Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
fernandes_cardoso_morgado_capitulo_2013.pdf | 137.68 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Este artigo descreve uma experiência de participação num MOOC, um Massive Open Online
Course como atividade formal de aprendizagem integrada no seminário curricular de doutoramento sobre
‘Ambientes e Pedagogias Emergentes´ (EDEL, Universidade Aberta) e a sua problematização na perspetiva
de um estudante online. A atual popularidade do fenómeno dos MOOC exige uma reflexão sobre o contexto
do seu aparecimento e uma análise dos seus principais conceitos e pressupostos. Partindo da nossa
experiência inicial no OLDSMOOC, efetuámos uma reflexão à luz do modelo de prática reflexiva de Gibbs
(1988) e dos princípios conectivistas de Downes (2007): autonomia, diversidade, grau de abertura e
conetividade/interatividade. Embora a nossa participação possa ser considerada periférica na perspetiva
de Lave e Wenger (1991), esta perspetiva permitiu identificar os fatores que poderão potencialmente
influenciar o tipo de experiência num MOOC e apresentar algumas pistas úteis no processo de preparação
para uma experiência bem sucedida.
Description
Keywords
MOOC ODSMOOC Conectivismo Ambientes emergentes Pedagogias emergentes Participação periférica
Pedagogical Context
Citation
Fernandes, Isabelle; Cardoso, Paula; Morgado, Lina - Análise de uma experiência num MOOC : da imersão à participação periférica. In Challenges 2013. Conferência Internacional de TIC na Educação, 8, Braga, 2013. "Aprender a qualquer hora e em qualquer lugar, learning anytime anywhere [Em linha] : atas". Organizado por Maria João Gomes [et al.]. Braga: Centro de Competência TIC do Instituto de Educação da Universidade do Minho, 2013. ISBN 978-989-97374-2-6. p. 1535-1548
Publisher
Centro de Competência TIC do Instituto de Educação da Universidade do Minho