Repository logo
 
Publication

Digender2Palop: estudo sobre a igualdade de género e a inclusão digital em países lusófonos africanos

dc.contributor.authorMouraz, Ana
dc.contributor.authorBorges, Irina
dc.contributor.authorVieira, Cristina Pereira
dc.contributor.authorSeabra, Filipa
dc.contributor.authorBarros, Daniela Melaré Vieira
dc.contributor.authorAlmeida, Ana Patrícia
dc.contributor.authorNobre, Ana
dc.contributor.authorRocha, Benvindo
dc.contributor.authorNeves, Cláudia
dc.contributor.authorRaul, Dionísio
dc.contributor.authorJoão, Ilídio
dc.contributor.authorMartins, Leoportina
dc.contributor.authorCani, Miguel
dc.contributor.authorSilva, N'Gome da
dc.contributor.authorAbelha, Marta
dc.contributor.authorSebastião, Osvaldo
dc.contributor.authorReis, Rafael
dc.contributor.authorCabral, Sónia
dc.date.accessioned2025-12-04T15:02:36Z
dc.date.available2025-12-04T15:02:36Z
dc.date.issued2025
dc.description.abstractA desigualdade de género continua a ser um desafio premente em várias regiões de África, limi-tando o acesso de mulheres e raparigas a oportunidades educativas e recursos económicos. Este estudo, centrado no projeto DIGENDER2PALOP, explora a integração de competências digitais nas práticas pedagógicas como uma forma de promover a igualdade de género nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP). O objetivo é investigar como a educação digital pode contribuir para a participação equitativa de raparigas e mulheres, fomentando uma educação mais inclusiva e, consequentemente, uma sociedade mais democrática. A pesquisa adota uma abordagem mista, incluindo a aplicação de um questionário para mapear e analisar as práticas pedagógicas, bem como grupos focais com professores de três países africanos de língua oficial portuguesa (Angola, Cabo Verde e Guiné-Bissau). Estes métodos são utilizados para avaliar como as práticas educativas, especialmente nas áreas de STEM, podem ser ajustadas para favorecer a inclusão digital, garantindo uma maior participação das raparigas e mulheres. Os dados da literatura indicam que normas culturais enraizadas e a falta de acesso a tecnologias digi-tais constituem barreiras significativas, o que impacta diretamente na capacidade das raparigas de participar ativamente na educação e na construção de uma cidadania plena. O projeto, cujos primeiros resultados desta apresentação são oriundos do questionário, pretende também colaborar com professores no terreno para promover ambientes de aprendizagem inclusi-vas e personalizáveis, que estimulem tanto a educação democrática quanto a participação equita-tiva. Esta apresentação focar-se-á no primeiro mapeamento realizado, que destaca a importância atribuída pelos professores às competências digitais dos alunos e alunas, as práticas pedagógicas utilizadas para as desenvolver, bem como a autoconfiança dos docentes em relação às suas própri-as competências digitais. O questionário, uma adaptação de um projeto desenvolvido em 2022 para professores portugue-ses do 1º Ciclo da Educação Básica, está atualmente em fase de aplicação, e espera-se ter resulta-dos preliminares no início de novembro de 2024. Estes dados permitirão uma análise inicial sobre como as competências digitais podem não apenas promover a igualdade de género, mas também reforçar os pilares de uma educação democrática, ao estimular a participação ativa de todos os alunos e alunas nas suas comunidades educativas.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/20502
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.publisherAPS
dc.relationDigender2Palop
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectGénero
dc.subjectIgualdade
dc.subjectInclusão digital
dc.subjectEmpoderamento
dc.titleDigender2Palop: estudo sobre a igualdade de género e a inclusão digital em países lusófonos africanospor
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferenceDate2025-07
oaire.citation.conferencePlaceSão Miguel - Açores
oaire.citation.startPage200
oaire.citation.titleXIII Congresso Português de Sociologia. Democracias à prova: riscos e incertezas
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
person.familyNameMouraz
person.familyNameBorges
person.familyNameVieira
person.familyNameSeabra
person.familyNameBarros
person.familyNameAlmeida
person.familyNameNobre
person.familyNameNeves
person.familyNameAbelha
person.givenNameAna
person.givenNameIrina
person.givenNameCristina Pereira
person.givenNameFilipa
person.givenNameDaniela Melaré Vieira
person.givenNameAna Patrícia
person.givenNameAna
person.givenNameCláudia
person.givenNameMarta
person.identifierK-5236-2014
person.identifierYawJROIAAAAJ&hl=pt-PT
person.identifierH-1160-2016
person.identifier.ciencia-id451A-5847-2060
person.identifier.ciencia-idA518-7FC0-C1ED
person.identifier.ciencia-id6613-FC42-397A
person.identifier.ciencia-id991A-6004-246D
person.identifier.ciencia-id2511-BF94-D07F
person.identifier.ciencia-id8A16-E8FD-FBB0
person.identifier.ciencia-idD615-97B1-12BD
person.identifier.ciencia-idF514-767E-6474
person.identifier.ciencia-id9D1F-94B0-794A
person.identifier.orcid0000-0001-7960-5923
person.identifier.orcid0009-0003-5975-9302
person.identifier.orcid0000-0002-5494-5371
person.identifier.orcid0000-0003-1690-9502
person.identifier.orcid0000-0002-1412-2231
person.identifier.orcid0000-0001-5242-8285
person.identifier.orcid0000-0002-9902-1850
person.identifier.orcid0000-0002-8175-4749
person.identifier.orcid0000-0001-7105-3722
person.identifier.scopus-author-idID 55213861200
person.identifier.scopus-author-id57210809988
person.identifier.scopus-author-id34977273500
person.identifier.scopus-author-id35772219700
relation.isAuthorOfPublication7d4ef2e7-55d8-453a-8d57-b0ae7ed9a750
relation.isAuthorOfPublication789be6c3-faab-4d5a-aa2b-94158343d68d
relation.isAuthorOfPublicationb41cac31-fb44-4537-95f2-cf9d5cc0600f
relation.isAuthorOfPublication03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec
relation.isAuthorOfPublication8412414c-c008-47c0-a225-d40d97c6900c
relation.isAuthorOfPublication6648fc04-9ea5-4cc9-8f13-cd2ccb9e9119
relation.isAuthorOfPublicationb32570c5-368f-4257-a73b-c49acf289869
relation.isAuthorOfPublication13c8bba3-2fe6-4e5c-9264-83cf060de51c
relation.isAuthorOfPublication86f42f05-2f8e-45b8-a4df-886ed652f9e6
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery7d4ef2e7-55d8-453a-8d57-b0ae7ed9a750

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
APS.pdf
Size:
2.59 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: