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Advisor(s)
Abstract(s)
Uma das principais preocupações políticas e pedagógicas relativas à Avaliação Externa de Escolas (AEE) é o impacto que esse processo produz ao nível das instituições escolares, quer ao nível da prestação de contas, quer ao nível do serviço educativo que prestam.
Neste contexto, um conjunto de universidades portuguesas tem vindo a desenvolver um projeto de investigação que visa identificar os efeitos e impactos da Avaliação Externa de Escolas (PTDC/CPE-CED/116674/2010). Insere-se neste projeto um conjunto de estudos de caso através dos quais se pretende validar algumas informações recolhidas através de outros procedimentos de recolha de dados desenvolvidos previamente e a uma escala mais ampla.
A presente comunicação dá conta de resultados parciais de um destes estudos de caso, que teve lugar numa escola secundária da região Norte do país. Concretamente, apresentam-se dados de um inquérito por questionário que pretendeu dar voz a um dos grupos de interlocutores mais privilegiados na mudança da escola – os professores –, uma vez que estão no cerne dos processos avaliativos que aí se desenvolvem, usufruindo da possibilidade de neles participarem quer como sujeitos quer como objetos de avaliação. Além do mais, da implicação e atuação dos docentes depende, aliás, em grande medida, o impacto das mudanças que a AEE possa produzir.
Os resultados apresentados indicam impactos e efeitos aos níveis curriculares, organizacionais e pedagógicos, com destaque para o domínio da autoavaliação.
Description
Keywords
Avaliação externa de escolas Autoavaliação Mudanças (curriculares, organizacionais, pedagógicas)
Pedagogical Context
Citation
Morgado, José Carlos; Seabra, Filipa - Perceções dos docentes de uma escola secundária sobre o processo de avaliação externa. In Seminário Internacional Avaliação Externa de Escolas, Braga, 2015. "Seminário ... [Em linha] : atas". Organizado por José Augusto Pacheco; Joana Sousa; Natália Costa. Braga : Universidade do Minho, 2015. ISBN 978-989-8525-42-0. p. 80-89
Publisher
Centro de Investigação em Educação / Instituto de Educação