Publication
Competências no ensino básico : análise de planificações e instrumentos de avaliação de professores
| dc.contributor.author | Seabra, Filipa | |
| dc.date.accessioned | 2015-02-02T15:09:15Z | |
| dc.date.available | 2015-02-02T15:09:15Z | |
| dc.date.issued | 2011 | |
| dc.description | Congresso realizado na Universidade da Corunha de 7-9 de Setembro de 2011 | por |
| dc.description.abstract | O conceito de competência relaciona-se com a valorização de uma aprendizagem contextualizada e em ação, em resposta à evolução rápida dos saberes e das práticas profissionais (Pacheco, 2005). A organização curricular por competências integrou o currículo do ensino básico português em 2001, com a publicação do Decreto-Lei 6/2001 e posterior publicação do documento «Currículo Nacional do Ensino Básico: Competências Essenciais». Quase 10 anos após a sua introdução, impunha-se a avaliação desta reforma curricular, uma vez que “o futuro de uma reforma joga-se nas instituições e nas salas de aula” (Perrenoud, 2003: 18), de modo que o estudo das formas de apropriação do conceito por parte dos professores do ensino básico, e das alterações que imprimiram às suas práticas pedagógicas e de avaliação em consequência da sua introdução na organização curricular portuguesa, se destacam como fulcrais. A presente comunicação apresenta os resultados da análise documental de planificações e instrumentos de avaliação desenvolvidos por 16 professores do ensino básico, dos distritos de Braga e Porto e de diferentes ciclos e grupos disciplinares. Os resultados vão no sentido de uma apropriação superficial do conceito em análise, assim como de uma alteração mais semântica do que substantiva ano nível das práticas docentes. | por |
| dc.identifier.citation | Seabra, Filipa - Competências no ensino básico : análise de planificações e instrumentos de avaliação de professores. In Congreso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxía, 11, Coruña, 2011 - "Congreso internacional ... [Em linha] : libro de actas". Organizado por Alfonso Barca Lozano [et al.]. Coruña : Universidade da Coruña, 2011. ISSN 1138-1663. p. 1217-1228 | por |
| dc.identifier.issn | 1138-1663 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/3664 | |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.peerreviewed | yes | por |
| dc.publisher | Universidade da Coruña | por |
| dc.subject | Currículo | por |
| dc.subject | Competência | por |
| dc.subject | Ensino básico | por |
| dc.subject | Prática docente | por |
| dc.title | Competências no ensino básico : análise de planificações e instrumentos de avaliação de professores | por |
| dc.type | conference object | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Coruña | por |
| oaire.citation.endPage | 1228 | por |
| oaire.citation.startPage | 1217 | por |
| oaire.citation.title | Atas do XI Congreso Internacional Galego-Portugués | por |
| person.familyName | Seabra | |
| person.givenName | Filipa | |
| person.identifier | YawJROIAAAAJ&hl=pt-PT | |
| person.identifier.ciencia-id | 991A-6004-246D | |
| person.identifier.orcid | 0000-0003-1690-9502 | |
| person.identifier.scopus-author-id | 57210809988 | |
| rcaap.rights | openAccess | por |
| rcaap.type | conferenceObject | por |
| relation.isAuthorOfPublication | 03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec |
