Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
255.94 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A presente comunicação insere-se no contexto do Doutoramento em Ciências da Educação,
especialidade de Desenvolvimento Curricular, em curso, e tem como foco o modo como a
diferenciação curricular e pedagógica é considerada pelos docentes do 2º Ciclo do Ensino Básico
(CEB) em função da sua formação inicial e contínua, quando confrontados com a gestão curricular do trabalho com alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE).
Guiadas por esta inquietação, definimos vários objetivos, dois dos quais serão trabalhados no contexto desta comunicação: i) caracterizar os planos de estudos dos cursos de formação inicial do Ensino Superior destinados a professores do 2ºCEB; ii) conhecer a oferta de formação contínua estabelecida para docentes, no que concerne à gestão da diversidade e das NEE.
Com vista a responder aos objetivos traçados, optámos por uma metodologia mista. Apresentamos aqui exclusivamente dados recolhidos por análise documental e sujeitos a análise de conteúdo.
Os resultados preliminares sugerem uma preocupação crescente com a gestão da diversidade/
NEE, visível nas alterações aos planos de estudo consultados, na introdução cada vez mais comum de unidades curriculares no âmbito da Educação Especial e na oferta significativa de ações de formação contínua. Apesar do trabalho estar ainda em curso, é já possível antever um reconhecimento progressivo da relevância da formação inicial e contínua de professores do ensino regular sobre a gestão curricular da diversidade e concretamente do trabalho com a população de alunos com NEE. No entanto, essa relevância ainda não está totalmente generalizada, percebendo-se que ainda estamos em tempo de mudança e transição.
Description
II Congresso internacional Direitos Humanos e Educação Inclusiva, realizado na Universidade do Algarve, Faro de 23–25 de fevereiro de 2017
Keywords
Desenvolvimento curricular Formação docente Necessidades educativas especiais Inclusão
Pedagogical Context
Citation
Inês, Helena; Seabra, Filipa - Formação para docentes do ensino regular do 2.º CEB sobre necessidades educativas especiais. In M. L. Borges, C. Luísa, & M. H. Martins, coord.- II Congresso Internacional Direitos Humanos e Educação Inclusiva: Múltiplos olhares. Faro: Universidade do Algarve. ISBN: 978-989-8859-03-7. p. 479-494
Publisher
Universidade do Algarve