Repository logo
 
Publication

Formação docente e práticas pedagógicas suportadas por quadros interativos multimédia

dc.contributor.authorVasconcelos, Teresa
dc.contributor.authorMoreira, J. António
dc.date.accessioned2014-01-26T20:13:23Z
dc.date.available2014-01-26T20:13:23Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractNo contexto da sociedade do conhecimento torna-se necessário apostar numa formação docente que alie o uso das tecnologias à teoria e prática educativas reflexivas. A proposta que apresentamos neste trabalho tem como objetivo contribuir para uma melhoria do exercício profissional de professores de diferentes áreas curriculares, tendo em conta a utilização eficiente dos quadros interativos multimédia. Para o efeito promovemos uma ação de formação com o intuito de proporcionar aos professores conhecimentos que lhes permitissem utilizar os quadros interativos de uma forma eficaz. Os dados recolhidos resultantes da inquirição que fizemos aos professores permitem-nos concluir que estes consideram os quadros importantes na sua prática, referindo inclusive que a sua utilização permite equacionar o processo de ensino-aprendizagem de forma diferente. Concluímos, ainda, que os professores estão bastante motivados para o uso destes quadros interativos, sublinhando a necessidade de continuar a frequentar ações de formação neste âmbito para se sentirem mais proficientes.por
dc.description.abstractIn the context of the knowledge society it becomes necessary to invest in teacher training that combines the use of technology with reflective educational theory and practice. The proposal presented in this paper aims at contributing to an improvement of the professional practice of teachers from different subject areas, taking into account the efficient use of multimedia interactive whiteboards. For that intent we have drawn up a teacher training programmer so as to provide teachers with skills that would enable them to use the whiteboard effectively in the classroom. The data collected resulting from the inquiry we have made led to the conclusion that teachers consider these tools important in their practice, referring that its use provides a different approach to the teaching and learning process. We also concluded that teachers are highly motivated for the use of whiteboards, however emphasizing the need to continue to attend training initiatives in this area to become more proficient.por
dc.identifier.citationVasconcelos, Teresa; Moreira, J. António - Formação docente e práticas pedagógicas suportadas por quadros interativos multimédia. In ticEDUCA2012. Congresso Internacional TIC e Educação, 2, Lisboa, 2012 - "Em direção à educação 2.0 [Em linha] : atas". Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2012. p. 2296-2315
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/2921
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherInstituto de Educação da Universidade Lisboapor
dc.subjectQuadros interativos multimédiapor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectTICpor
dc.subjectWhiteboardspor
dc.subjectTechnologypor
dc.subjectLearning environmentspor
dc.subjectEducationpor
dc.titleFormação docente e práticas pedagógicas suportadas por quadros interativos multimédiapor
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboa, Portugalpor
oaire.citation.endPage2315por
oaire.citation.startPage2296por
oaire.citation.titleII Congresso Internacional TIC e Educaçãopor
person.familyNameMoreira
person.givenNameJ. António
person.identifier.ciencia-id2B14-ACE3-6C96
person.identifier.orcid0000-0003-0147-0592
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typeconferenceObjectpor
relation.isAuthorOfPublicationda2ca531-e45f-48fe-bafe-1151cfa6dd85
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryda2ca531-e45f-48fe-bafe-1151cfa6dd85

Files