Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
311.21 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Esta comunicação debruça-se sobre a problemática das emoções online em contextos de aprendizagem online no ensino duperior a distância, apresentando um novo modelo para a lábil identificação emocional. Trata-se duma investigação sobre a "vinculação" do docente-estudante, baseada num design de experiências de aprendizagem decorrentes das necessidades emergentes no contexto online, reforçadoras da interação afetiva e motivacional.
Pretende melhorar o bem-estar e a qualidade na aprendizagem, envolvendo nesta interação e comunicação online os estudantes integrados em ambientes digitais formais e não formais, no ensino superior recorre à metodologia Design-Based- Research, num estudo multi-casos. Os resultados provisórios apontam para a importância do reforço da presença emocional do Tutor/Professor e das micro-lideranças estudantis.
Description
Keywords
Educação a distância online Emoções online Ambientes virtuais de aprendizagem Estudante de ensino a distância Envolvimento emocional
Pedagogical Context
Citation
Oliveira, Teresa Severino; Morgado, Lina - Impacto da dinâmica emocional na aprendizagem em cursos a distância no ensino superior: o papel da presença emocional e das micro-lideranças. In International Congress of Educational Sciences and Development, 6, Setúbal - "International congress... [Em linha]: libro de actas". Editado por Tamara Ramiro-Sánchez; Mª Teresa Ramiro Sánchez; Mª Paz Bermúdez Sánchez. Granada: AEPC, 2018. ISBN 978-84-09-02091-1. p. 675
Publisher
Asociación Española de Psicología Conductual (AEPC)