Publication
Formação para docentes do ensino regular do 2.º CEB sobre necessidades educativas especiais
dc.contributor.author | Inês, Helena | |
dc.contributor.author | Seabra, Filipa | |
dc.date.accessioned | 2017-02-27T15:25:07Z | |
dc.date.available | 2017-02-27T15:25:07Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.description | II Congresso internacional Direitos Humanos e Educação Inclusiva, realizado na Universidade do Algarve, Faro de 23–25 de fevereiro de 2017 | pt_PT |
dc.description.abstract | A presente comunicação insere-se no contexto do Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Desenvolvimento Curricular, em curso, e tem como foco o modo como a diferenciação curricular e pedagógica é considerada pelos docentes do 2º Ciclo do Ensino Básico (CEB) em função da sua formação inicial e contínua, quando confrontados com a gestão curricular do trabalho com alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE). Guiadas por esta inquietação, definimos vários objetivos, dois dos quais serão trabalhados no contexto desta comunicação: i) caracterizar os planos de estudos dos cursos de formação inicial do Ensino Superior destinados a professores do 2ºCEB; ii) conhecer a oferta de formação contínua estabelecida para docentes, no que concerne à gestão da diversidade e das NEE. Com vista a responder aos objetivos traçados, optámos por uma metodologia mista. Apresentamos aqui exclusivamente dados recolhidos por análise documental e sujeitos a análise de conteúdo. Os resultados preliminares sugerem uma preocupação crescente com a gestão da diversidade/ NEE, visível nas alterações aos planos de estudo consultados, na introdução cada vez mais comum de unidades curriculares no âmbito da Educação Especial e na oferta significativa de ações de formação contínua. Apesar do trabalho estar ainda em curso, é já possível antever um reconhecimento progressivo da relevância da formação inicial e contínua de professores do ensino regular sobre a gestão curricular da diversidade e concretamente do trabalho com a população de alunos com NEE. No entanto, essa relevância ainda não está totalmente generalizada, percebendo-se que ainda estamos em tempo de mudança e transição. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Inês, Helena; Seabra, Filipa - Formação para docentes do ensino regular do 2.º CEB sobre necessidades educativas especiais. In M. L. Borges, C. Luísa, & M. H. Martins, coord.- II Congresso Internacional Direitos Humanos e Educação Inclusiva: Múltiplos olhares. Faro: Universidade do Algarve. ISBN: 978-989-8859-03-7. p. 479-494 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8859-03-7 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/6211 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Universidade do Algarve | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://hdl.handle.net/10400.1/8999 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento curricular | pt_PT |
dc.subject | Formação docente | pt_PT |
dc.subject | Necessidades educativas especiais | pt_PT |
dc.subject | Inclusão | pt_PT |
dc.title | Formação para docentes do ensino regular do 2.º CEB sobre necessidades educativas especiais | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Faro | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 494 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 479 | pt_PT |
oaire.citation.title | II Congresso Internacional Direitos Humanos e Educação Inclusiva: Múltiplos olhares | pt_PT |
person.familyName | Inês | |
person.familyName | Seabra | |
person.givenName | Helena | |
person.givenName | Filipa | |
person.identifier | YawJROIAAAAJ&hl=pt-PT | |
person.identifier.ciencia-id | A116-A4F4-0D54 | |
person.identifier.ciencia-id | 991A-6004-246D | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-7012-0735 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1690-9502 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57210809988 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | d8d6680c-90f4-471d-adda-859b1feb052d | |
relation.isAuthorOfPublication | 03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec |