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Advisor(s)
Abstract(s)
As pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgénero, Queer, Intersexo, Assexual LGBTQIA+ (o sinal “mais” representa outras identidades de género e orientações sexuais que não se encaixam no padrão cisgénero e heteronormativo) são estigmatizadas, aquando da descoberta da sua sexualidade e expressão de género não normativa. A partir de sistemas e representações sociais, que assentam na ideia de “anormalidade” (Weeks, 1989), enfrentam trajetórias de vida de grande vulnerabilidade de saúde (Santos 2020). Neste contexto, é preciso que as instituições ensino e saúde façam uma reflexão crítica, sustentada pelas evidências dos diferentes estudos empíricos nacionais e internacionais, com um recorte sobre as trajetórias de vida juvenis não normativas, que desde muito cedo assentam num círculo vicioso de vulnerabilidade e discriminação, com múltiplos impactos ao nível da sua saúde e bem-estar.
Description
Keywords
Jovens LGBTQIA+ Sexualidade Saúde e Bem-estar
Pedagogical Context
Citation
Vieira, C. P. & Henriques, S., (2023). Jovens LGBTQIA+ Sexualidade Saúde E Bem-Estar. In M. Coppi, M. Pequeno, H. Oliveira, F. Tirapicos, A. M. Cristóvão, J. Bonito (Coords.) V Congresso Nacional de Educação para a Saúde | Livro de Resumos (82). Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora (CIEP | UE)
Publisher
Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora (CIEP | UE)