Repository logo
 
Publication

O mensageiro instantâneo em processos e tarefas de um curso online

dc.contributor.advisorMendes, António Quintas
dc.contributor.authorCastro, Lina Maria Fernandes da Fonseca e
dc.date.accessioned2009-08-06T13:25:34Z
dc.date.available2009-08-06T13:25:34Z
dc.date.issued2009
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Comunicação Educacional Multimedia apresentada à Universidade Abertapt
dc.description.abstractO trabalho que agora se apresenta estrutura-se do seguinte modo: Inicialmente, abordam-se as perspectivas para o futuro da educação. Enunciam-se os fundamentos teóricos associados à educação online, particularizando cognição e aprendizagem; modelos de cursos, modelos de comunicação e meios de comunicação. Revêem-se as teorias da comunicação, nomeadamente as aplicadas à comunicação mediada por computador. Apresenta-se o mensageiro instantâneo, efectua-se a análise semiótica das características gerais destes programas de comunicação e apresentam-se, em revisão de literatura, estudos realizados sobre este meio de comunicação. No quadro da teoria da sincronicidade dos meios de comunicação, apresentam-se algumas hipóteses sobre a utilização dos MIs em ambiente de educação online e procura-se identificar quais as funcionalidades do MI valorizadas pelo utilizador. Explana-se o método de investigação adoptado nomeadamente os instrumentos de recolha dos dados e a análise dos dados. Finalmente, apresentam-se conclusões que apontam para a validade da Teoria da Sincronicidade dos Meios de Comunicação como modelo útil para suportar a utilização dos MIs na educação online.
dc.description.abstractThe work that is now presented is structured in the following way: Initially are discussed some perspectives for the future of education namely the theoretical foundations associated to online education in its cognitive and learning aspects, models of courses, models of communication and media. Theories of communication are reviewed namely those applied to computer mediated communication. Instant Messaging is presented, together with a semiotic analysis of the general characteristics of those programs of communication and, in a revision of literature, some studies about this media are reviewed. Under the theory of media synchronicity, we consider some hypothesis about the use of IMs in the environment of online education and we try to identify which features have additional value to the IM user. We explain the approach of inquiry adopted namely the instruments of data collection and the data analysis. Finally, conclusions are presented that validate the adequacy of synchronicity theory to support the use of IM in online learning.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.identifier.citationCastro, Lina Maria Fernandes da Fonseca e - O mensageiro instantâneo em processos e tarefas de um curso online [Em linha]. [Lisboa : s.n.], 2009. XV, 153 p.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/1383
dc.language.isoporpt
dc.subjectEnsino a distânciapt
dc.subjectAprendizagempt
dc.subjectEnsino colaborativopt
dc.subjectCursospt
dc.subjectRedes de comunicaçãopt
dc.subjectSistemas on-linept
dc.subjectSincroniapt
dc.subjectInstant messaging
dc.subjectTheory of media synchronicity
dc.subjectConveyance
dc.subjectConvergence
dc.subjectProduction function
dc.subjectGroup well-being function
dc.subjectMember-support function
dc.titleO mensageiro instantâneo em processos e tarefas de um curso onlinept
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccess
rcaap.typemasterThesispt

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MensgInstProcTarefCursoOnline.pdf
Size:
1.54 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: