Publication
Impacto da dinâmica emocional na aprendizagem em cursos a distância no ensino superior: o papel da presença emocional e micro-lideranças
dc.contributor.author | Oliveira, Teresa Severino | |
dc.contributor.author | Morgado, Lina | |
dc.date.accessioned | 2019-05-08T11:52:11Z | |
dc.date.available | 2019-05-08T11:52:11Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.description.abstract | Esta comunicação debruça-se sobre a problemática das emoções online em contextos de aprendizagem online no ensino duperior a distância, apresentando um novo modelo para a lábil identificação emocional. Trata-se duma investigação sobre a "vinculação" do docente-estudante, baseada num design de experiências de aprendizagem decorrentes das necessidades emergentes no contexto online, reforçadoras da interação afetiva e motivacional. Pretende melhorar o bem-estar e a qualidade na aprendizagem, envolvendo nesta interação e comunicação online os estudantes integrados em ambientes digitais formais e não formais, no ensino superior recorre à metodologia Design-Based- Research, num estudo multi-casos. Os resultados provisórios apontam para a importância do reforço da presença emocional do Tutor/Professor e das micro-lideranças estudantis. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Oliveira, Teresa Severino; Morgado, Lina - Impacto da dinâmica emocional na aprendizagem em cursos a distância no ensino superior: o papel da presença emocional e das micro-lideranças. In International Congress of Educational Sciences and Development, 6, Setúbal - "International congress... [Em linha]: libro de actas". Editado por Tamara Ramiro-Sánchez; Mª Teresa Ramiro Sánchez; Mª Paz Bermúdez Sánchez. Granada: AEPC, 2018. ISBN 978-84-09-02091-1. p. 675 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-84-09-02091-1 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/8177 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Asociación Española de Psicología Conductual (AEPC) | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Educação a distância online | pt_PT |
dc.subject | Emoções online | pt_PT |
dc.subject | Ambientes virtuais de aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Estudante de ensino a distância | pt_PT |
dc.subject | Envolvimento emocional | pt_PT |
dc.title | Impacto da dinâmica emocional na aprendizagem em cursos a distância no ensino superior: o papel da presença emocional e micro-lideranças | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Setúbal (Portugal) | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 675 | pt_PT |
oaire.citation.title | Libro de Actas del 6th International Congress of Educational Sciences and Development | pt_PT |
person.familyName | Morgado | |
person.givenName | Lina | |
person.identifier.ciencia-id | DA1C-8D7A-8A82 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-4973-6727 | |
person.identifier.rid | D-3122-2012 | |
person.identifier.scopus-author-id | 55980016200 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 176c0efa-4887-4890-adb3-24429d7f89cc | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 176c0efa-4887-4890-adb3-24429d7f89cc |