Publication
Feedback docente em EAD: reflexões sobre um estudo de caso
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | pt_PT |
datacite.subject.sdg | 10:Reduzir as Desigualdades | pt_PT |
dc.contributor.author | Guilima, Augusta | |
dc.contributor.author | Afonso, Ana Paula | |
dc.contributor.author | Morgado, Lina | |
dc.date.accessioned | 2023-01-05T09:07:48Z | |
dc.date.available | 2023-01-05T09:07:48Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.description.abstract | O feedback tem sido considerado um poderoso instrumento na aprendizagem. No caso do ensino a distância, toma outras dimensões atendendo ao contexto e tipos de interação. A presente comunicação visa analisar o processo de feedback dado pelos professores aos estudantes durante as atividades em regime a distância, durante um semestre, em 7 disciplinas da área de Hisótória, Pedagogia e Psicologia, no quadro da oferta pedagógica do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) de Moçambique. No estudo participaram 8 docentes. A metodologia usada foi o estudo de caso, tendo os dados sido recolhidos através de observação direta não participante e learning analytics da plataforma Moodle. Os dados obtidos foram tratados estatisticamente, tendo sido sujeitos a vários testes (Análise cruzada de dados; Correlação entre as variáveis; Coeficiente de determinação e Modelo de Regressão linear).A análise dos resultados aponta para a existência de três tipos de feedback dado pelos docentes apenas numa das disciplinas estudadas (A): corretivo, motivacional e elaborado. Analisou-se também a relação da existência de feedback dado pelo docente com o aproveitamento final dos estudantes e apenas 42.7% da nota final obtida pelo estudante é explicada pelo feedback recebido na disciplina. Nas restantes disciplinas verificou-se a inexistência da prática de feedback. Os resultados permitem concluir que o feedback realizado de forma eficaz permite alcançar resultados positivos e promover o bom desempenho por parte dos estudantes. Como trabalho futuro, pretende-se aprofundar os resultados obtidos alargando o estudo a outros anos da licenciatura em estudo e complementando a recolha de dados com a realização de entrevistas aos docentes e estudantes. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Guilima, A.,Afonso, A. P., Morgado, L. (2022). Feedback Docente em EAD: reflexões sobre um estudo de caso, Sá, M. H.A., Morgado, L. (Eds.). Livro de Atas do V ENJIE: Investigação em Educação e Responsabilidade Social - vozes dos jovens investigadores, pp. 301-3022, UA Editora, Doi: https://doi.org/10.48528/tr7a-j538 | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.48528/tr7a-j538 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-972-789-731-5 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/13027 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | UA Editora | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://ria.ua.pt/handle/10773/33065 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Educação a distância | pt_PT |
dc.subject | Docência a distância | pt_PT |
dc.subject | Feedback | pt_PT |
dc.title | Feedback docente em EAD: reflexões sobre um estudo de caso | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 321 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 301 | pt_PT |
oaire.citation.title | Livro de Atas do V ENJIE: Investigação em Educação e Responsabilidade Social - vozes dos jovens investigadores | pt_PT |
person.familyName | Afonso | |
person.familyName | Morgado | |
person.givenName | Ana Paula | |
person.givenName | Lina | |
person.identifier.ciencia-id | 0F14-9519-51DD | |
person.identifier.ciencia-id | DA1C-8D7A-8A82 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-6701-0922 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-4973-6727 | |
person.identifier.rid | D-3122-2012 | |
person.identifier.scopus-author-id | 56027709100 | |
person.identifier.scopus-author-id | 55980016200 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | a6b743f6-6539-4898-af49-f97ff8f209ba | |
relation.isAuthorOfPublication | 176c0efa-4887-4890-adb3-24429d7f89cc | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | a6b743f6-6539-4898-af49-f97ff8f209ba |