Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Ser pelas artes: contributo da educação pela arte e a mudança do clima organizacional

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Capítulo9_Matos&Almeida&Neves.pdf1.82 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Este artigo resulta de um estudo que teve como finalidade entender a importância do clima organizacional no cumprimento da missão da escola, e aferir se o reforço da educação pelas artes, materializada através de um programa de expressão artística e emocional pode contribuir de forma positiva para a melhoria do clima organizacional. Com este objetivo foi estruturado um programa de expressão artística e emocional, que aplicado a um grupo de alunos entre os 15 e 17 anos de idade, durante o período de um ano letivo. Foram recolhidos dados, através da aplicação de testes aos alunos em diferentes momentos do estudo, de relatórios individuais a partir da sua experiência vivencial e dos registos de observação relativos à implementação semanal do programa. Este trabalho incidiu sobre a Escola Europeia de Alicante, onde a multiculturalidade dos seus alunos está muito presente, uma vez que são provenientes de diversos países. A análise dos dados indicou existir uma tendência junto dos alunos que vivenciaram o programa para se sentirem melhor na escola, o que poderá resultar numa influência positiva na perceção que eles mesmos passarão a ter sobre o clima de escola.

Description

Keywords

Arte e educação Emoção Criatividade Liderança Clima e cultura organizacional

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue