Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
capítulo | 1.75 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Neste short paper abordamos brevemente uma análise documental para investigar quais
pesquisas têm sido realizadas nos últimos cinco anos (2018 a 2022) sobre a temática da
Gamificação (Alves, 2015; Busarello, 2016) como prática auxiliar na formação do professor
das áreas de Letras e de Educação. Utilizamos, para tanto, a metodologia de Mapeamento
Sistemático de Literatura (Petersen et al, 2008). Deste modo, encontramos, ao final, 7 (sete)
documentos de investigação que seguiram os critérios de inclusão e exclusão pré estabelecidos em 3 (três) grandes repositórios acadêmicos digitais. Como resultados,
verificamos que as temáticas mais abordadas nos documentos se referem a gamificação de
disciplinas de graduação, análise de oficinas para professores sobre o tema e readequação
de Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem para estudantes das universidades.
Description
Artigo integrado no pós-doc realizado no LE@D, Universidade Aberta com o nº de referência ID4372/FCT-FA-PPhD2021-04.
Keywords
Gamificação Formação docente Mapeamento sistemático de literatura Letras Educação
Citation
Larré, J, Relvas, M.J.C.C., Oliveira, S. (2023). Gamificação e formação docente nos cursos de graduação na área de Letras no Brasil e Portugal: Mapeamento Sistemático de Literatura. In L. Morgado, J. Bidarra, J. Paz, J. Cravino, A. Loureiro (2023). Passado, Presente e Futuro (s) do eLearning em Portugal: 10 anos do eLIES, pp.135-139. LE@D, Universidade Aberta. DOI: https://doi.org/10.34627/leadt.2023.5
Publisher
LE@D, Universidade Aberta