Repository logo
 
Publication

Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife

dc.contributor.authorMoreira, J. António
dc.contributor.authorSchlemmer, Eliane
dc.date.accessioned2021-04-13T13:28:12Z
dc.date.available2021-04-13T13:28:12Z
dc.date.issued2020-05-13
dc.date.updated2021-04-10T22:13:26Z
dc.description.abstractA evolução das tecnologias digitais e das redes de comunicação também digitais propiciaram o surgimento de uma sociedade reticular marcada pela conectividade entre diferentes entidades, o que tem provocado mudanças acentuadas na economia e no mercado de trabalho, impulsionando o nascimento de novos paradigmas, modelos, processos de comunicação educacional e novos cenários de ensino e de aprendizagem. No entanto, não se imaginava, nem mesmo os professores que já adotavam ambientes online nas suas práticas, que seria necessária uma mudança tão rápida e emergencial, devido à expansão do coronavírus que inviabilizou a presença física de professores e estudantes no espaço geográfico das instituições educacionais, e obrigou os professores a transpor metodologias e práticas, adotadas em salas de aula presencial física, para os meios online, resultando em práticas de ensino remoto, de ensino a distância, distintas das práticas consolidadas neste domínio e sustentadas pela pesquisa na área. Tendo, pois, em consideração este contexto, o objetivo deste artigo, de natureza eminentemente teórica é, por um lado, contribuir para delimitação de conceitos fundamentais no domínio da Educação mediada pelo digital, como Ensino Remoto ou Ensino a Distância, Educação a Distância ou eLearning, dentre outros e que muitas vezes são usados de forma indiferenciada sem rigor conceitual, e por outro, apresentar a proposição de um novo conceito e paradigma que designámos de Educação Digital OnLife.pt_PT
dc.description.abstractThe evolution of digital technologies and communication networks led to the emergence of a reticular society marked by the connectivity between different entities, which has caused changes in the economy and in the labor market, driving the birth of new paradigms, models, educational communication processes and new teaching and learning scenarios. But no one, not even teachers who already adopted online environments in their practices, imagined that such a rapid and emergency change would be necessary, almost mandatory, due to the expansion of the coronavirus which caused the physical distance and made impossible the physical presence of teachers and students in the geographic space of educational institutions and forced teachers and forced teachers to transpose methodologies and practices, adopted in physical classroom, to online, resulting in remote teaching, distance learning practices, distinct from the consolidated practices in this field and supported by research in the area. Therefore, considering this context, the main goal of this theoretical paper is to contribute to the delimitation of fundamental concepts in the field of Education mediated by digital, such as Remote Education, Distance Education or eLearning, among others which are often used in an undifferentiated manner without conceptual rigor, and present the proposition of a new concept and paradigm that we called OnLife Digital Education.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.5216/revufg.v20.63438pt_PT
dc.identifier.issn1677-9037
dc.identifier.issn2179-2925
dc.identifier.slugcv-prod-2520128
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/10642
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectEducação digitalpt_PT
dc.subjectTecnologias digitaispt_PT
dc.subjectEducação onlinept_PT
dc.subjectDigital educationpt_PT
dc.subjectDigital technologiespt_PT
dc.subjectOnline teachingpt_PT
dc.titlePor um novo conceito e paradigma de educação digital onlifept_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBrasilpt_PT
oaire.citation.issue26pt_PT
oaire.citation.titleRevista UFGpt_PT
oaire.citation.volume20pt_PT
person.familyNameMarques Moreira
person.familyNameSchlemmer
person.givenNameJosé António
person.givenNameEliane
person.identifier.ciencia-id2B14-ACE3-6C96
person.identifier.orcid0000-0003-0147-0592
person.identifier.orcid0000-0001-8264-3234
person.identifier.ridI-7549-2016
person.identifier.scopus-author-id26424749700
rcaap.cv.cienciaid2B14-ACE3-6C96 | José António Marques Moreira
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationda2ca531-e45f-48fe-bafe-1151cfa6dd85
relation.isAuthorOfPublicationeb71e8b4-5185-4bb9-8b85-94369082a11e
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryda2ca531-e45f-48fe-bafe-1151cfa6dd85

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Doc.UFG_Onlife.pdf
Size:
847.5 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: