítica, ético moral e a cidadania ambiental, com o objetivo final de contribuir para uma abordagem integral do exercício da cidadania – conscientes do papel decisivo que os alunos terão na construção de um desenvolvimento sustentável. Para tal realizaram-se inquéritos por questionário aos alunos de 3º e 4º anos de escolaridade, construídos com base nas entrevistas realizadas ao corpo docente (coordenadores pedagógicos de 1º CEB e professores titulares) das quatro escolas em estudo. Os resultados deste estudo demonstraram que nas escolas com modelos pedagógicos mais participativos, a componente socio política da cidadania apresentou valores mais elevados. Os valores mais elevados na componente ético moral distribuíram-se por três das quatro escolas analisadas, revelando o papel determinante dos adultos de referência. Na cidadania ambiental também três das quatro escolas apresentaram os valores mais elevados, revelando a importância da predisposição dos alunos para a temática ambiental. Concluímos que para um exercício efetivo da cidadania as três componentes estudadas (ético moral, sociopolítica e cidadania ambiental) têm que ser articuladas e trabalhadas como um todo. Porque a componente ético moral da cidadania fornece as bases (os princípios) essenciais para a formação integral dos cidadãos, a componente sociopolítica fornece as ferramentas (a capacidade de dialogar/negociar com os outros membros da comunidade local/educativa) e a cidadania ambiental representa o meio privilegiado de integração das crianças (dos alunos) no exercício efetivo da cidadania – assumindo-se como stakeholders ambientais. Concluímos ainda que os adultos de referência (no caso os pais e os professores) têm um papel fulcral na forma como os alunos exercem a cidadania – pelas suas atitudes e pela forma como reagem à participação dos mais novos (trabalhando com eles e não por eles) e que a cidadania deve ser trabalhada de forma continuada (recorrente) ao longo do ano.