Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

FAVILLE - Facilitators of Virtual Learning

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

O projeto FAVILLE visa contribuir para alcançar padrões de qualidade em relação à "facilitação em ambientes virtuais de aprendizagem" e desenvolver as competências que os facilitadores da aprendizagem virtual necessitam para a sua prática ou melhoraria das suas técnicas. O termo é recente (duas décadas) mas é ainda usado de forma intercambiável com outros como, e-tutor, formador online, facilitador virtual, etc. Um facilitador de aprendizagem virtual é um profissional que facilita a aprendizagem, motiva e apoia os formandos, promove a comunicação e colaboração, e cria oportunidades para a aprendizagem através de várias técnicas e potencia o envolvimento dos formandos nas atividades. A 1ª fase do projeto foi dedicada ao diagnóstico de necessidades, para numa 2ª fase, se conceber e implementar um curso piloto dirigido a que decorreu com formandos europeus. Foi ainda desenvolvida uma aplicação digital que descreve os métodos de facilitação e exemplos do seu uso, e proposta uma framework para a validação de competências dos facilitadores em ambientes virtuais de aprendizagem.

Description

Faville aims to enhance the quality standards of facilitation in virtual learning environments and to provide skills and competences that facilitators of virtual learning need to develop or improve their activity.

Keywords

Facilitação online Técnicas de facilitação Framework

Citation

Morgado, L., Morgado, Lina, Penicheiro, F., Afonso, A., Moreira, J. A. (2022). FAVILLE - Facilitators of Virtual Learning, Morgado, L., Aires, M.L., Seabra, F., Paz, J. Rocha, A. (2022). Investigação e Inovação no LE@D: Atores e Projetos em 2021-2022, pp. 28-33, LE@D, Universidade Aberta. DOI: https://doi.org/10.34627/leadw.2022.3

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue