Publication
Análise de uma experiência num MOOC : da imersão à participação periférica
dc.contributor.author | Martin-Fernandes, Isabelle | |
dc.contributor.author | Cardoso, Paula | |
dc.contributor.author | Morgado, Lina | |
dc.date.accessioned | 2016-03-20T16:26:03Z | |
dc.date.available | 2016-03-20T16:26:03Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.description.abstract | Este artigo descreve uma experiência de participação num MOOC, um Massive Open Online Course como atividade formal de aprendizagem integrada no seminário curricular de doutoramento sobre ‘Ambientes e Pedagogias Emergentes´ (EDEL, Universidade Aberta) e a sua problematização na perspetiva de um estudante online. A atual popularidade do fenómeno dos MOOC exige uma reflexão sobre o contexto do seu aparecimento e uma análise dos seus principais conceitos e pressupostos. Partindo da nossa experiência inicial no OLDSMOOC, efetuámos uma reflexão à luz do modelo de prática reflexiva de Gibbs (1988) e dos princípios conectivistas de Downes (2007): autonomia, diversidade, grau de abertura e conetividade/interatividade. Embora a nossa participação possa ser considerada periférica na perspetiva de Lave e Wenger (1991), esta perspetiva permitiu identificar os fatores que poderão potencialmente influenciar o tipo de experiência num MOOC e apresentar algumas pistas úteis no processo de preparação para uma experiência bem sucedida. | pt_PT |
dc.description.sponsorship | Conferência realizada na Universidade do Minho, em Braga de 15-16 de julho de 2013 | pt_PT |
dc.identifier.citation | Fernandes, Isabelle; Cardoso, Paula; Morgado, Lina - Análise de uma experiência num MOOC : da imersão à participação periférica. In Challenges 2013. Conferência Internacional de TIC na Educação, 8, Braga, 2013. "Aprender a qualquer hora e em qualquer lugar, learning anytime anywhere [Em linha] : atas". Organizado por Maria João Gomes [et al.]. Braga: Centro de Competência TIC do Instituto de Educação da Universidade do Minho, 2013. ISBN 978-989-97374-2-6. p. 1535-1548 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-97374-2-6 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/5061 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Centro de Competência TIC do Instituto de Educação da Universidade do Minho | pt_PT |
dc.subject | MOOC | pt_PT |
dc.subject | ODSMOOC | pt_PT |
dc.subject | Conectivismo | pt_PT |
dc.subject | Ambientes emergentes | pt_PT |
dc.subject | Pedagogias emergentes | pt_PT |
dc.subject | Participação periférica | pt_PT |
dc.title | Análise de uma experiência num MOOC : da imersão à participação periférica | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Braga | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 1548 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 1535 | pt_PT |
oaire.citation.title | Challenges 2013: Aprender a qualquer hora e em qualquer lugar, learning anytime anywhere | pt_PT |
person.familyName | Cardoso | |
person.familyName | Morgado | |
person.givenName | Paula | |
person.givenName | Lina | |
person.identifier.ciencia-id | B41A-3170-5C6B | |
person.identifier.ciencia-id | DA1C-8D7A-8A82 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-6613-9510 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-4973-6727 | |
person.identifier.rid | D-3122-2012 | |
person.identifier.scopus-author-id | 55980016200 | |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 056f8510-140c-4dca-b714-4f0f34d27615 | |
relation.isAuthorOfPublication | 176c0efa-4887-4890-adb3-24429d7f89cc | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 176c0efa-4887-4890-adb3-24429d7f89cc |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- fernandes_cardoso_morgado_capitulo_2013.pdf
- Size:
- 137.68 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
- fernandes_cardoso_morgado_capitulo_2013.pdf
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.97 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: