Publication
Digender2Palop: estudo sobre a igualdade de género e a inclusão digital em países lusófonos africanos
| dc.contributor.author | Mouraz, Ana | |
| dc.contributor.author | Borges, Irina | |
| dc.contributor.author | Vieira, Cristina Pereira | |
| dc.contributor.author | Seabra, Filipa | |
| dc.contributor.author | Barros, Daniela Melaré Vieira | |
| dc.contributor.author | Almeida, Ana Patrícia | |
| dc.contributor.author | Nobre, Ana | |
| dc.contributor.author | Rocha, Benvindo | |
| dc.contributor.author | Neves, Cláudia | |
| dc.contributor.author | Raul, Dionísio | |
| dc.contributor.author | João, Ilídio | |
| dc.contributor.author | Martins, Leoportina | |
| dc.contributor.author | Cani, Miguel | |
| dc.contributor.author | Silva, N'Gome da | |
| dc.contributor.author | Abelha, Marta | |
| dc.contributor.author | Sebastião, Osvaldo | |
| dc.contributor.author | Reis, Rafael | |
| dc.contributor.author | Cabral, Sónia | |
| dc.date.accessioned | 2025-12-04T15:02:36Z | |
| dc.date.available | 2025-12-04T15:02:36Z | |
| dc.date.issued | 2025 | |
| dc.description.abstract | A desigualdade de género continua a ser um desafio premente em várias regiões de África, limi-tando o acesso de mulheres e raparigas a oportunidades educativas e recursos económicos. Este estudo, centrado no projeto DIGENDER2PALOP, explora a integração de competências digitais nas práticas pedagógicas como uma forma de promover a igualdade de género nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP). O objetivo é investigar como a educação digital pode contribuir para a participação equitativa de raparigas e mulheres, fomentando uma educação mais inclusiva e, consequentemente, uma sociedade mais democrática. A pesquisa adota uma abordagem mista, incluindo a aplicação de um questionário para mapear e analisar as práticas pedagógicas, bem como grupos focais com professores de três países africanos de língua oficial portuguesa (Angola, Cabo Verde e Guiné-Bissau). Estes métodos são utilizados para avaliar como as práticas educativas, especialmente nas áreas de STEM, podem ser ajustadas para favorecer a inclusão digital, garantindo uma maior participação das raparigas e mulheres. Os dados da literatura indicam que normas culturais enraizadas e a falta de acesso a tecnologias digi-tais constituem barreiras significativas, o que impacta diretamente na capacidade das raparigas de participar ativamente na educação e na construção de uma cidadania plena. O projeto, cujos primeiros resultados desta apresentação são oriundos do questionário, pretende também colaborar com professores no terreno para promover ambientes de aprendizagem inclusi-vas e personalizáveis, que estimulem tanto a educação democrática quanto a participação equita-tiva. Esta apresentação focar-se-á no primeiro mapeamento realizado, que destaca a importância atribuída pelos professores às competências digitais dos alunos e alunas, as práticas pedagógicas utilizadas para as desenvolver, bem como a autoconfiança dos docentes em relação às suas própri-as competências digitais. O questionário, uma adaptação de um projeto desenvolvido em 2022 para professores portugue-ses do 1º Ciclo da Educação Básica, está atualmente em fase de aplicação, e espera-se ter resulta-dos preliminares no início de novembro de 2024. Estes dados permitirão uma análise inicial sobre como as competências digitais podem não apenas promover a igualdade de género, mas também reforçar os pilares de uma educação democrática, ao estimular a participação ativa de todos os alunos e alunas nas suas comunidades educativas. | por |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/20502 | |
| dc.language.iso | por | |
| dc.peerreviewed | yes | |
| dc.publisher | APS | |
| dc.relation | Digender2Palop | |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | |
| dc.subject | Género | |
| dc.subject | Igualdade | |
| dc.subject | Inclusão digital | |
| dc.subject | Empoderamento | |
| dc.title | Digender2Palop: estudo sobre a igualdade de género e a inclusão digital em países lusófonos africanos | por |
| dc.type | conference object | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferenceDate | 2025-07 | |
| oaire.citation.conferencePlace | São Miguel - Açores | |
| oaire.citation.startPage | 200 | |
| oaire.citation.title | XIII Congresso Português de Sociologia. Democracias à prova: riscos e incertezas | |
| oaire.version | http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85 | |
| person.familyName | Mouraz | |
| person.familyName | Borges | |
| person.familyName | Vieira | |
| person.familyName | Seabra | |
| person.familyName | Barros | |
| person.familyName | Almeida | |
| person.familyName | Nobre | |
| person.familyName | Neves | |
| person.familyName | Abelha | |
| person.givenName | Ana | |
| person.givenName | Irina | |
| person.givenName | Cristina Pereira | |
| person.givenName | Filipa | |
| person.givenName | Daniela Melaré Vieira | |
| person.givenName | Ana Patrícia | |
| person.givenName | Ana | |
| person.givenName | Cláudia | |
| person.givenName | Marta | |
| person.identifier | K-5236-2014 | |
| person.identifier | YawJROIAAAAJ&hl=pt-PT | |
| person.identifier | H-1160-2016 | |
| person.identifier.ciencia-id | 451A-5847-2060 | |
| person.identifier.ciencia-id | A518-7FC0-C1ED | |
| person.identifier.ciencia-id | 6613-FC42-397A | |
| person.identifier.ciencia-id | 991A-6004-246D | |
| person.identifier.ciencia-id | 2511-BF94-D07F | |
| person.identifier.ciencia-id | 8A16-E8FD-FBB0 | |
| person.identifier.ciencia-id | D615-97B1-12BD | |
| person.identifier.ciencia-id | F514-767E-6474 | |
| person.identifier.ciencia-id | 9D1F-94B0-794A | |
| person.identifier.orcid | 0000-0001-7960-5923 | |
| person.identifier.orcid | 0009-0003-5975-9302 | |
| person.identifier.orcid | 0000-0002-5494-5371 | |
| person.identifier.orcid | 0000-0003-1690-9502 | |
| person.identifier.orcid | 0000-0002-1412-2231 | |
| person.identifier.orcid | 0000-0001-5242-8285 | |
| person.identifier.orcid | 0000-0002-9902-1850 | |
| person.identifier.orcid | 0000-0002-8175-4749 | |
| person.identifier.orcid | 0000-0001-7105-3722 | |
| person.identifier.scopus-author-id | ID 55213861200 | |
| person.identifier.scopus-author-id | 57210809988 | |
| person.identifier.scopus-author-id | 34977273500 | |
| person.identifier.scopus-author-id | 35772219700 | |
| relation.isAuthorOfPublication | 7d4ef2e7-55d8-453a-8d57-b0ae7ed9a750 | |
| relation.isAuthorOfPublication | 789be6c3-faab-4d5a-aa2b-94158343d68d | |
| relation.isAuthorOfPublication | b41cac31-fb44-4537-95f2-cf9d5cc0600f | |
| relation.isAuthorOfPublication | 03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec | |
| relation.isAuthorOfPublication | 8412414c-c008-47c0-a225-d40d97c6900c | |
| relation.isAuthorOfPublication | 6648fc04-9ea5-4cc9-8f13-cd2ccb9e9119 | |
| relation.isAuthorOfPublication | b32570c5-368f-4257-a73b-c49acf289869 | |
| relation.isAuthorOfPublication | 13c8bba3-2fe6-4e5c-9264-83cf060de51c | |
| relation.isAuthorOfPublication | 86f42f05-2f8e-45b8-a4df-886ed652f9e6 | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 7d4ef2e7-55d8-453a-8d57-b0ae7ed9a750 |
