Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Análise de uma experiência num MOOC : da imersão à participação periférica

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
fernandes_cardoso_morgado_capitulo_2013.pdffernandes_cardoso_morgado_capitulo_2013.pdf137.68 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Este artigo descreve uma experiência de participação num MOOC, um Massive Open Online Course como atividade formal de aprendizagem integrada no seminário curricular de doutoramento sobre ‘Ambientes e Pedagogias Emergentes´ (EDEL, Universidade Aberta) e a sua problematização na perspetiva de um estudante online. A atual popularidade do fenómeno dos MOOC exige uma reflexão sobre o contexto do seu aparecimento e uma análise dos seus principais conceitos e pressupostos. Partindo da nossa experiência inicial no OLDSMOOC, efetuámos uma reflexão à luz do modelo de prática reflexiva de Gibbs (1988) e dos princípios conectivistas de Downes (2007): autonomia, diversidade, grau de abertura e conetividade/interatividade. Embora a nossa participação possa ser considerada periférica na perspetiva de Lave e Wenger (1991), esta perspetiva permitiu identificar os fatores que poderão potencialmente influenciar o tipo de experiência num MOOC e apresentar algumas pistas úteis no processo de preparação para uma experiência bem sucedida.

Description

Keywords

MOOC ODSMOOC Conectivismo Ambientes emergentes Pedagogias emergentes Participação periférica

Pedagogical Context

Citation

Fernandes, Isabelle; Cardoso, Paula; Morgado, Lina - Análise de uma experiência num MOOC : da imersão à participação periférica. In Challenges 2013. Conferência Internacional de TIC na Educação, 8, Braga, 2013. "Aprender a qualquer hora e em qualquer lugar, learning anytime anywhere [Em linha] : atas". Organizado por Maria João Gomes [et al.]. Braga: Centro de Competência TIC do Instituto de Educação da Universidade do Minho, 2013. ISBN 978-989-97374-2-6. p. 1535-1548

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Centro de Competência TIC do Instituto de Educação da Universidade do Minho

CC License