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Authors
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Abstract(s)
This study is part of the AquiMeEncontro project, authorized by the Directorate-General for Education under the Science4Policy 2023 initiative (Portugal), and focuses on the experience of Class E at the Madalena School Cluster (Vila Nova de Gaia), composed predominantly of immigrant students. The main objective of the research is to understand the impact of creating this class as an integration strategy, identifying the factors that contributed to its success.
The methodological approach adopted was qualitative, with the case study as the main research strategy. Several data collection procedures were carried out: individual interviews (with the school leadership and the class director teacher), focus groups with teachers, students, and parents, and document analysis of three institutional tools — the Educational Project 2022–2026, Learning and Inclusion – Measures and Resources, and the Welcome Guide for Migrant Students (July 2024). This triangulation enabled a deeper understanding of how the school developed a contextualized and structured response to growing linguistic and cultural diversity.
The results show that Class E is a practice that effectively promoted the inclusion, well-being, and academic success of immigrant students. The document analysis reveals a progressive institutional commitment to inclusive education, particularly in terms of operationalizing and creating specific tools such as the welcome guide. The experience demonstrates that effective integration depends on the articulation of individualized diagnosis, language teaching (Portuguese as a non-native language), valuing students' native languages and cultures, and active engagement of the educational community.
At the same time, some concerns regarding the broader integration of students in the school and the community were raised and discussed.
This study reinforces the role of schools as spaces of welcome, equity, and belonging, and highlights for more effective public policies that aim to integrate immigrant students.
Este estudo integra o projeto AquiMeEncontro, autorizado pela Direção-Geral da Educação no âmbito da iniciativa Science4Policy 2023 (Portugal), e centra-se na experiência da Turma E do Agrupamento Escolar Madalena (Vila Nova de Gaia), composta maioritariamente por alunos imigrantes. O principal objetivo da investigação é compreender o impacto da criação desta turma como estratégia de integração, identificando os fatores que contribuíram para o seu sucesso. A abordagem metodológica adotada foi a qualitativa, tendo o estudo de caso como principal estratégia de investigação. Foram realizados diversos procedimentos de recolha de dados: entrevistas individuais (com a direção da escola e a professora coordenadora da turma), grupos focais com professores, alunos e pais, e análise documental de três instrumentos institucionais — o Projeto Educativo 2022-2026, Aprendizagem e Inclusão – Medidas e Recursos, e o Guia de Acolhimento para Alunos Migrantes (julho de 2024). Esta triangulação permitiu uma compreensão mais profunda de como a escola desenvolveu uma resposta contextualizada e estruturada à crescente diversidade linguística e cultural. Os resultados mostram que a Classe E é uma prática que promoveu efetivamente a inclusão, o bem-estar e o sucesso acadêmico de estudantes imigrantes. A análise documental revela um compromisso institucional progressivo com a educação inclusiva, particularmente em termos de operacionalização e criação de ferramentas específicas, como o guia de acolhimento. A experiência demonstra que a integração efetiva depende da articulação do diagnóstico individualizado, do ensino de línguas (português como língua não materna), da valorização das línguas e culturas maternas dos estudantes e do engajamento ativo da comunidade educativa. Ao mesmo tempo, algumas preocupações relativas à integração mais ampla dos estudantes na escola e na comunidade foram levantadas e debatidas. Este estudo reforça o papel das escolas como espaços de acolhimento, equidade e pertencimento, e destaca a necessidade de políticas públicas mais eficazes que visem à integração de estudantes imigrantes.
Este estudo integra o projeto AquiMeEncontro, autorizado pela Direção-Geral da Educação no âmbito da iniciativa Science4Policy 2023 (Portugal), e centra-se na experiência da Turma E do Agrupamento Escolar Madalena (Vila Nova de Gaia), composta maioritariamente por alunos imigrantes. O principal objetivo da investigação é compreender o impacto da criação desta turma como estratégia de integração, identificando os fatores que contribuíram para o seu sucesso. A abordagem metodológica adotada foi a qualitativa, tendo o estudo de caso como principal estratégia de investigação. Foram realizados diversos procedimentos de recolha de dados: entrevistas individuais (com a direção da escola e a professora coordenadora da turma), grupos focais com professores, alunos e pais, e análise documental de três instrumentos institucionais — o Projeto Educativo 2022-2026, Aprendizagem e Inclusão – Medidas e Recursos, e o Guia de Acolhimento para Alunos Migrantes (julho de 2024). Esta triangulação permitiu uma compreensão mais profunda de como a escola desenvolveu uma resposta contextualizada e estruturada à crescente diversidade linguística e cultural. Os resultados mostram que a Classe E é uma prática que promoveu efetivamente a inclusão, o bem-estar e o sucesso acadêmico de estudantes imigrantes. A análise documental revela um compromisso institucional progressivo com a educação inclusiva, particularmente em termos de operacionalização e criação de ferramentas específicas, como o guia de acolhimento. A experiência demonstra que a integração efetiva depende da articulação do diagnóstico individualizado, do ensino de línguas (português como língua não materna), da valorização das línguas e culturas maternas dos estudantes e do engajamento ativo da comunidade educativa. Ao mesmo tempo, algumas preocupações relativas à integração mais ampla dos estudantes na escola e na comunidade foram levantadas e debatidas. Este estudo reforça o papel das escolas como espaços de acolhimento, equidade e pertencimento, e destaca a necessidade de políticas públicas mais eficazes que visem à integração de estudantes imigrantes.
Description
Keywords
Inclusive education immigrant students school integration Portugal Educação inclusiva Alunos imigrantes Integração escolar
Pedagogical Context
Citation
Abelha, M., Seabra, F., Matos, A. B. & Borges, I. (2025). Inclusive education in action: a case study of immigrant student integration in a Portuguese school, ICERI2025 Proceedings, pp. 7457-7462.
