Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.82 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Este artigo resulta de um estudo que teve como finalidade entender a importância do clima
organizacional no cumprimento da missão da escola, e aferir se o reforço da educação
pelas artes, materializada através de um programa de expressão artística e emocional
pode contribuir de forma positiva para a melhoria do clima organizacional. Com este
objetivo foi estruturado um programa de expressão artística e emocional, que aplicado a
um grupo de alunos entre os 15 e 17 anos de idade, durante o período de um ano letivo.
Foram recolhidos dados, através da aplicação de testes aos alunos em diferentes momentos
do estudo, de relatórios individuais a partir da sua experiência vivencial e dos registos de
observação relativos à implementação semanal do programa. Este trabalho incidiu sobre a
Escola Europeia de Alicante, onde a multiculturalidade dos seus alunos está muito presente,
uma vez que são provenientes de diversos países. A análise dos dados indicou existir uma
tendência junto dos alunos que vivenciaram o programa para se sentirem melhor na escola,
o que poderá resultar numa influência positiva na perceção que eles mesmos passarão a
ter sobre o clima de escola.
Description
Keywords
Arte e educação Emoção Criatividade Liderança Clima e cultura organizacional