Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
recurso educacional | 520.06 KB | Adobe PDF | ||
PDF recurso | 639.49 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O recurso apresenta os princípios fundamentais da ainda controversa teoria da aprendizagem denominada conectivismo. Atentos às influências e à importância da rede, Siemens e Downes apresentam o conectivismo como uma teoria adaptada à realidade tecnológica e digital na qual vivemos hoje. A partir de uma análise da bibliografia existente, identifica-se que a diversidade, a autonomia, a abertura e a conectividade são pilares dessa proposta, que traz também relevantes contradições. O conectivismo pressupõe que os alunos já dominem satisfatoriamente algumas ferramentas digitais e que estejam aptos para apresentar participações ativas ao longo do curso. Tais expectativas podem dificultar o sucesso acadêmico de alguns alunos engajados e abrir espaço
para questionamentos relativos à democracia na teoria mencionada.
Description
Produzido no âmbito da frequência do mestrado em Pedagogia do eLearning (mPeL), 2014-2015 para apresentar na conferência IV Seminário Web Currículo e XII Encontro de Pesquisadores em Currículo, São Paulo.
Keywords
Conectivismo Educação Siemens Tecnologia
Citation
Nogueira, B. M. (2015). Desafios do Conectivismo como uma teoria democrática da Aprendizagem, Recurso Educacional apresentado IV Seminário Web Currículo e XII Encontro de Pesquisadores em Currículo, São-Paulo