Publication
ePortfólios como recurso de carreira: programa online com estudantes do ensino superior
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | pt_PT |
datacite.subject.sdg | 10:Reduzir as Desigualdades | pt_PT |
dc.contributor.author | Henriques, Susana | |
dc.contributor.author | Goulão, Fátima | |
dc.contributor.author | Barros, Daniela Melaré Vieira | |
dc.date.accessioned | 2024-12-30T11:10:18Z | |
dc.date.available | 2024-12-30T11:10:18Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.description.abstract | O programa B4C -Boost for Careervisa promover e/ou melhorar a empregabilidade dos estudantes do ensino superior a partir de um enfoque nos recursos de carreira. Foi desenhado e oferecido em ambiente digital para estudantes de duas instituições de ensino superior públicas portuguesas. Noâmbito do programa cada participante desenvolveu um eportfólio enquanto instrumento de apoio à empregabilidade e de avaliação. No presente artigo apresentamos e discutimos os resultados da análise de conteúdo temática dos 151 eportfólios desenvolvidos nasduas edições do B4C. A análise temática foi orientada, por um lado, pelos temas emergentes da estrutura teórica, designadamente os recursos de carreira, e por outo lado, pela sua operacionalização por parte dos participantes. Os principais resultados evidenciam que o programa, enquanto desenvolveu competências específicas, relacionadas com os recursos de carreira e outras como as digitais, desenvolveu também a consciência para a importância dos recursos de carreira numa perspetiva de integração ou de gestão de percursos complexos. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Henriques, S., Goulão, M. F., Barros, D. (2024). ePortfólios como recurso de carreira – programa online com estudantes do ensino superior. Dialogia, 50, p. e27399. https://doi.org/10.5585/50.2024.27399 | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.5585/50.2024.27399 | pt_PT |
dc.identifier.eissn | 1983-9294 | |
dc.identifier.issn | 1677-1303 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/17032 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Programa de Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais (PROGEPE) da Universidade Nove de Julho | pt_PT |
dc.relation | (Re)Search for Career: Distance career intervention, employability and social equity in the access to the labour market | |
dc.relation.publisherversion | https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/27399 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Empregabilidade | pt_PT |
dc.subject | ePortfólio | pt_PT |
dc.subject | Recursos de carreira | pt_PT |
dc.title | ePortfólios como recurso de carreira: programa online com estudantes do ensino superior | pt_PT |
dc.title.alternative | ePortfolios as career resources: online course with higher education students | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.awardTitle | (Re)Search for Career: Distance career intervention, employability and social equity in the access to the labour market | |
oaire.awardURI | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/Concurso para Financiamento de Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico em Todos os Domínios Científicos - 2020/PTDC%2FCED-EDG%2F0122%2F2020/PT | |
oaire.citation.conferencePlace | Brasil | pt_PT |
oaire.citation.issue | 50 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | e27399 | pt_PT |
oaire.citation.title | Dialogia | pt_PT |
oaire.fundingStream | Concurso para Financiamento de Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico em Todos os Domínios Científicos - 2020 | |
person.familyName | Henriques | |
person.familyName | Goulão | |
person.familyName | Barros | |
person.givenName | Susana | |
person.givenName | Fátima | |
person.givenName | Daniela Melaré Vieira | |
person.identifier | 1730761 | |
person.identifier.ciencia-id | 6411-F538-EA4A | |
person.identifier.ciencia-id | 2511-BF94-D07F | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-7506-1401 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-2285-6753 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-1412-2231 | |
person.identifier.scopus-author-id | 54420026300 | |
project.funder.identifier | http://doi.org/10.13039/501100001871 | |
project.funder.name | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 7cf0fcf3-cd6d-426c-be00-3579c1499dd9 | |
relation.isAuthorOfPublication | b72169e5-7cb9-4155-b2ee-f06bcf2faadd | |
relation.isAuthorOfPublication | 8412414c-c008-47c0-a225-d40d97c6900c | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 8412414c-c008-47c0-a225-d40d97c6900c | |
relation.isProjectOfPublication | 4628d7ab-60b9-464d-a990-50f386ec8baa | |
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery | 4628d7ab-60b9-464d-a990-50f386ec8baa |