Repository logo
 
Publication

Envolvimento do estudante em contextos de aprendizagem enriquecida pela tecnologia: impacto da comunicação vídeo

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
datacite.subject.sdg09:Indústria, Inovação e Infraestruturaspt_PT
dc.contributor.advisorMorgado, Lina
dc.contributor.authorAreias, Maria Elisa Tavares Figueiredo
dc.date.accessioned2024-03-07T14:33:23Z
dc.date.available2024-03-07T14:33:23Z
dc.date.issued2023-11-07
dc.date.submitted2024-03-07
dc.description.abstractA comunicação audiovisual síncrona (videoconferência) e a assíncrona (conteúdos em vídeo) ganham cada vez mais expressão no domínio da educação. Utilizados especialmente em ambientes virtuais de aprendizagem, estes meios de comunicação não esgotam aí a sua utilidade, tendo também potencial para serem explorados em contexto presencial e serem cada vez mais utilizados nos diferentes níveis de ensino de forma transversal. A par da exploração das temáticas da comunicação mediatizada por computador e do uso do vídeo no domínio da educação, onde são identificadas as vantagens e os desafios na utilização destes recursos, o presente trabalho propõe, à luz do modelo da Comunidade de Investigação (CoI), analisar a inclusão destas tecnologias nos processos de ensino/aprendizagem. Através de uma pesquisa de cariz exploratório recorrendo a um questionário aplicado a professores e estudantes, interpreta-se a forma como estes recursos estão a ser utilizados na educação e como influenciam a manifestação e desenvolvimento das três presenças constantes no mesmo modelo: a presença de ensino, a presença social e a presença cognitiva. É feita ainda uma análise da eficácia da disponibilização de conteúdos em vídeo e à realização de videoconferência, em oposição à comunicação escrita. Espera-se que esta pesquisa possa contribuir para o planeamento e concretização de experiências de ensino/aprendizagem em qualquer modalidade, mas em especial para as que ocorrem a distância, tornando-as mais interativas, humanizadas e “presentes”.pt_PT
dc.description.abstractSynchronous (videoconferencing) and asynchronous (video content) audiovisual communication are increasingly gaining expression in the field of education. Used especially in virtual learning environments, these media do not end their usefulness there, also having the potential to be explored in a face-to-face context and to be increasingly used at various levels of education. Alongside the exploration of computer-mediated communication and the use of video in the field of education, where advantages and challenges are identified in the use of these resources, this work proposes, through the lens of the Community of Inquiry Model (CoI), to analyze the inclusion of these technologies in teaching/learning processes. Through an exploratory research using a questionnaire applied to teachers and students, the use of these media in education is interpreted and also the way it influences the salience of the three Community of Inquiry’s presences: teaching presence, social presence, and cognitive presence. An analysis is also made on the effectiveness of providing video content and conducting videoconferences versus written communication. It is hoped that this research can contribute to the planning and implementation of educational experiences, both offline and online, becoming the latter more interactive, humanized and “present.”pt_PT
dc.description.sponsorshipA investigação realizada no âmbito desta Dissertação está integrada nas áreas estratégicas de investigação da Unidade de Investigação e Desenvolvimento - Laboratório de Educação a Distância e eLearning (UID 4372/FCT), da Fundação para a Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.pt_PT
dc.identifier.citationAreias, Maria Elisa Tavares Figueiredo - Envolvimento do estudante em contextos de aprendizagem enriquecida pela tecnologia [Em linha]: impacto da comunicação vídeo. [S.l.]: [s.n.], 2023. 144 p.
dc.identifier.tid203595491
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/15832
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectComunicação audiovisualpt_PT
dc.subjectVideoconferênciapt_PT
dc.subjectVídeopt_PT
dc.subjectInvestigaçãopt_PT
dc.subjectInteraçãopt_PT
dc.subjectAudiovisual communicationpt_PT
dc.subjectVideo conferencept_PT
dc.subjectCommunity of inquirypt_PT
dc.subjectInteractionpt_PT
dc.titleEnvolvimento do estudante em contextos de aprendizagem enriquecida pela tecnologia: impacto da comunicação vídeopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Pedagogia do Elearning, apresentada à Universidade Abertapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TMPEL_MElisaAreias.pdf
Size:
4.26 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: