Repository logo
 
Publication

Competências no ensino básico : análise de planificações e instrumentos de avaliação de professores

dc.contributor.authorSeabra, Filipa
dc.date.accessioned2015-02-02T15:09:15Z
dc.date.available2015-02-02T15:09:15Z
dc.date.issued2011
dc.descriptionCongresso realizado na Universidade da Corunha de 7-9 de Setembro de 2011por
dc.description.abstractO conceito de competência relaciona-se com a valorização de uma aprendizagem contextualizada e em ação, em resposta à evolução rápida dos saberes e das práticas profissionais (Pacheco, 2005). A organização curricular por competências integrou o currículo do ensino básico português em 2001, com a publicação do Decreto-Lei 6/2001 e posterior publicação do documento «Currículo Nacional do Ensino Básico: Competências Essenciais». Quase 10 anos após a sua introdução, impunha-se a avaliação desta reforma curricular, uma vez que “o futuro de uma reforma joga-se nas instituições e nas salas de aula” (Perrenoud, 2003: 18), de modo que o estudo das formas de apropriação do conceito por parte dos professores do ensino básico, e das alterações que imprimiram às suas práticas pedagógicas e de avaliação em consequência da sua introdução na organização curricular portuguesa, se destacam como fulcrais. A presente comunicação apresenta os resultados da análise documental de planificações e instrumentos de avaliação desenvolvidos por 16 professores do ensino básico, dos distritos de Braga e Porto e de diferentes ciclos e grupos disciplinares. Os resultados vão no sentido de uma apropriação superficial do conceito em análise, assim como de uma alteração mais semântica do que substantiva ano nível das práticas docentes.por
dc.identifier.citationSeabra, Filipa - Competências no ensino básico : análise de planificações e instrumentos de avaliação de professores. In Congreso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxía, 11, Coruña, 2011 - "Congreso internacional ... [Em linha] : libro de actas". Organizado por Alfonso Barca Lozano [et al.]. Coruña : Universidade da Coruña, 2011. ISSN 1138-1663. p. 1217-1228por
dc.identifier.issn1138-1663
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/3664
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherUniversidade da Coruñapor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectCompetênciapor
dc.subjectEnsino básicopor
dc.subjectPrática docentepor
dc.titleCompetências no ensino básico : análise de planificações e instrumentos de avaliação de professorespor
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCoruñapor
oaire.citation.endPage1228por
oaire.citation.startPage1217por
oaire.citation.titleAtas do XI Congreso Internacional Galego-Portuguéspor
person.familyNameSeabra
person.givenNameFilipa
person.identifierYawJROIAAAAJ&hl=pt-PT
person.identifier.ciencia-id991A-6004-246D
person.identifier.orcid0000-0003-1690-9502
person.identifier.scopus-author-id57210809988
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typeconferenceObjectpor
relation.isAuthorOfPublication03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Seabra2011.pdf
Size:
808.76 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: