Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
5.79 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O feedback tem sido considerado um poderoso instrumento na aprendizagem. No caso do ensino a distância, toma outras dimensões atendendo ao contexto e tipos de interação. A presente comunicação visa analisar o processo de feedback dado
pelos professores aos estudantes durante as atividades em regime a distância, durante um semestre, em 7 disciplinas da área de Hisótória, Pedagogia e Psicologia, no quadro da oferta pedagógica do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) de Moçambique. No estudo participaram 8 docentes. A metodologia usada foi o estudo de caso, tendo os
dados sido recolhidos através de observação direta não participante e learning analytics da plataforma Moodle. Os dados obtidos foram tratados estatisticamente, tendo sido sujeitos a vários testes (Análise cruzada de dados; Correlação entre as variáveis; Coeficiente de determinação e Modelo de Regressão linear).A análise dos resultados aponta para a existência de três tipos
de feedback dado pelos docentes apenas numa das disciplinas estudadas (A): corretivo, motivacional e elaborado. Analisou-se
também a relação da existência de feedback dado pelo docente com o aproveitamento final dos estudantes e apenas 42.7% da nota final obtida pelo estudante é explicada pelo feedback recebido na disciplina. Nas restantes disciplinas verificou-se a inexistência da prática de feedback. Os resultados permitem concluir que o feedback realizado de forma eficaz permite alcançar resultados positivos e promover o bom desempenho por parte dos estudantes. Como trabalho futuro, pretende-se aprofundar os resultados obtidos alargando o estudo a outros anos da licenciatura em estudo e complementando a recolha de dados com a realização de entrevistas aos docentes e estudantes.
Description
Keywords
Educação a distância Docência a distância Feedback
Citation
Guilima, A.,Afonso, A. P., Morgado, L. (2022). Feedback Docente em EAD: reflexões sobre um estudo de caso, Sá, M. H.A., Morgado, L. (Eds.). Livro de Atas do V ENJIE: Investigação em Educação e Responsabilidade Social - vozes dos jovens investigadores, pp. 301-3022, UA Editora, Doi: https://doi.org/10.48528/tr7a-j538
Publisher
UA Editora