Repository logo
 
Publication

Análise de uma experiência num MOOC : da imersão à participação periférica

dc.contributor.authorMartin-Fernandes, Isabelle
dc.contributor.authorCardoso, Paula
dc.contributor.authorMorgado, Lina
dc.date.accessioned2016-03-20T16:26:03Z
dc.date.available2016-03-20T16:26:03Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractEste artigo descreve uma experiência de participação num MOOC, um Massive Open Online Course como atividade formal de aprendizagem integrada no seminário curricular de doutoramento sobre ‘Ambientes e Pedagogias Emergentes´ (EDEL, Universidade Aberta) e a sua problematização na perspetiva de um estudante online. A atual popularidade do fenómeno dos MOOC exige uma reflexão sobre o contexto do seu aparecimento e uma análise dos seus principais conceitos e pressupostos. Partindo da nossa experiência inicial no OLDSMOOC, efetuámos uma reflexão à luz do modelo de prática reflexiva de Gibbs (1988) e dos princípios conectivistas de Downes (2007): autonomia, diversidade, grau de abertura e conetividade/interatividade. Embora a nossa participação possa ser considerada periférica na perspetiva de Lave e Wenger (1991), esta perspetiva permitiu identificar os fatores que poderão potencialmente influenciar o tipo de experiência num MOOC e apresentar algumas pistas úteis no processo de preparação para uma experiência bem sucedida.pt_PT
dc.description.sponsorshipConferência realizada na Universidade do Minho, em Braga de 15-16 de julho de 2013pt_PT
dc.identifier.citationFernandes, Isabelle; Cardoso, Paula; Morgado, Lina - Análise de uma experiência num MOOC : da imersão à participação periférica. In Challenges 2013. Conferência Internacional de TIC na Educação, 8, Braga, 2013. "Aprender a qualquer hora e em qualquer lugar, learning anytime anywhere [Em linha] : atas". Organizado por Maria João Gomes [et al.]. Braga: Centro de Competência TIC do Instituto de Educação da Universidade do Minho, 2013. ISBN 978-989-97374-2-6. p. 1535-1548pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-97374-2-6
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/5061
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCentro de Competência TIC do Instituto de Educação da Universidade do Minhopt_PT
dc.subjectMOOCpt_PT
dc.subjectODSMOOCpt_PT
dc.subjectConectivismopt_PT
dc.subjectAmbientes emergentespt_PT
dc.subjectPedagogias emergentespt_PT
dc.subjectParticipação periféricapt_PT
dc.titleAnálise de uma experiência num MOOC : da imersão à participação periféricapt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBragapt_PT
oaire.citation.endPage1548pt_PT
oaire.citation.startPage1535pt_PT
oaire.citation.titleChallenges 2013: Aprender a qualquer hora e em qualquer lugar, learning anytime anywherept_PT
person.familyNameCardoso
person.familyNameMorgado
person.givenNamePaula
person.givenNameLina
person.identifier.ciencia-idB41A-3170-5C6B
person.identifier.ciencia-idDA1C-8D7A-8A82
person.identifier.orcid0000-0002-6613-9510
person.identifier.orcid0000-0002-4973-6727
person.identifier.ridD-3122-2012
person.identifier.scopus-author-id55980016200
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication056f8510-140c-4dca-b714-4f0f34d27615
relation.isAuthorOfPublication176c0efa-4887-4890-adb3-24429d7f89cc
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery176c0efa-4887-4890-adb3-24429d7f89cc

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
fernandes_cardoso_morgado_capitulo_2013.pdf
Size:
137.68 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
fernandes_cardoso_morgado_capitulo_2013.pdf
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: