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capítulo | 2.6 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Nestes tempos (pós)pandémicos, em Moçambique, verifica-se um exponencial proliferação
e oferta de programas de educação e formação que optam em modelos emergentes da
Educação a Distância e eLearning, porém, com experiências e práticas variadas,
caracterizadas por menos rigor na observância de principais referenciais da garantia de
qualidade. Vale reconhecer, em parte, que a temática de qualidade nestes modelos de ensino
é bastante jovem e permeadas por dissensos. É neste contexto que emerge este artigo a
reportar o diagnóstico panorâmico das práticas de EaD e eLearning em IES moçambicanas.
E, para a pesquisa empírica, adotamos o método de Survey, lançado online, aderido
consciente e voluntariamente por 656 participantes das 11 províncias do país. Os resultados
preliminares, revelam a existência de variações, ainda que não estatisticamente significativos,
nas práticas e experiências, o que sugere a construção de um referencial que contribua para
a garantia de qualidade em EaD e eLearning.
Description
Este capítulo insere-se no Pós-Doc acolhido no centro de investigação LE@D e DEED "Referencial de Qualidade para Modelos de Educação a Distância e eLearning em Instituíções de Ensino Superior em Mogambique" com o nº de referência UID437ZIFCT-FA-PPhD202L-01.
Keywords
Educação a distância eLearning Qualidade Moçambique
Citation
Tumbo, D., Morgado, L. (2023). Panorama da Qualidade da Educação a Distância e eLearning em Instituições de Ensino Superior em Moçambique: primeiros resultados.. In L. Morgado, J. Bidarra, J. Paz, J. Cravino, A. Loureiro (2023). Passado, Presente e Futuro (s) do eLearning em Portugal: 10 anos do eLIES, pp.127-134. LE@D, Universidade Aberta. DOI: https://doi.org/10.34627/leadt.2023.5
Publisher
LE@D, Universidade Aberta