Repository logo
 
Publication

As bibliotecas escolares na região de Setúbal: percepções de alunos e professores sobre o seu papel na aprendizagem

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.advisorBastos, Glória
dc.contributor.authorNascimento, Allan Gabbay do
dc.date.accessioned2023-06-22T14:47:54Z
dc.date.available2023-06-22T14:47:54Z
dc.date.issued2023-06-05
dc.date.submitted2023-06-22
dc.description.abstractA biblioteca escolar constitui um espaço pedagógico que tem vindo a assumir uma importância crescente no trabalho que a escola desenvolve, no contexto português. Em especial na área da leitura e do desenvolvimento de competências de literacia da informação e mediática, o papel da biblioteca nas escolas é relevante e vários estudos nacionais e internacionais têm comprovado esse facto. Mas como é que alguns dos mais diretos intervenientes no trabalho das bibliotecas percepcionam a sua influência nas aprendizagens? Neste trabalho analisou-se as percepções de alunos e professores em relação ao papel da Biblioteca Escolar nas aprendizagens, em particular na área da leitura. Os dados analisados foram recolhidos no âmbito da aplicação do modelo de avaliação da biblioteca, pela Rede de Bibliotecas Escolares, em ciclos e anos distintos: 2015, 2017 e 2019. Foram examinadas e confrontadas, através de uma estatística descritiva, as respostas dadas por alunos e por professores de escolas do distrito de Setúbal. Em relação aos alunos, verificou-se que são os do 1.º ciclo que revelam uma perspetiva mais positiva sobre o papel da biblioteca escolar nas suas aprendizagens, em especial na área da leitura. No parâmetro relacionado com a leitura, os professores de outros níveis de ensino têm uma perspectiva mais positiva que a dos alunos. Ao observar o papel da biblioteca escolar no desenvolvimento das competências para os média percebe-se o mesmo resultado. Concluiu-se também que ao longo dos 3 ciclos de avaliação analisados não se verificaram alterações significativas na forma como alunos e professores avaliam o contributo da biblioteca escolar para o sucesso das aprendizagens.pt_PT
dc.description.abstractThe school library constitutes a pedagogical space that has been assuming a growing importance in the work that the school develops, in the Portuguese context. Especially in the area of reading and the development of information and media literacy skills, the role of the library in schools is relevant and several national and international studies have proven this fact. But how some of the key players understand the influence of the school libraries in the learning process? In this dissertation, we analyze the perception of students and teachers in relation to the role of libraries in learning, with a special focus on reading. The analyzed data were collected in the scope of the application of the library evaluation model, by the School Libraries Network, in different cycles and years: 2015, 2017 and 2019. The answers given by students and teachers from Setubal district were examined and confronted using descriptive statistics. Among the students we found that in the first cycle (6 to 9 years old) there is a more positive perspective on the role of school library in their learning, especially in the area of reading. Regarding the reading experience in the second cycle, third cycle and high school, the teachers declared a more positive perspective than the students. The result was the same in the question about the role of the school libraries in the development of media literacy. It was also concluded that over the 3 assessment cycles analysed there were no significant changes in the way students and teachers assess the contribution of the school library to successful learning.pt_PT
dc.identifier.citationNascimento, Allan Gabbay do - As bibliotecas escolares na região de Setúbal [Em linha]: percepções de alunos e professores sobre o seu papel na aprendizagem. Lisboa: [s.n.], 2023. 115 p.
dc.identifier.tid203332954
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/14110
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectBiblioteca escolarpt_PT
dc.subjectModelo de avaliação das bibliotecas escolarespt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectAlunospt_PT
dc.subjectSetúbalpt_PT
dc.subjectSchool librarypt_PT
dc.subjectSchool library evaluation modelpt_PT
dc.subjectStudents learningpt_PT
dc.titleAs bibliotecas escolares na região de Setúbal: percepções de alunos e professores sobre o seu papel na aprendizagempt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares, apresentada à Universidade Abertapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TMGIBE_AllanNascimento.pdf
Size:
1.91 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: