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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O conceito de competência relaciona-se com a valorização de uma aprendizagem contextualizada e em ação,
em resposta à evolução rápida dos saberes e das práticas profissionais (Pacheco, 2005).
A organização curricular por competências integrou o currículo do ensino básico português em 2001, com a
publicação do Decreto-Lei 6/2001 e posterior publicação do documento «Currículo Nacional do Ensino
Básico: Competências Essenciais». Quase 10 anos após a sua introdução, impunha-se a avaliação desta
reforma curricular, uma vez que “o futuro de uma reforma joga-se nas instituições e nas salas de aula”
(Perrenoud, 2003: 18), de modo que o estudo das formas de apropriação do conceito por parte dos
professores do ensino básico, e das alterações que imprimiram às suas práticas pedagógicas e de avaliação
em consequência da sua introdução na organização curricular portuguesa, se destacam como fulcrais.
A presente comunicação apresenta os resultados da análise documental de planificações e instrumentos de
avaliação desenvolvidos por 16 professores do ensino básico, dos distritos de Braga e Porto e de diferentes
ciclos e grupos disciplinares. Os resultados vão no sentido de uma apropriação superficial do conceito em
análise, assim como de uma alteração mais semântica do que substantiva ano nível das práticas docentes.
Description
Congresso realizado na Universidade da Corunha de 7-9 de Setembro de 2011
Keywords
Currículo Competência Ensino básico Prática docente
Pedagogical Context
Citation
Seabra, Filipa - Competências no ensino básico : análise de planificações e instrumentos de avaliação de professores. In Congreso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxía, 11, Coruña, 2011 - "Congreso internacional ... [Em linha] : libro de actas". Organizado por Alfonso Barca Lozano [et al.]. Coruña : Universidade da Coruña, 2011. ISSN 1138-1663. p. 1217-1228
Publisher
Universidade da Coruña
