Publication
Cocriação de recursos educacionais digitais abertos potenciada por uma supervisão pedagógica colaborativa no Agrupamento de Escolas Dr. António Augusto Louro
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
dc.contributor.advisor | Teixeira, António | |
dc.contributor.author | Tomás, Cecília | |
dc.date.accessioned | 2025-05-05T15:08:22Z | |
dc.date.available | 2025-05-05T15:08:22Z | |
dc.date.issued | 2025-03-28 | |
dc.date.submitted | 2025-05-05 | |
dc.description | A investigação realizada no âmbito deste Projeto está integrada nas linhas de investigação da Unidade de Investigação e Desenvolvimento - Laboratório de Educação a Distância e eLearning (UID 4372/FCT), da Fundação para a Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. | |
dc.description.abstract | O movimento da educação aberta traz consigo a possibilidade da democratização do acesso à informação e ao conhecimento. É neste contexto que surge, também, o movimento dos recursos educacionais abertos, aos quais se juntam, agora, os digitais. Associado a este movimento, estão os conceitos de colaboração, criação e partilha que podem ser apropriados através de comunidades de aprendizagem e prática. Desta apropriação, e com vista à mudança, a aposta e o apoio das lideranças e uma supervisão colaborativa vertical, mas essencialmente horizontal interpares, fomentam a formação, a experimentação, o erro, a procura de soluções e a reflexão sobre a ação. Permitem, ainda, a criação de espaços maker, dentro e fora da sala de aula, onde se desenvolvam cocriações e partilhas. Fazer e Aprender no Digital é o projeto que implementa os princípios e traça os objetivos técnicos e tecnológicos, pedagógicos, legais e éticos. O Clube de Ciência Viva na Escola Cocriação de Recursos Educacionais Abertos, nascido no âmbito do projeto, ainda em piloto, Fazer e Aprender no Digital é a resposta no âmbito da cocriação que permite, ainda, a agregação de recursos físicos e digitais. No contexto destes projetos promove-se uma desconstrução, se não de mentalidades, pelo menos de práticas que levam à transformação da realidade da aprendizagem. Isso é feito com recurso a práticas colaborativas e partilhadas que têm promovido a cocriação e a validação interpares de recursos educacionais digitais abertos cocriados e agregados em Plataformas institucionais do Agrupamento de Escolas Dr. António Augusto Louro. | por |
dc.description.abstract | The open education movement brings with it the possibility of democratizing access to information and knowledge. In this context, the movement of open educational resources also emerges, now joined by digital resources. Associated with this movement are the concepts of collaboration, creation, and sharing, which can be appropriated through learning and practice communities. From this appropriation, and with a view toward change, the support and investment of leadership, along with vertical but essentially horizontal peer-to-peer collaborative supervision, foster training, experimentation, error, the search for solutions, and reflection about action. They also enable the creation of maker spaces, both inside and outside the classroom, where co-creations and shared can be developed. Fazer e Aprender no Digital is the project that implements these principles and outlines the technical and technological, pedagogical, legal and ethical objectives. The Clube de Ciência Viva na Escola Cocriação de Recursos Educacionais Abertos born within the pilot project Fazer e Aprender no Digital, is the answer in the realm of co-creation, allowing for the aggregation of both physical and digital resources. Within the context of these projects, there is a deconstruction, if not of mindsets, at least of practices that lead to the transformation of the learning reality. This is achieved through collaborative and shared practices that have promoted the co-creation and peer validation of co-created open digital educational resources, aggregated into the institutional platforms of the Dr. António Augusto Louro School Group. | eng |
dc.identifier.tid | 203942124 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/19861 | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | |
dc.subject | Liderança participativa | |
dc.subject | Supervisão pedagógica colaborativa | |
dc.subject | Cocriação | |
dc.subject | Inclusão | |
dc.subject | Recursos educcionais abertos | |
dc.subject | Recursos educacionais digitais abertos | |
dc.subject | Participative leadership | |
dc.subject | Collaborative pedagogical supervision | |
dc.subject | Co-creation | |
dc.subject | inclusion | |
dc.subject | Open digital educational resources | |
dc.title | Cocriação de recursos educacionais digitais abertos potenciada por uma supervisão pedagógica colaborativa no Agrupamento de Escolas Dr. António Augusto Louro | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
person.familyName | Tomás | |
person.givenName | Cecília | |
person.identifier.ciencia-id | 431F-872B-E922 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-4282-1686 | |
relation.isAuthorOfPublication | bb4f1400-7054-4c4c-9d09-de13bcd773e0 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | bb4f1400-7054-4c4c-9d09-de13bcd773e0 | |
thesis.degree.name | Mestrado em Supervisão Pedagógica |
Files
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.97 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: